A CORPOREIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA PRÁTICA DE JUST DANCE

Autores

  • Mateus Lorenzon UNIVATES
  • Leandro Oliveira Rocha UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v10i2a2018.1645

Palavras-chave:

Corporeidade, Práticas corporais, Just Dance.

Resumo

Neste texto, propomos reflexões acerca da corporeidade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para a investigação, foram realizadas duas observações nas práticas pedagógicas desenvolvidas em uma escola pública localizada em Teutônia/RS e a aplicação de uma aula de Educação Física junto a uma turma de 3º Ano do Ensino Fundamental. Os instrumentos para a constituição do corpus de pesquisa são os memoriais produzidos em decorrência dessas atividades, sendo que as situações vivenciadas foram analisadas por meio de uma abordagem reflexiva. Reitera-se a necessidade das práticas corporais em Educação Física comportarem essa dimensão ética, com o intuito de evitar o mimetismo da personalidade dos estudantes e corroborar com a sua emancipação.

Biografia do Autor

Mateus Lorenzon, UNIVATES

Professor da Rede Municipal de Ensino de Arroio do Meio – RS. Graduado em Pedagogia – UNIVATES. Discente do Programa de Pós Graduação em Ensino – UNIVATES.

Leandro Oliveira Rocha, UNIVATES

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (ESEFID/UFRGS). Mestre em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS (2014). Especialista em Fisiologia do Exercício e do Desporto pela UNIVATES (2011). Licenciado em Educação Física pela UNIVATES (2007). Professor de Graduação em Educação Física do Centro Universitário Univates (Lajeado/RS); Professor de Educação Física da Rede de Ensino Pública (Teutônia/RS). Professor de capoeira do Projeto Capoeira da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Estrela/RS).

Downloads

Publicado

13-08-2018

Como Citar

LORENZON, Mateus; ROCHA, Leandro Oliveira. A CORPOREIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA PRÁTICA DE JUST DANCE. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 10, n. 2, 2018. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v10i2a2018.1645. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/1645. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais