A APROXIMAÇÃO DA MATEMÁTICA COM USO DAS MÍDIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO DO COTIDIANO FAVORECENDO O PROCESSO DE APRENDIZAGEM E CIDADANIA

Marione Inês Posselt Thomas

Resumo


Este artigo origina-se da realização de um Projeto Multidisciplinar desenvolvido em uma escola pública no município de Colinas/RS, em 2009. A escolha do tema deu-se pelo fato de as turmas do Ensino Fundamental dessa escola organizarem uma viagem de fim de ano financiada por meio da venda de lanches, o que gerava inadimplência e acondicionamento incorreto do lixo. O objetivo deste trabalho foi investigar a forma como os processos de Ensino e Aprendizagem de Matemática, trabalhando paralelamente com Educação Ambiental, podem contribuir para a construção da cidadania no contexto da turma de 7ª série. Evidenciaram-se, ao final, a aquisição de habilidades para resolução de problemas com uso das Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) e indicativos de novos hábitos para melhoria do meio ambiente e potencialização de responsabilidades.

Palavras-chave


Processos de Ensino e Aprendizagem de Matemática; Educação Ambiental; Cidadania. Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC)

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Marione Inês Posselt Thomas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Tradução automática: