CONFIANÇA E PROMISCUIDADE: O USO DOS CARGOS COMISSIONADOS COMO BARGANHA FACILITADORA DA CORRUPÇÃO NO BRASIL

Autores

  • Izadora Caroline da Silva Andrade Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves - UNIPTAN

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v14i1a2022.3102

Palavras-chave:

Cargos comissionados, Corrupção, Direito, Administração pública

Resumo

O problema do presente artigo pode ser assim expresso: em que perspectivas o uso dos cargos comissionados na estrutura política brasileira pode facilitar a corrupção? A hipótese inicial perpassa pela consideração de que a prática da livre nomeação na administração pública usada como instrumento de barganha, pode potencializar a corrupção na máquina estatal. Nesse sentido, o objetivo geral dessa pesquisa é discutir a possível relação entre os cargos comissionados e a prática da corrupção sob a ótica dos dispositivos presentes no direito constitucional. Para tanto, a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental, se procede inicialmente com um exame da fundamentação teórica da livre nomeação na administração pública. Após isso, o presente artigo se detém em desdobramentos práticos do uso hodierno de cargos comissionados na administração pública, passando pela Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão 44. Conclui-se que, a ausência de regulamentação dos cargos comissionados, têm gerado, na prática, problemas de incompatibilidade com os princípios da administração pública, necessitando, por parte do STF, do reconhecimento da existência da omissão para que esta seja suprida.

Biografia do Autor

Izadora Caroline da Silva Andrade, Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves - UNIPTAN

Acadêmica do Curso de Bacharelado em Direito no Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves - UNIPTAN, São João del-Rei – MG, trabalhou como estagiária do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, TREMG, e junto à Procuradoria Municipal da Prefeitura de Tiradentes – MG.  Orcid ID https://orcid.org/0000-0001-7265-8635 Contato: a.izadora@outlook.com

Downloads

Publicado

18-05-2022

Como Citar

ANDRADE, Izadora Caroline da Silva. CONFIANÇA E PROMISCUIDADE: O USO DOS CARGOS COMISSIONADOS COMO BARGANHA FACILITADORA DA CORRUPÇÃO NO BRASIL. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 14, n. 1, 2022. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v14i1a2022.3102. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/3102. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Gestão Organizacional