FINDWAY: APLICATIVO PARA AUXILIAR A MOBILIDADE EM AMBIENTES INDOOR

Autores

  • Murilo Schonarth
  • Fabrício Pretto Universidade do Vale do Taquari - Univates

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v10i4a2018.2037

Palavras-chave:

Sinalização, Wayfinding, Aplicativo Android, Localização

Resumo

Os ambientes indoor apresentam problemas quanto a mobilidade devido à dificuldade das pessoas localizarem-se. Vastos corredores formados por um grande número de salas, prejudicam a localização dos ambientes desejados pelos usuários destes locais. O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de minimizar o problema da mobilidade dos ambientes indoor, através do desenvolvimento de um aplicativo para Smartphones e Tablets que utilizam a plataforma Android. A solução desenvolvida possibilita acessar os mapas do ambiente e receber orientações de localização, exibindo um sistema Wayfinding por setas que indica as direções a serem tomadas pelo usuário durante sua locomoção. Para compreender as técnicas e as opções utilizadas no desenvolvimento é exibido um estudo sobre os tipos de sinalização utilizados para localização e mobilidade, e sobre as técnicas de localização. Além do estudo, é demonstrado o projeto elaborado para o aplicativo, sendo exibidos modelos para compreender o funcionamento da ferramenta, seus requisitos, entre outros, o processo de desenvolvimento e a validação do experimento realizado.

Biografia do Autor

Fabrício Pretto, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Mestre em Ciência da Computação Professor Universidade do Vale do Taquari - Univates - Lajeado Atuante nos cursos presenciais de Sistemas de Informação, Engenharia de Software e Engenharia da Computação Professor e conteudista dos cursos de informática EAD da IES Atuação na extensão como voluntário e coordenador do projeto Competição de Robótica

Downloads

Publicado

28-12-2018

Como Citar

SCHONARTH, Murilo; PRETTO, Fabrício. FINDWAY: APLICATIVO PARA AUXILIAR A MOBILIDADE EM AMBIENTES INDOOR. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 10, n. 4, 2018. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v10i4a2018.2037. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2037. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas