ALTERAÇÕES NEUROMOTORAS E COMPROMETIMENTOS CORPORAIS ENCONTRADOS EM PACIENTES COM PARALISIA CEREBRAL EM SETE INSTITUIÇÕES ESPECIALIZADAS DO VALE DO TAQUARI

Autores

  • Diane Regina Graeff Centro Universitário UNIVATES
  • Magali Teresinha Quevedo Grave
  • Eduardo Périco

Resumo

Paralisia cerebral (PC) abrange um grupo de desordens neurológicas de etiologias e quadros clínicos diversos que afetam o sistema nervoso da criança de forma crônica, levando a modificações na postura e nos movimentos, resultando em incapacidades e limitações funcionais. O presente estudo verificou quais são as alterações neuromotoras encontradas em pacientes com diagnóstico de PC atendidos no setor de fisioterapia de sete Instituições localizadas no Vale do Taquari/RS, especializadas no atendimento de pessoas com necessidades especiais. O delineamento metodológico caracterizou-se como um estudo transversal, quantitativo, baseado em uma amostra de conveniência. A coleta de dados ocorreu a partir da leitura de 190 prontuários de sujeitos com diagnóstico de PC. Os resultados apontam que 114 (60,0%) pacientes apresentam espasticidade; 13 (6,8%) atetose; 10 (5,3%) ataxia e 53 (27,9%) foram classificados como tendo alteração neuromotora do tipo mista. Com relação aos segmentos corporais comprometidos pela lesão encefálica foi possível identificar 60 (52,6%) sujeitos hemiplégicos, 24 (12,6%) quadriplégicos e 30 (15,8%) diplégicos. O teste G indicou que dentre os fatores predisponentes testados, o parto prematuro foi o que apresentou relação significativa com a presença de PC.

Downloads

Publicado

10-09-2011

Como Citar

GRAEFF, Diane Regina; GRAVE, Magali Teresinha Quevedo; PÉRICO, Eduardo. ALTERAÇÕES NEUROMOTORAS E COMPROMETIMENTOS CORPORAIS ENCONTRADOS EM PACIENTES COM PARALISIA CEREBRAL EM SETE INSTITUIÇÕES ESPECIALIZADAS DO VALE DO TAQUARI. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 3, n. 3, 2011. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/108. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde