A INVESTIGAÇÃO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Adriana Breda, Cristiane Antonia Hauschild, José Francisco Flores, Maurivan Güntzel Ramos, Valderez Marina do Rosário Lima

Resumo


Este estudo objetiva analisar de que forma a pesquisa como princípio educativo é trabalhada na formação de professores de Ciências e Matemática. Para isso, nove artigos publicados no período de 2010-2014 em revistas com Qualis variando de A1 a B3 na área de ensino foram selecionados. A análise dos artigos foi realizada por meio da metanálise qualitativa em quatro categorias a priori: tipo de estudo e área do conhecimento; etapas da formação e ações realizadas; metodologia utilizada e conclusões apresentadas. A pesquisa como princípio educativo ocorre em diversas etapas da formação, sob diferentes nomenclaturas e em distintas atividades. Verificou-se também que os trabalhos que se fundamentam na investigação como princípio de aprendizagem apresentam mais possibilidades de realizar a superação de modelos de ensino tradicionais pautados em assimilação e reprodução de conhecimentos.

Palavras-chave


Educação pela pesquisa; Formação de professores, Ciências e Matemática.

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