MINERAÇÃO DE DADOS PARA DESCOBERTA DE CONHECIMENTO EM DADOS DE PROMOÇÃO À SAÚDE

Autores

  • Guilherme Gregory Centro Universitário UNIVATES
  • Fabrício Pretto Centro Universitário UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v8i4a2016.1234

Palavras-chave:

Mineração de Dados, Data Mining, Mineração na saúde, Extração de dados.

Resumo

Atualmente, as corporações se deparam com um problema que são os grandes volumes de informações em seus bancos de dados. Muitas vezes, essas corporações não possuem ferramentas adequadas para extrair essas informações e transformá-las em conhecimento. Sendo assim, esse estudo tem como objetivo auxiliar uma empresa de promoção à saúde na tomada de decisões em relação aos seus clientes. Para que isso fosse possível utilizou-se as técnicas de Data Mining, que por sua vez aborda a sua aplicabilidade, quais áreas de atuação mais comuns da mineração e qual a real importância dessa mineração para a tomada das decisões. Dentre os métodos permitidos de Data Mining, foram utilizados os métodos por regras de associação e clusterização. As informações necessárias para a mineração dos dados foram extraídas do software de gestão de clientes da empresa analisada. Os principais campos que foram analisados e relacionados são, região de atendimento do paciente, gênero, nível de glicose, pressão arterial, tabagismo, consumidores de bebidas alcoólicas, pessoas que praticam atividades físicas, se a alimentação dos mesmos são saudáveis ou não, se participam de programas de acompanhamento na qualidade de vida ou não. Com base no referencial teórico e aplicando as técnicas de Data Mining, foi possível descobrir as relações e correlações da saúde das pessoas dos Vales do Taquari e Rio Pardo.

Biografia do Autor

Fabrício Pretto, Centro Universitário UNIVATES

Mestre em Ciência da Computação Professor no Centro Universitário UNIVATES - Lajeado Atuante nos cursos de Sistemas de Informação, Engenharia de Software e Engenharia da Computação Atuação na extensão como voluntário e coordenador do projeto Competição de Robótica

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

29-12-2016

Como Citar

GREGORY, Guilherme; PRETTO, Fabrício. MINERAÇÃO DE DADOS PARA DESCOBERTA DE CONHECIMENTO EM DADOS DE PROMOÇÃO À SAÚDE. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 8, n. 4, 2016. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v8i4a2016.1234. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/1234. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas