MENSURAÇÃO DO CAPITAL INTELECTUAL EM EMPRESA DE CONCRETAGEM E ASFALTAMENTO

Autores

  • Patrícia Secco Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Alexandre André Feil Universidade do Vale do Taquari - Univates

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v10i1a2018.1741

Palavras-chave:

Modelos de mensuração, Capital intelectual, Intangível.

Resumo

O capital intelectual é essencial às organizações pelo fato de demonstrar a capacidade e o potencial da geração de riquezas. Este estudo objetiva identificar e analisar o método de mensuração de capital intelectual adequado diante dos dados disponíveis na organização. A metodologia centra-se na abordagem quantitativa, com o uso dos procedimentos técnicos de estudo de caso, pesquisa documental e entrevista não estruturada. A unidade de análise centra-se em empresa com atividades de concretagem e de asfaltamento de médio porte localizada estado do Rio Grande do Sul-Brasil. Os resultados revelam que os modelos market-to-book, a diferença entre o valor de mercado e o valor contábil, e o Q de Tobin centram-se na apuração de valores absolutos e índices, já os modelos Intelect, Stewart e Skandia estratificam os valores absolutos na forma de indicadores e/ou índices. Conclui-se que o modelo Skandia é adequado na mensuração do capital intelectual na Alfa, pois estratifica a mensuração em indicadores, índices e em valor absoluto, o que auxilia na gestão do capital intelectual.

Biografia do Autor

Patrícia Secco, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Bacharel em Ciências contábeis pela Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

Alexandre André Feil, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Atuo como docente adjunto no Curso de ciências Contábeis, editor geral da revista Estudo & Debate e Coordenador do comitê científico do Tecnovates do Centro Universitário UNIVATES. Sou graduado em Ciências Contábeis (1998-2003), Pós-graduado em Cooperativismo e Gestão de Negócios (2005-2006), Mestre em Ambiente e Desenvolvimento (2008-2010) pelo Centro Universitário UNIVATES e Doutor em Qualidade Ambiental (2013-2016) pela Universidade Feevale. Tenho experiencia e pesquiso na área da contabilidade gerencial, em especial, análise de investimentos, orçamento empresarial e gestão de custos. Na sustentabilidade relacionado a mensuração do nível de sustentabilidade, índices de sustentabilidade, contabilidade ambiental; e pesquisas relacionadas a ética profissional do profissional contábil, Comitê de bacias hidrográficos, geração de resíduos residenciais urbanos, Consumo de água.

Downloads

Publicado

11-05-2018

Como Citar

SECCO, Patrícia; FEIL, Alexandre André. MENSURAÇÃO DO CAPITAL INTELECTUAL EM EMPRESA DE CONCRETAGEM E ASFALTAMENTO. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 10, n. 1, 2018. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v10i1a2018.1741. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/1741. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Gestão Organizacional