ÉTICA E MORAL NAS ORGANIZAÇÕES

Autores

  • Almiralva Ferraz Gomes Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Kelliane de Jesus Nascimento Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Beatriz Rodrigues Silva Bockorni Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Aline Záide Pinheiro Matos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Simone Andrade Teixeira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v14i1a2022.2988

Palavras-chave:

Código de Ética, Ética, Moral, Organizações, Serviço Público

Resumo

Com as mudanças no mundo organizacional contemporâneo, as empresas vêm tentando se adequar a grande quantidade de pessoas oriundas das mais diversas culturas, hábitos, crenças, valores e que trabalham no mesmo ambiente profissional. Para lidar com tal contexto de diversidade, muitas organizações estabelecem códigos de ética, a fim de se monitorar comportamentos e, por conseguinte, manter boas relações entre colegas, organização e sociedade. A ética vem sendo estudada há milênios e, apesar de seu conceito ser confundido com o de moral, suas aplicabilidades são distintas, porém, complementares. O estudo aqui proposto, por meio de uma revisão bibliográfica, tem como objetivo provocar reflexões sobre como as organizações tratam a ética, em especial nas organizações públicas.

Biografia do Autor

Almiralva Ferraz Gomes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professora Plena do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Área: Administração

Kelliane de Jesus Nascimento, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduanda em Administração pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Bolsista de Iniciação Científica (FAPESB).

Beatriz Rodrigues Silva Bockorni, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduada em Administração pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Pós-graduanda em Gestão Pública Municipal pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Aline Záide Pinheiro Matos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduanda em Administração pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Bolsista de Iniciação Científica (CNPq/PIBIC/UESB).

Simone Andrade Teixeira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Estudos Interdisciplinares Sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (UFBA). Professora Titular do DCN da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Downloads

Publicado

18-05-2022

Como Citar

GOMES, Almiralva Ferraz; NASCIMENTO, Kelliane de Jesus; BOCKORNI, Beatriz Rodrigues Silva; SANTOS, Aline Záide Pinheiro Matos; TEIXEIRA, Simone Andrade. ÉTICA E MORAL NAS ORGANIZAÇÕES. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 14, n. 1, 2022. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v14i1a2022.2988. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2988. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Gestão Organizacional