A HOLDING FAMILIAR E AS SOCIEDADES EMPRESARIAIS DO MUNICÍPIO DE LAJEADO/RS: POSSÍVEL APLICAÇÃO E RESULTADOS

Autores

  • Júnior Roberto Willig Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
  • Júlia Helena Vuaden Schmitz Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v13i1a2021.2617

Palavras-chave:

Holding familiar, Empresas familiares, Sucessão.

Resumo

As sociedades empresariais familiares possuem grande importância ao setor econômico, cultural e social do país, pois contribuem no desenvolvimento das sociedades mediante a geração de lucros, rendas e trabalhos. Contudo, há alta incidência de extinção das suas atividades, devido a diversos aspectos, como conflitos familiares e sucessórios. Observando-se isso, este estudo apresenta as possibilidades de uma holding familiar constituir-se como ferramenta sucessória e de blindagem patrimonial, bem como qual a implicação desse instituto nas sociedades empresariais atualmente no Município de Lajeado/RS. A presente pesquisa possui característica quali-quantitativa, realizada por meio do método dedutivo e de procedimentos bibliográfico, documental e estudo de caso. Procura-se demonstrar, inicialmente, o que vem a ser esse instituto, quais são seus aspectos, tal como seus benefícios ofertados aos empresários lajeadenses. Por fim, esta pesquisa demonstra os resultados obtidos com o estudo de caso realizado com empresários lajeadenses e sua respectiva análise. Conclui-se, portanto, que a holding familiar é um instrumento desconhecido pelos empresários lajeadenses, encontrando-se, no município, negócios familiares sem qualquer proteção contra eventos futuros e imprevistos, podendo este instituto tornar-se em uma aliada ferramenta a eles, visto que proporciona diversos benefícios no campo patrimonial e sucessório, aspectos estes que merecem atenção por quem requer tranquilidade e longevidade aos seus negócios.

Biografia do Autor

Júnior Roberto Willig, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Doutorando em Direito Público pelo Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado e Doutorado) da UNISINOS (São Leopoldo/RS); Professor da área de Direito Empresarial na Universidade do Vale do Taquari - Univates (Lajeado/RS)

Júlia Helena Vuaden Schmitz, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Graduanda do Curso de Direito da Universidade do Vale do Taquari - Univates.

Downloads

Publicado

29-04-2021

Como Citar

WILLIG, Júnior Roberto; SCHMITZ, Júlia Helena Vuaden. A HOLDING FAMILIAR E AS SOCIEDADES EMPRESARIAIS DO MUNICÍPIO DE LAJEADO/RS: POSSÍVEL APLICAÇÃO E RESULTADOS. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 13, n. 1, 2021. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v13i1a2021.2617. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2617. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Gestão Organizacional