PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O QUE OS PROFESSORES TÊM A DIZER?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v14i2a2022.3083

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Práticas Corporais de Aventura, Anos Finais, Formação de Professores, Ensino.

Resumo

Este artigo teve como principal objetivo investigar a compreensão dos professores de Educação Física da rede municipal de ensino de um Município do Vale do Taquari/RS/BRA quanto à orientação da BNCC sobre o ensino de Práticas Corporais de Aventura nas aulas de Educação Física para os Anos Finais do Fundamental. Além disso, também se buscou conhecer a formação inicial e continuada desses professores relacionada ao ensino das Práticas Corporais de Aventura e identificar espaços físicos no município investigado que apresentam potencial para o desenvolvimento dessas práticas corporais. A pesquisa foi qualitativa e descritiva. Os participantes foram três professores da rede municipal de ensino, sendo a coleta feita por meio de entrevista semiestruturada e questionário, ambos por meio do WhatsApp. Ainda, foram feitos registros fotográficos dos espaços públicos do município com potencial para práticas de esportes de aventura. Constatou-se que os entrevistados que não tiveram formação inicial ou continuada relacionada ao ensino das Práticas Corporais de Aventura. Quanto a sua realização, vislumbram práticas fora do contexto escolar e adaptadas para os espaços escolares. Identificou-se que o munícipio possui espaços físicos que podem ser utilizados. Contudo, evidenciou-se insegurança dos professores quanto a realização das práticas corporais de aventura fora da escola, principalmente devido aos riscos à integridade física que elas oferecem. Conclui-se que há necessidade de se investir na formação continuada, assim como criar momentos para os professores de Educação Física trocarem de experiências, estudarem e planejar coletivamente.

Biografia do Autor

Alana Ivani Sehn, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Graduada em Educação Física Licenciatura pela Univates.

Derli Juliano Neuenfeldt, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Possui graduação em Educação Física - Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (1997), especialização em Pedagogia do Esporte (1997) pela Universidade Federal do Paraná, especialização em Gestão Universitária (2013) pela Universidade do Vale do Taquari - Univates, Mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (2000) e Doutorado em Ciências: Ambiente e Desenvolvimento (2016) pela Universidade do Vale do Taquari - Univates. Foi coordenador do Curso de Educação Física - Bacharelado da Univates (2008-2011) e coordenador do Curso de Educação Física - Licenciatura da Univates (2008-2019). Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Taquari - Univates, atuando nos Cursos de Educação Física Licenciatura e Bacharelado e no Programa de Pós-graduação em Ensino. Tem experiência na área de Educação Física Escolar atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, formação de professores, educação ambiental, ensino e TDICs. Professor do PPGEnsino da Univates.

Downloads

Publicado

30-09-2022

Como Citar

SEHN, Alana Ivani; NEUENFELDT, Derli Juliano. PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O QUE OS PROFESSORES TÊM A DIZER?. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 14, n. 2, 2022. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v14i2a2022.3083. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/3083. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais