ADEQUAÇÃO DE USO DA TERRA A PARTIR DE CLASSES DE APTIDÃO AGRÍCOLA - ESTUDO DE CASO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO ARROIO CAPIVARA-RS, BRASIL

Autores

  • Eduardo Martins de Souza Centro Universitário UNIVATES
  • Claudete Rempel
  • Eduardo Périco
  • Rafael Rodrigo Eckhardt

Resumo

A bacia hidrográfica do Arroio Capivara está localizada no Vale do Taquari, RS. Possui uma área de aproximadamente 30.000ha, sendo que prevalecem nesta bacia pequenas propriedades rurais com trabalho familiar. A falta de um planejamento para o uso dos recursos naturais e do descumprimento da legislação ambiental é uma característica dessa bacia, assim como em outras regiões. O presente estudo visou a avaliar se o uso da terra na área está de acordo com as classes de aptidão agrícola e com a legislação ambiental. Os mapas foram elaborados e analisados por meio de imagens do satélite Landsat 7 ETM+, passagem de 31/02/2003, software de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) Idrisi Kilimanjaro e Spring 4.2. O mapa de uso e cobertura da terra indica que 53,58% da área possui utilização inadequada, indo de encontro à legislação ambiental (utilização em áreas de preservação permanente) o que, de acordo com as classes de aptidão agrícola, é classificado como superutilizada; 31,7% com o uso adequado e 15,35 % subutilizadas.

Downloads

Publicado

10-09-2011

Como Citar

SOUZA, Eduardo Martins de; REMPEL, Claudete; PÉRICO, Eduardo; ECKHARDT, Rafael Rodrigo. ADEQUAÇÃO DE USO DA TERRA A PARTIR DE CLASSES DE APTIDÃO AGRÍCOLA - ESTUDO DE CASO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO ARROIO CAPIVARA-RS, BRASIL. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 3, n. 3, 2011. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/110. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde