COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA DIGITAL: ESTUDO SOBRE EMPRESAS DO VALE DO TAQUARI/RS

Autores

  • Rosane Sott Bona UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI - UNIVATES
  • Gerson José Bonfadini Universidade do Vale do Taquari - Univates

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v10i1a2018.1781

Palavras-chave:

Comunicação, Estratégia digital, Marketing, Relacionamento com o cliente.

Resumo

Este estudo tem por objetivo identificar como as empresas do Vale do Taquari utilizam a comunicação estratégica digital para se relacionar com os seus clientes. A metodologia aplicada é de pesquisa descritiva, bibliográfica, documental e quantitativa. Um questionário foi enviado por meio do Formulário do Google para setenta empresas cadastradas no sistema do SENAI de Lajeado, obtendo-se um retorno de 26%. Os dados foram tabulados e analisados no software Microsoft Office Excel 2013. Os resultados demonstram que as empresas atuam nos três ramos: indústria, comércio e serviços, tendo faturamentos variados. Os públicos-alvos que mais se destacaram foram adultos e jovens, porém a maioria das empresa não tem pessoal designado para trabalhar com comunicação estratégica digital e faz atualizações dos meios de comunicação digital, principalmente, semanalmente e mensalmente, ao mesmo que pouco investe em comunicação digital, todavia utilizam especialmente meios gratuitos de comunicação: Facebook, Whatsapp e Instagram. E de alguma forma realizam análises do alcance da comunicação, normalmente pelo Google Analistics. A grande maioria dos respondentes tem conhecimento do que é comunicação estratégica digital. Também revelam que poucas empresas adotam comunicação estratégica digital, sendo que as que adotam realizam através de trabalhos com planejamento, patrocínios, impulsionamentos e anúncios. Apontam como vantagens desse novo processo de comunicação: melhoria da imagem da empresa, aumento das vendas e dos clientes, maior velocidade na transmissão das informações, além disso, o alcance das informações e ações também é maior. Igualmente poucos percebem desvantagens da comunicação digital, e os que assinalam inferem: problemas com falsas mídias, diminuição do contato com o cliente, problemas com comentários e rejeições à marca ou aumentado os custos de comunicação.

Biografia do Autor

Rosane Sott Bona, UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI - UNIVATES

Graduada Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela Univates. Cursando MBA em Marketing pela Univates.

Gerson José Bonfadini, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Doutor em Comunicação pela PUC-RS.

Downloads

Publicado

11-05-2018

Como Citar

BONA, Rosane Sott; BONFADINI, Gerson José. COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA DIGITAL: ESTUDO SOBRE EMPRESAS DO VALE DO TAQUARI/RS. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 10, n. 1, 2018. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v10i1a2018.1781. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/1781. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Gestão Organizacional