AS CONTRIBUIÇÕES DE UMA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA NO FOMENTO À INOVAÇÃO: UM ESTUDO AMPARADO NO CONCEITO DA TRÍPLICE-HÉLICE

Autores

  • Thiago Henrique Almino Francisco UNESC
  • Marina Keiko Nakayama UFSC
  • Miguelangelo Gianezini UNESC
  • Yuri Borba Vefago UNESC

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v10i1a2018.1501

Palavras-chave:

Gestão Universitária, Triple Helix, Desenvolvimento

Resumo

O estudo busca elucidar questões que posicionam uma Instituição de Educação Superior no contexto do desenvolvimento de políticas de inovação, ciência e tecnologia, pautado na elucidação das contribuições de uma universidade comunitária para o fortalecimento das políticas de inovação, ciência e tecnologia na região sul do estado de Santa Catarina. As contribuições teóricas elencam aspectos relacionados à sociedade do conhecimento e a contribuição das políticas de inovação, ciência e tecnologia e da tríplice-hélice para a materialização de uma sociedade baseada em um novo fator de produção. A pesquisa, pautada em uma visão de mundo interpretativista e com uma abordagem qualitativa, fez uso de métodos de pesquisa bibliográficos e documentais para a coleta de dados. Aos resultados, cabe destacar o papel da universidade estudada na perspectiva de fomentar uma das estruturas da tríplice-hélice, de modo que a contribuição para o desenvolvimento das políticas de inovação, ciência e tecnologia possam estar cada vez mais incorporadas em sua identidade institucional.

Biografia do Autor

Thiago Henrique Almino Francisco, UNESC

Doutor, pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (EGC/UFSC). Mestre, pelo Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAU/UFSC). Especialista em Gestão de Pessoas e Competências Organizacionais e Bacharel em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas da Região Carbonífera. Atualmente é Coordenador do Setor de Avaliação Institucional, do Grupo de Estudos em Metodologias Ativas e Professor do Departamento de Administração, ambos vinculados a Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

Marina Keiko Nakayama, UFSC

Professora titular do Departamento de Engenharia do Conhecimento da UFSC. Doutorado em administração na UFRGS, com estágio na HEC-Montreal-Canadá, concluído em 1997. Mestrado em Administração pela UFRGS e graduação em psicologia. Pesquisa e orienta na área de gestão e mídia do conhecimento, compartilhamento do conhecimento, ensino à distância, gestão de pessoas e inovação (foco em relações interpessoais) trans inteligência e desenvolvimento de novas aptidões, confiança no ambiente organizacional e de aprendizagem, recursos educacionais e cocriação. Coordenadora do grupo de pesquisa NEOGAP (Núcleo de Estudos e Observação em Gestão, Aprendizagem e Pessoas) e membro do NEDECC- Núcleo de Estudos e Desenvolvimentos em Conhecimento e Consciência - UFSC. Tem como foco de especialidade em grounded theory. Coordenadora do programa Aluno Integrado-UFSC-MEC, coordena projetos relacionados com experiências de co aprendizagem, REA, produção acadêmica e livro eletrônico.

Miguelangelo Gianezini, UNESC

Bacharel em Administração, Licenciado em Ciências Sociais, Tecnólogo em Gestão do Comércio Exterior, Especialista em Integração e Mercosul, MBA em Gestão de Recursos Humanos, Mestre em Ciências Sociais Aplicadas e Doutor em Agronegócios, com Pós-doutorado pela UFRGS. No âmbito da Educação Superior, tem experiência como Gestor de IES, além de Professor e Coordenador em cursos de Graduação e Pós-Graduação. Desenvolve suas atividades como pesquisador e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico da Unesc e Avaliador institucional e de cursos do INEP/MEC.

Yuri Borba Vefago, UNESC

Graduado, pelo curso de Administração de Empresas da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Atua como pesquisador, vinculado ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Trabalho e Educação (NIETE/UNESC/CNPq). Foi co-fundador da Empresa Júnior do Curso de Administração da UNESC, Modus Consultoria Júnior, onde atuou também como presidente entre os anos de 2015 e 2016.

Downloads

Publicado

11-05-2018

Como Citar

ALMINO FRANCISCO, Thiago Henrique; NAKAYAMA, Marina Keiko; GIANEZINI, Miguelangelo; VEFAGO, Yuri Borba. AS CONTRIBUIÇÕES DE UMA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA NO FOMENTO À INOVAÇÃO: UM ESTUDO AMPARADO NO CONCEITO DA TRÍPLICE-HÉLICE. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 10, n. 1, 2018. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v10i1a2018.1501. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/1501. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Gestão Organizacional