PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL: PERSPECTIVA E PERCEPÇÕES A PARTIR DA VISÃO DE SEUS STAKEHOLDERS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v13i1a2021.2787

Palavras-chave:

Pós-Graduação, Educação, Novas Tecnologias, Marketing, Serviços

Resumo

Os cursos de pós-graduação no Brasil, sobretudo na modalidade lato sensu, estão sempre norteados por discussões sobre potenciais remodelamentos em termos de formatos, uso da tecnologia, dinâmicas de aprendizado, dentre outros. Tal situação se consolidou devido a democratização do acesso ao conhecimento a partir da internet, por meio de massive online courses (MOOC) gratuitos oferecidos grandes melhores escolas do mundo, dentre diversas outras oportunidades. Logo, a demanda pela formação de pós-graduação se transforma em um pleito por experiências holísticas de aprendizado. A partir de então, o propósito dessa pesquisa é explorar quais são estas demandas, por meio da realização de entrevistas em profundidade com diferentes stakeholders dos cursos de pós graduação, quais sejam: alunos de pós-graduação lato sensu; egressos da pós-graduação lato sensu; prospects - estudantes de graduação; prospects - futuros alunos; profissionais de RH; e, professores de IES estrangeiras. Os resultados demonstraram que existem diferentes perspectivas a respeito dos caminhos a serem tomados pelas instituições de ensino em suas ofertas de pós-graduação, que se agrupam em demandas por competências que perpassam os conteúdos teóricos, experiências práticas, incorporação de novas tecnologias e preparação do corpo discente para um mercado de trabalho dinâmico.

Biografia do Autor

Danilo de Melo Costa, Universidade FUMEC

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com doutorado sanduíche pela York University (YorkU, Canadá) Professor do Programa de Doutorado e Mestrado em Administração da Universidade FUMEC.

Ricardo Viana Carvalho de Paiva, Universidade FUMEC Centro Universitário Una

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor do Programa de Doutorado e Mestrado em Administração da Universidade FUMEC, e do Programa de Mestrado Profissional do Centro Universitário Una

Downloads

Publicado

29-04-2021

Como Citar

COSTA, Danilo de Melo; PAIVA, Ricardo Viana Carvalho de. PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL: PERSPECTIVA E PERCEPÇÕES A PARTIR DA VISÃO DE SEUS STAKEHOLDERS. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 13, n. 1, 2021. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v13i1a2021.2787. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2787. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Gestão Organizacional