INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO AMBIENTE DE TRABALHO: INFLUÊNCIAS DA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL

Autores

  • Tania Maria Schardong Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES)
  • Liciane Diehl Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v10i1a2018.1703

Palavras-chave:

Aprendizagem Profissional, Deficiência Intelectual, Inclusão Social.

Resumo

A inclusão de pessoas com deficiencia no ambiente de trabalho tem sido um dos grandes desafios das organizações. Ambientes organizacionais despreparados e a falta de qualificação representam barreiras de acesso ao mercado de trabalho. Este artigo tem como objetivo analisar como a prática da aprendizagem profissional e o acompanhamento influenciam a inclusão das pessoas com deficiência intelectual no ambiente de trabalho de uma cooperativa de produção agropecuária do interior do Rio Grande do Sul (RS). O método de pesquisa seguiu caráter descritivo e abordagem qualitativa, tendo sido utilizadas entrevistas e análise de conteúdo como técnicas de coleta e análise de dados, respectivamente. O estudo permitiu compreender que o curso de aprendizagem profissional tornou-se uma das mais importantes ferramentas de inclusão de pessoas com deficiência intelectual no ambiente de trabalho da organização em questão e forneceu subsídios para que continue desenvolvendo ações voltadas à inclusão de pessoas com deficiência em seus estabelecimentos.

Biografia do Autor

Tania Maria Schardong, Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES)

Pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas (UNIVATES). Graduada em Gestão de Micro e Pequenas Empresas pela (UNIVATES).

Liciane Diehl, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Doutoranda em Psicologia (Grupo de Pesquisa em Psicologia da Saúde Ocupacional, na UNISINOS), Mestre em Psicologia Social pela PUCRS (2013), Pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas pelo Centro Universitário UNIVATES (2007) e Psicóloga pela UNISINOS (2002). Atualmente é professora assistente, coordenadora pedagógica do Centro de Gestão Organizacional. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia, Organizações e Trabalho; Saúde Mental e Trabalho; e na área de Gestão de Recursos Humanos.

Downloads

Publicado

11-05-2018

Como Citar

SCHARDONG, Tania Maria; DIEHL, Liciane. INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO AMBIENTE DE TRABALHO: INFLUÊNCIAS DA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 10, n. 1, 2018. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v10i1a2018.1703. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/1703. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Gestão Organizacional