TÉCNICAS DE VISUALIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES COMO APOIO À GESTÃO ESTRATÉGICA

Autores

  • Rodrigo Pinheiro de Oliveira Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Maria Claudete Schorr Wildner Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Fabrício Pretto Universidade do Vale do Taquari - Univates

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v10i1a2018.1778

Palavras-chave:

Visualização de informações, Dados, Técnicas de visualização, Informação gerencial

Resumo

A área de visualização de informação tem como objetivo auxiliar no processo de apresentação de dados, por meio de suas técnicas pode-se interpretar e entender melhor as informações, combinando aspectos de visualização científica, mineração de dados, interfaces homem-computador, computação gráfica e processamento de imagens. O objetivo do presente trabalho é identificar formas de visualização alternativas para informações gerenciais, oferecendo maior qualidade durante o processo de análise das informações. Para isso, desenvolveu-se um protótipo na plataforma web, para apresentação de dados de forma gráfica, tornando possível a comparação entre diferentes modelos de gráficos para análise da mesma informação. Após a implementação foi feita uma pesquisa com uma amostra de 11 usuários, com perfil administrativo, os quais estão acostumados a realizar análises gerenciais e interpretar gráficos. Durante os testes foram avaliadas características como clareza, facilidade de interpretação e esforço cognitivo para compreensão dos dados. Dentre as opções de visualização propostas, buscou-se entender quais modelos geram mais informações em uma única visualização, comparando as formas tradicionais (gráficos de pizza ou barras) com modelos de visualização mais elaborados.

Biografia do Autor

Fabrício Pretto, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Mestre em Ciência da Computação Professor no Centro Universitário UNIVATES - Lajeado Atuante nos cursos de Sistemas de Informação, Engenharia de Software e Engenharia da Computação Atuação na extensão como voluntário e coordenador do projeto Competição de Robótica

Downloads

Publicado

11-05-2018

Como Citar

DE OLIVEIRA, Rodrigo Pinheiro; SCHORR WILDNER, Maria Claudete; PRETTO, Fabrício. TÉCNICAS DE VISUALIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES COMO APOIO À GESTÃO ESTRATÉGICA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 10, n. 1, 2018. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v10i1a2018.1778. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/1778. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Gestão Organizacional