PORTUGUÊS PARA FILHOS DE IMIGRANTES: EXPERIÊNCIAS E INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS

Autores

  • Itamar Luís Hammes IFSUL
  • Isolde Maria Villa Brust

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v14i2a2022.3052

Palavras-chave:

imigração, português, ensino, língua

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa desenvolvida na Pós-graduação em Anos Finais do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL), Câmpus Lajeado, entre os anos de 2019 e 2020. Tem como objetivo principal contribuir no debate sobre o ensino da língua portuguesa aos alunos estrangeiros que frequentam nossas escolas, tendo como espaço de pesquisa e intervenção a Escola Estadual Fernandes Vieira. Assim, estudou-se a realidade das imigrações e as práticas pedagógicas usadas em sala de aula. A metodologia de pesquisa utilizada é caracterizada como qualitativa pesquisa-ação ou mesmo intervenção, na qual o pesquisador procura diagnosticar um problema e interferir nele. Embora a pesquisadora seja professora da escola, desenvolvendo diversas intervenções com o objetivo de ensinar a língua portuguesa, o lócus da pesquisa é o planejamento, aplicação e avaliação de um plano de aula no componente curricular Língua Portuguesa para os alunos do 8ª ano, turno vespertino do ensino fundamental. A base teórica quanto ao ensino da língua é diversa nas ciências humanas. No caso, adotou-se o conceito mais amplo de Educação em Paulo Freire, as investigações de Menga Lüdke e o conceito de professor reflexivo de Schön (1983), especialmente no que contribuem para a analisar a própria prática pedagógica como um processo de reflexão constante na vida do professor. Os resultados obtidos foram positivos, pois aos poucos, os alunos estrangeiros se expressavam em português, além de interagirem com os colegas brasileiros.

Biografia do Autor

Itamar Luís Hammes, IFSUL

Possui graduação em Filosofia - Licenciatura pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1991), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do RS (2012). Na pesquisa em nível de Mestrado reuniu os diversos aspectos que envolveram o debate filosófico Habermas-Gadamer, realizado na segunda metade do século passado e os apresentou como um caso exemplar de experiência hermenêutica. No doutorado investigou a contribuição da hermenêutica filosófica de Gadamer no debate contemporâneo sobre multiculturalismo e diálogo de culturas. Atualmente é professor de filosofia e Ética no Ensino Médio Integrado e Cursos Técnicos subsequentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, IFSUL, campus Lajeado. É professor no Curso de Especialização em Educação. É professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica ( ProfEPT) do IFSUL de Charqueadas. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Hermenêutica, Ética, Filosofia Política e Educação, atuando principalmente na construção de pontes com a ciência e tecnologia.e a Educação Profissionalizante. Alguns temas interessam sobremaneira na pesquisa, como o Multiculturalismo, o diálogo de culturas, os direitos humanos e a justiça, a interdisciplinaridade, a educação com projetos e a Educação Profissionalizante. Atualmente pesquisa e orienta projetos de pesquisa voltados para Práticas em Educação Profissional e Práticas em Educação Básica.

Downloads

Publicado

30-09-2022

Como Citar

HAMMES, Itamar Luís; BRUST, Isolde Maria Villa. PORTUGUÊS PARA FILHOS DE IMIGRANTES: EXPERIÊNCIAS E INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 14, n. 2, 2022. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v14i2a2022.3052. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/3052. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais