AGORA
NO AR
Formaturas ocorrem nas próximas semanas
CARREGANDO
carregando...
CARREGANDO ...
A SEGUIR
Formaturas ocorrem nas próximas semanas
CARREGANDO
carragando ...

Notícias

03 Abril de 2017

Que tal ser feliz?

Já ouviu falar no quarteto da felicidade? Endorfina, serotonina, dopamina e oxitocina são substâncias químicas naturais produzidas pelo nosso corpo, que fazem a gente ficar bem.
 
E existem maneiras simples para liberar essas substâncias e ficar mais feliz, sem usar drogas, nem substâncias nocivas. (veja abaixo)
 
“Quando o seu cérebro emite uma dessas químicas, você se sente bem”, disse a pesquisadora Loretta Breuning, autora do livro Habits of a happy brain (“Hábitos de um cérebro feliz”, em tradução livre), à BBC.
 
 
 
Veja como agir para liberar no seu corpo os hormônios da felicidade.
 
1. Endorfinas
 
Comer alimentos picantes é uma das maneiras de liberar esses hormônios naturais, que levam a uma sensação de felicidade.
 
De acordo com estudo publicado no ano passado por pesquisadores da Universidade de Oxford (Inglaterra), assistir a filmes tristes também eleva os níveis da substância.
 
“Aqueles que tiveram maior resposta emocional também registraram maior aumento na resistência a dores e sentimento de unidade em grupo”, disse à BBC
 
Dançar, cantar e trabalhar em equipe também são atividades que melhoram, por meio de um aumento nas endorfinas, a união social e tolerância à dor, disse à BBC Robin Dunbar, professor de Psicologia Evolutiva e autor do estudo.
 
2. Serotonina
 
A estratégia mais simples para elevar o nível de serotonina é recordar momentos felizes, diz Alex Korb, neurocientista do site Psicologia Hoje.
 
Um sintoma da depressão é esquecer situações felizes. Por isso, acrescenta Korb, olhar fotos antigas ou conversar com um amigo pode ajudar a refrescar a memória.
 
O neurocientista descreve três outras maneiras: tomar sol, receber massagens e praticar exercícios aeróbicos, como corrida e ciclismo.
 
3. Dopamina
 
Essa substância química é acionada quando se dá o primeiro passo rumo a um objetivo e também quando a meta é cumprida.
 
A melhor maneira de elevar a dopamina é definir metas de curto prazo ou dividir objetivos de longo prazo em metas mais rápidas. E celebrar quando atingi-las.
 
4. Oxitocina
 
A oxitocina é muitas vezes apelidada de “hormônio dos vínculos emocionais” e “hormônio do abraço” e tem uma “posição de liderança” nesse “quarteto da felicidade”.
 
Abraçar é uma forma simples de se conseguir um aumento da oxitocina. Dar ou receber um presente é um outro exemplo.
 
Fonte: Só Notícia Boa.
Clique para ampliar
{loadscriptspadrao__}