PERCEPÇÃO DOS AGRICULTORES FAMILIARES SOBRE A TRANSIÇÃO DA AGRICULTURA TRADICIONAL PARA A AGROECOLÓGICA

Autores

  • Mariana Emídio Oliveira Ribeiro Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e da União das Faculdades de Alta Floresta (Uniflor).
  • Eduardo Périco Universidade do Vale do Taquari – Univates.
  • Alexandre André Feil Universidade do Vale do Taquari - Univates

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v13i1a2021.2860

Palavras-chave:

Agricultura Orgânica, Agricultura Tradicional, Agricultura Familiar.

Resumo

O desenvolvimento sustentável na gestão da agricultura familiar é um modelo de gestão que considera os aspectos econômicos, sociais e ambientais, visando a proteção dos recursos humanos e naturais. Dessa maneira, este artigo objetiva analisar a percepção dos agricultores familiares sobre a transição do formato de produção tradicional para o agroecológico. A pesquisa foi realizada com quinze propriedades da agricultora familiar com atividades de lavoura permanente e associadas à Cooperativa Cooperlinda da cidade de Carlinda-MT. Os métodos do estudo foram compostos pela pesquisa qualitativa, descritiva e survey (entrevistas). Os principais resultados apontam que os agricultores familiares entrevistados são jovens (até 40 anos), baixa escolaridade, com 1 e 2 filhos. A maioria dos agricultores familiares entrevistados (86,6%) não se sentem confortáveis na realização da transição do processo produtivo tradicional para uma base agroecológica, mas são conscientes de que os insumos químicos são prejudiciais à saúde.

Biografia do Autor

Mariana Emídio Oliveira Ribeiro, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e da União das Faculdades de Alta Floresta (Uniflor).

Doutoranda em Ambiente e desenvolvimento pela Universidade do Vale do Taquari – Univates. Docente dos cursos de graduação do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e da União das Faculdades de Alta Floresta (Uniflor).

Eduardo Périco, Universidade do Vale do Taquari – Univates.

Doutor em Ecologia pela Universidade de São Paulo. Docente dos programas de mestrado e doutorado da Universidade do Vale do Taquari – Univates.

Alexandre André Feil, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Doutor em Qualidade ambiental pela Universidade Feevale. Docente do programa de mestrado (PPSAS) e dos cursos de graduação (presencial e EAD) da Universidade do Vale do Taquari – Univates.

Downloads

Publicado

29-04-2021

Como Citar

RIBEIRO, Mariana Emídio Oliveira; PÉRICO, Eduardo; FEIL, Alexandre André. PERCEPÇÃO DOS AGRICULTORES FAMILIARES SOBRE A TRANSIÇÃO DA AGRICULTURA TRADICIONAL PARA A AGROECOLÓGICA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 13, n. 1, 2021. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v13i1a2021.2860. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2860. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Gestão Organizacional