A CIBERCULTURA E OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: APONTAMENTOS E REFLEXÕES

Derli Juliano Neuenfeldt, Rogério José Schuck, Jennifer de Conto, Juliana Mittelstadt

Resumo


A presente pesquisa caracteriza-se como descritiva e teve por objetivo analisar de que forma a cibercultura se faz presente no cotidiano de alunos do 3º ano do Ensino Médio dos municípios de Lajeado, Estrela, Arroio do Meio e Encantado, RS/BRA, e refletir sobre as implicações que ela pode ter no contexto escolar. Coletaram-se dados, por meio de um questionário, de 20% dos alunos de uma população 1.454. Constatou-se que a cibercultura inseriu-se na vida dos alunos independentemente da escola. As aprendizagens relacionadas à cibercultura ocorreram por interesse próprio dos alunos em inserirem-se nesse universo. O acesso à internet caminha para a universalização e é a principal fonte de pesquisas escolares. No entanto, prevalece ainda a perspectiva de reprodução do conhecimento, o que requer avanço no uso didático-pedagógico da internet.

Palavras-chave


Cibercultura; Internet; Ensino Médio

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Derli Juliano Neuenfeldt, Rogério José Schuck, Jennifer de Conto, Juliana Mittelstadt

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Tradução automática: