A ATUAÇÃO DOCENTE NA MATERIALIZAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ATENDIMENTO À EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE ITAPORÃ-MS
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar a atuação dos docentes na construção e materialização do Projeto Político-Pedagógico, sendo este compreendido como instrumento de participação na gestão democrática das instituições de educação infantil. Para tanto foram realizados estudos bibliográficos e documentais; como também a pesquisa de campo junto aos professores que atuam na rede municipal pública de Itaporã-MS. Inicialmente conceituamos a partir do referencial teórico e do arcabouço normativo-legal brasileiro a concepção de gestão democrática e de Projeto Político-Pedagógico no âmbito educacional; depois caracterizamos o contexto institucional no qual o Projeto foi construído, bem como o tratamento dado a este instrumento e; por fim buscamos compreender de que forma os professores vivenciam a construção do Projeto e como este adquire ou não centralidade na prática docente.
Palavras-chave
Projeto Político-Pedagógico; Docente; Educação Infantil
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.22410/issn.1983-0882.v13i2a2016.1149
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