PROJETO TEMA: APRIMORANDO O ENSINO NAS ENGENHARIAS POR MEIO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Autores

  • Fabrício Pretto Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Carlos Henrique Lagemann
  • Evandro Franzen
  • Cristian Meinhardt
  • Rebeca Jéssica Schmitz
  • Natália Dal Más
  • Raphael Perigo Weiand
  • Maria Claudete Schorr

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v10i4a2018.2038

Palavras-chave:

Projeto de extensão, Prática, Voluntariado, Educação Básica

Resumo

O projeto de extensão Tecnologias Multidisciplinares Aplicadas (TEMA), amparado pela Universidade do Vale do Taquari - Univates, busca, por meio de ações extensionistas, disseminar o conhecimento científico e tecnológico, através de atividades práticas e lúdicas, em escolas de formação básica da rede pública e privada da região do Vale do Taquari. Em atividade desde 2016, o projeto conta atualmente com quatro áreas: Pontes de Espaguete; Desenvolvimento de Produto; Lógica de Programação e Robótica. As atividades do projeto dividem-se em: visita às escolas para apresentação oral do projeto e suas áreas de atuação; oficinas práticas, tanto nas escolas como na Instituição de Ensino Superior (IES) e, competições para integração dos estudantes. Através destas práticas, o projeto busca promover maior interação entre estudantes da IES e Educação Básica, despertando na comunidade externa o interesse pelas áreas das ciências exatas e tecnológicas, bem como contribuir para a formação do perfil do estudante de graduação, através das ações multidisciplinares, visto que a multidisciplinaridade é fundamental para a formação do indivíduo. O presente artigo tem como objetivo apresentar as atividades do projeto TEMA, divulgar os números relacionados à sua abrangência e apresentar os benefícios e oportunidades proporcionados pela extensão acadêmica aos estudantes de graduação. Durante os 3 anos de execução, o projeto contou com a participação de aproximadamente 480 alunos atuando como voluntários.

Biografia do Autor

Fabrício Pretto, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Mestre em Ciência da Computação Professor Universidade do Vale do Taquari - Univates - Lajeado Atuante nos cursos presenciais de Sistemas de Informação, Engenharia de Software e Engenharia da Computação Professor e conteudista dos cursos de informática EAD da IES Atuação na extensão como voluntário e coordenador do projeto Competição de Robótica

Downloads

Publicado

28-12-2018

Como Citar

PRETTO, Fabrício; LAGEMANN, Carlos Henrique; FRANZEN, Evandro; MEINHARDT, Cristian; SCHMITZ, Rebeca Jéssica; DAL MÁS, Natália; WEIAND, Raphael Perigo; SCHORR, Maria Claudete. PROJETO TEMA: APRIMORANDO O ENSINO NAS ENGENHARIAS POR MEIO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 10, n. 4, 2018. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v10i4a2018.2038. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2038. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas