Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

PPGECE

EN ES PT

Produto Educacional

NÃO FALO NADA, SÓ ÓLEO!
Alexandro Ferreira Garcia
Profa. Eniz Conceição Oliveira


VISUALG COMO RECURSO DE SIMULAÇÃO NO ENSINO DE ALGORITMOS
Carlos Eduardo Gomes da Costa
Andreia A. Guimarães Strohschoen
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt


EDUCAÇÃO INDÍGENA, ENSINO DE MATEMÁTICA E A PASSAGEM DO TEMPO NA PERSPECTIVA DA ETNOMATEMÁTICA
Denise Cristina Ribeiro da Silva
Ieda Maria Giongo


O ESTUDO DOS GRÁFICOS DAS FUNÇÕES SENO E COSSENO POR MEIO DO SOFTWARE GEOGEBRA
Gilberto Augusto Araújo Muniz
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt


ESTRATÉGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS EM ECOLOGIA: WORLD CAFE
Jackson Nunes da Silva
Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen


METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS EM ECOLOGIA: GV E GO
Jackson Nunes da Silva
Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen


ENSINO DE DESENHO TÉCNICO COM SKETCHUP: DESENHO GEOMÉTRICO EM PROJETOS ELETROELETRÔNICOS.
Jorge Renato Santos da Silva
Prof. Dr. Ítalo Gabriel Neide


O ENSINO DE CONTEÚDOS GEOMÉTRICOS POR MEIO DE TAREFAS INVESTIGATIVAS PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Joseane Marta Vian
Marli Teresinha Quartieri


METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: O ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DA ABP
Maria Joicilene Santana da Silva
Silvana Neumann Martins


GEOGEBRA E SURDOS: PRÁTICAS NO ENSINO DE GEOMETRIA
Maria de Fátima Nunes Antunes
Profa. Dra. Miriam Ines Marchi
Prof. Dr. Marcelo Máximo Purificação


O SURDO E O VISUAL: O GEOGEBRA NO ENSINO DA GEOMETRIA
Maria de Fátima Nunes Antunes
Miriam Ines Marchi
Marcelo Máximo Purificação
Inedio Arcari


PROPOSTA DE AVALIAÇÃO FORMATIVA PARA TAREFAS INVESTIGATIVAS, ENFATIZANDO OS CONTEÚDOS DE GEOMETRIA ESPACIAL
Marileide Alves da Silva
Ieda Maria Giongo
Marli Teresinha Quartieri


UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO AS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE ESTABILIDADE DAS CONSTRUÇÕES
Michel Osmar Costa Paiva
Andreia A. Guimarães Strohschoen


HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS: DESCOBERTAS QUE MARCARAM A CIÊNCIAS
Mônica Dias de S. Almeida
Profa. Eniz Conceição Oliveira


PRÁTICA PEDAGÓGICA ENVOLVENDO MODELAGEM MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO EM AGRONEGÓCIO
Paulo Robson Pereira da Cunha
Marli Teresinha Quartieri


MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA POSSIBILIDADE PARA EXPLORAR ATIVIDADES RELACIONANDO MATEMÁTICA E FÍSICA
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt
Rosilene Inês König
Silvana Emer
Mara Oliveira de Azevedo
Vanessa Brandão de Vargas
Italo Gabriel Neide
Willian Henrique Locatelli
Maicon Hennig
Paulo Roberto Giovanella


FORMAÇÃO CONTINUADA: PROBLEMATIZAÇÕES DO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Rejane Bianchini
Marli Teresinha Quartieri


ENSINO MATEMÁTICO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS A PARTIR DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Santana de Jesus Miranda Melo
Rogério José Schuck


O ENSINO DE FUNÇÃO EXPONENCIAL POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA E EXPERIMENTAÇÕES
Silvana Emer
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt


APLICAÇÃO INTERDISCIPLINAR DO ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: UMA PROPOSTA PARA AS DISCIPLINAS DE BIOLOGIA, FÍSICA E QUÍMICA
Thiago Petermann Zillig Alberti Araujo
Eniz Conceição Oliveira


PROPOSTA DE ATIVIDADES ENVOLVENDO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, NO ENSINO DA TRIGONOMETRIA, PARA ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
Valmir Stani Fell Júnior
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt


A CONSTRUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS ALIADA AO USO DE RECURSOS MULTIMÍDIA PARA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO MÉDIO SOBRE O CONCEITO DE ÍMÃS E SUAS PROPRIEDADES
Wagner Zeferino Gomes
Eniz Conceição Oliveira


A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO DE CONCEITOS DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
Alessandro Siqueira da Silva
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt


USO DO OBJETO DE APRENDIZAGEM DO PROJETO RIVED: UMA PROPOSTA NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA CONDUTIVIDADE
Douglas Gonçalves Sete
Eniz Conceição Oliveira


O QUE 'F(X) NOS DIZ SOBRE F(X): UMA ABORDAGEM COM USO DE TECNOLOGIA COMPUTACIONAL
Gisele Scremin
Maria Madalena Dullius


EDUCAÇÃO FINANCEIRA CRÍTICA: A GESTÃO DO ORÇAMENTO FAMILIAR POR MEIO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Júlio César Rossetto
Profa. Dra. Miriam Ines Marchi
Prof. Dr. Ítalo Gabriel Neide


O USO DE SOFTWARES E UM AMBIENTE HOSPITAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA PLANA
Marglis Rech
Angélica Vier Munhoz
Marli Teresinha Quartieri


PROPOSTA PARA ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL UTILIZANDO A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Priscila Tavares Oliveira Bernardo
Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen


ABORDANDO FUNÇÃO DO 1º GRAU COM ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE ENSINO UTILIZANDO INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA
Rosimiro Araújo do Nascimento
Marli Teresinha Quartieri


O USO DO SOFTWARE SKETCHUP NAS AULAS DE GEOMETRIA
Greice Daniela Wilges
Profa. Dra. Miriam Ines Marchi


PROJETOS EDUCACIONAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE COMPUTAÇÃO A PARTIR DO USO DE UM AVA OFFLINE
Robert Mady Nunes
Miriam Ines Marchi


UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA QUE PROMOVA O PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO
Tcharles Schneider
Italo Gabriel Neide
Miriam Ines Marchi


SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DAS FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS COM O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA
Carlos Carlão Pereira do Nascimento
Profa. Dra. Maria Madalena Dullius
Prof. Dr. André Krindges


PROPOSTA DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA ENVOLVENDO INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA E DERIVADAS PARA ALUNOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Carlos José Ferreira Soares
Marli Teresinha Quartieri


SOFTWARES TUX OF MATH COMMAND E GCOMPRIS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS DA MATEMÁTICA
Carlos Rodrigues de Carvalho
Miriam Ines Marchi


ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E COMPUTACIONAIS ALIADAS NO ESTUDO DE ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES
Roberto Kennedy Cardoso
Italo Gabriel Neide


ESTUDO DAS PROPRIEDADES DOS MOMENTOS FLETORES POR INTERMÉDIO DO SOFTWARE FTOOL
Henrique Hickmann Sperb
Rogério José Schuck


ATIVIDADES COM O USO DA CALCULADORA NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PRÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA
Célia Regina Muniz da Cunha
Ieda Maria Giongo


PRÁTICAS FORMATIVAS COMO PROPOSTA DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL NOS ANOS FINAIS DO ENSINO MÉDIO
Daniela Brunetto Moreira Cesar
Rogério J. Schuck
Cristiane A. Hauschild


CONCEITOS E ATIVIDADES COMO PROPOSTA PARA O ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL NOS ANOS FINAIS DO ENSINO MÉDIO
Daniela Brunetto Moreira Cesar
Rogério J. Schuck
Cristiane A. Hauschild


USO DO SCRATCH COMO FERRAMENTA PARA A INTRODUÇÃO AO ENSINO DE DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DIGITAIS POR PESSOAS COM TEA
Danilo Pantoja Leite
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt
Maria Isabel Lopes


A PESQUISA CIENTÍFICA NO ENSINO DE GEOMETRIA
Flávia Costa de Oliveira
Miriam Ines Marchi


O SOFTWARE SCRATCH COMO FACILITADOR PARA O ENSINO DA LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
Diego Berti Bagestan
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt


FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PROPOSTA DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS PARA O ENSINO DA GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Mariana Baumhardt Souza
Marli T. Quartieri


O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA O ENSINO DE FUNÇÃO DO 2º GRAU: O CASO DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA FEDERAL
Danilo do Nascimento de Jesus
Maria Madalena Dullius


PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTUDO DE ISOMETRIA POR MEIO DO SOFTWARE GEOGEBRA
Edicionina Marinho Gomes Oliveira
Rogério José Schuck
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt


EXPLORANDO SITUAÇÕES-PROBLEMA DE MATEMÁTICA FINANCEIRA SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Patrícia Santana de Argôlo
Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt


ROTEIRO DE OFICINA PARA AUXILIAR NA GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS (EES)
Rafael Pires Pinheiro
Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen


UTILIZANDO A ROBÓTICA EDUCACIONAL PARA ABORDAR CONCEITOS DE REFERENCIAL, POSIÇÃO MOVIMENTO E RAPIDEZ NO ENSINO FUNDAMENTAL
Rodrigo Biehl
Silvana Neumann Martins
Sônia Elisa Marchi Gonzatti


DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM A PARTIR DOS SOFTWARES LIVRES SAGEMATH E CALC
Demson Oliveira Souza
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt


CONSTRUÇÃO ASTROLÁBIO
Pedro Macário de Moura
Rogério José Schuck
Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen


PROPOSTA ETNOMATEMÁTICA PARA ALUNOS DO 4° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Adriana Costi
Ieda Maria Giongo


PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL ENVOLVENDO GEOMETRIA ESPACIAL E TENDO COMO APORTES TEÓRICO-METODOLÓGICOS O CAMPO DA ETNOMATEMÁTICA
Ediana Cimadon
Ieda Maria Giongo


UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I: UTILIZAÇÃO DE DESENHOS E ATIVIDADES EXPERIMENTAIS
Marcia Fleck Valduga
Miriam Ines Marchi


MODELAGEM MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES NA INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
Lawrence Mota Galvão
Rogério José Schuck
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt


ATIVIDADES DE ENSINO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA POR MEIO DA INTEGRAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COM COMPUTACIONAIS
Nayara França Alves
Italo Gabriel Neide


ATIVIDADES COMPUTACIONAIS E EXPERIMENTAIS: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DA ELETRICIDADE
Roniedison Scarpati
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt
Sônia Elisa Marchi Gonzatti


ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E COMPUTACIONAIS NO CONTEXTO DA INDISSOCIAÇÃO DA ELETRICIDADE E DO MAGNETISMO COM ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR
Rosivaldo Carvalho Gama Júnior
Ítalo Gabriel Neide


USO DA CARTOGRAFIA EM ATIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Mateus Mariani
Marli Teresinha Quartieri


EXPERIMENTAÇÃO: UMA PROPOSTA PARA REFLEXÃO E MELHORIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS
Jaciguara Queiroz Pastana
Wolmir José Böckel
Miriam Ines Marchi


PROPOSTA ETNOMATEMÁTICA PARA ALUNOS DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL UTILIZANDO OS JOGOS DIGITAIS
Tatiane Cristine Bernstein
Ieda Maria Giongo
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt


PROPOSTA DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ENFATIZANDO OS CONTEÚDOS DA ÁLGEBRA
Ludmila Maccali
Marli Teresinha Quartieri
Ieda Maria Giongo


PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: TRANSFORMANDO A GASTRONOMIA EM LABORATÓRIO SOCIOCULTURAL
Júlio César Rodrigues da Silva
Marli Teresinha Quartieri
Ítalo Gabriel Neide


MODELAGEM MATEMÁTICA: EXPLORANDO O CORPO HUMANO E O BRINCAR EM DUAS TURMAS DE 5º ANO
Elise Cândida Dente
Marli Teresinha Quartieri
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt


EXPLORANDO CONCEITOS MATEMÁTICOS POR MEIO DO USO DE SMARTPHONES
André Gerstberger
Ieda Maria Giongo


UTILIZANDO ATIVIDADES DE ROBÓTICA E DUCACIONAL PARA EXPLORAR MODOS DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR
Maurício Veiga da Silva
Wolmir José Böckel
Sônia Elisa Marchi Gonzatti


EXPLORANDO OS CONCEITOS DE FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS COM O USO DO SOFTWARE MODELLUS
Claudionor de Oliveira Pastana
Ítalo Gabriel Neide


ATIVIDADES INVESTIGATIVAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO DE CONCEITOS DA TERMODINÂMICA
Neiva Mara Puhl
Miriam Ines Marchi


A UTILIZAÇÃO DA DOMÓTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE AUTOMAÇÃO POR MEIO DE CLP
Luís Gustavo Fernandes dos Santos
Italo Gabriel Neide
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt


CONSTRUÇÃO DO RELÓGIO DE SOL E ASTRONOMIA ANTIGA
Pedro Macário de Moura
Rogério José Schuck
Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen


PROPOSTA DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE FUNÇÃO COM OS ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Jacy Pires dos Santos
Marli Teresinha Quartieri


PRINCIPAIS FUNÇÕES E APLICAÇÕES DA CALCULADORA HP 12C NA MATEMÁTICA FINANCEIRA PARA O CURSO DE CIẼNCIAS CONTÁBEIS
Iomara de Albuquerque Madeira Martins
Silvana Neumann Martins
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt


INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ABORDANDO O CONTEÚDO DE ÁLGEBRA
Ludmila Maccali
Marli Teresinha Quartieri
Ieda Maria Giongo
Marcia Jussara Hepp Rehfeldt
Tatiane Cristine Bernstein
Elise Candida Dente


ATIVIDADES COMPUTACIONAIS PARA ESTUDAR O MOVIMENTO RETILINEO UNIFORME (MRU) E UNIFORMEMENTE VARIADO (MRUV) COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Italo Gabriel Neide
Maria Madalena Dullius
Marli Teresinha Quartieri
Adriana Belmonte Bergmann
Anderson Henrique Pretto
Amanda Rauber
Augusto Pretto Chemin


EXPERIMENTO: UMA ESTRATÉGIA PARA AUXILIAR NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Erisnaldo Francisco Reis
Miriam Ines Marchi
Andreia A. G. Strohschoen


OPERANDO COM CÁLCULO DE ÁREAS NO ENSINO TÉCNICO POR MEIO DA CUBAGEM DE TERRA E A TECNOLOGIA GPS
Denys Arrifano Araujo
Ieda Maria Giongo


PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO UTILIZANDO MODELAGEM MATEMÁTICA E O TEMA LEISHMANIOSE
Erisnaldo Francisco Reis
Marli T. Quartieri
Andreia A. Guimarães. Strohschoen


PROVAS DA 18ª OLIMPÍADA MATEMÁTICA DA UNIVATES
Marli Teresinha Quartieri
Maria Madalena Dullius
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt
Claus Haetinger
Alana Gerhardt
Amanda Riedel


REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA E ETNOMATEMÁTICA: OUTROS MODOS DE ENSINAR E APRENDER
Adriana Vanessa Fell Mallmann
Ieda Maria Giongo


TRABALHANDO CONVERSÕES NUMÉRICAS E NOTAÇÃO CIENTÍFICA COM APLICATIVOS COMPUTACIONAIS
Maria Madalena Dullius
Marli Teresinha Quartieri
Italo Gabriel Neide
Adriana Belmonte Bergmann
Andreia Spessatto de Maman
Rafael Diogo Weimer


COMO CALCULAR A ÁREA DE UM HEPTÁGONO IRREGULAR USANDO A TRIGONOMETRIA OU O SOFTWARE GEOGEBRA
Cristiane Antonia Hauschild
Angélica Krieger Marini
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt
Karina Corbellini Brito de Azambuja
Marli Teresinha Quartieri
Ieda Maria Giongo


RESOLVENDO DERIVADAS UTILIZANDO A CALCULADORA HP 50G
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt
Ieda Maria Giongo
Marli Teresinha Quartieri
Karina Corbellini Brito de Azambuja
Cristiane Antonia Hauschild
Lucas Favaretto


RESOLVENDO INTEGRAIS UTILIZANDO A CALCULADORA HP 50G
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt
Ieda Maria Giongo
Marli Teresinha Quartieri
Karina Corbellini Brito de Azambuja
Cristiane Antonia Hauschild
Lucas Favaretto


ATIVIDADES COMPUTACIONAIS E EXPERIMENTAIS PARA O ESTUDO DA INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
José Jorge Vale Rodrigues
Italo Gabriel Neide


PROPOSTA DE ATIVIDADES SOBRE CONCEITOS ALGÉBRICOS COM PADRÕES GEOMÉTRICOS E NUMÉRICOS PARA ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ayrton Góes de Magalhães
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt
Wolmir José Böckel


Protagonismo Infantil e saberes culturais ribeirinhos no ensino de Matemática na Educação Infantil
Raimundo Gomes de Souza
Ítalo Gabriel Neide
Jacqueline Silva da Silva


AMBIENTE VIRTUAL DE PRENDIZAGEM (WIKI) NO ENSINO DE GENÉTICA NO ENSINO MÉDIO
Lucicleide Carlos Teixeira
Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen


ATIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA PARA ENSINO DE TRIGONOMETRIA
Adelmar Barros Pereira
Angélica Vier Munhoz
Marli Teresinha Quartieri


ESTAÇÕES DO ANO POR MEIO DA MODELAGEM COMPUTACIONAL UTILIZANDO O SOFTWARE MODELLUS X
Jefferson Oliveira do Nascimento
Italo Gabriel Neide
Sônia Elisa Marchi Gonzatti


FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA COM FOCO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS
Giane Maris Eidelwein
Maria Madalena Dullius


INTEGRANDO ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS PARA O ESTUDO DE TRANSFERÊNCIA DE ENERGIA TÉRMICA
Italo Gabriel Neide
Marcia Jussara Hepp Rehfeldt
Fernanda Teresa Moro


OBJETO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE GENÉTICA: MONTANDO IDIOGRAMAS
Lucicleide Carlos Teixeira
Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen


USO DO SOFTWARE GRAPHMATICA NO ENSINO DE FUNÇÕES
Antônio Aparecido Alves de Souza
Ieda Maria Giongo


DIÁRIO DE BORDO: UMA FERRAMENTA PARA O REGISTRO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
Aldeni Melo de Oliveira
Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen


UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA ADVINDA DE ESTUDOS NO CAMPO DA ETNOMATEMÁTICA
Ademir de Cássio Machado Peransoni
Ieda Maria Giongo
Marli Teresinha Quartieri


TRABALHANDO COM INSTRUMENTOS DE MEDIDAS E ESTIMATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Aldileia da Silva Souza
Angélica Vier Munhoz
Ieda Maria Giongo


RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA ABORDAGEM A PARTIR DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES 1
Ana Paula Dessoy
Maria Madalena Dullius


TRABALHANDO RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS SEM VÍNCULO A CONTEÚDOS MATEMÁTICOS ESPECÍFICOS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Geovana Luiza Kliemann
Maria Madalena Dullius


UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE SIMULAÇÕES PHET COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DOS CONCEITOS DE SOLUÇÕES
Giovana Aparecida Kafer
Miriam Ines Marchi


PROPOSTA DE ATIVIDADES DE TRIGONOMETRIA EM TRIÂNGULOS QUAISQUER PARA ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO UTILIZANDO A ENGENHARIA DIDÁTICA
Ivana Maria Nascimento dos Santos
Angélica Vier Munhoz
Marli Teresinha Quartieri


ROBÓTICA EDUCATIVA: UM RECURSO PARA O ESTUDO DE GEOMETRIA PLANA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt
Marli Teresinha Quartieri
Maria Claudete Schorr Wildner


ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA COM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Janaina de Ramos Ziegler
Marli T. Quartieri
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt


ABORDANDO GEOMETRIA POR MEIO DA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA
Fernanda Eloisa Schmitt
Marli Teresinha Quartieri
Ieda Maria Giongo


PROPOSTA DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM PARA ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO UTILIZANDO MODELAGEM MATEMÁTICA E O TEMA BICICLETA
Fábio Andress dos Santos
Marli Teresinha Quartieri


LEITURA E ESCRITA NA INTERPRETAÇÃO E NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS
Ana Paula Krein Müller
Silvana Neumann Martins


ATIVIDADES SEMELHANTES À PROVA BRASIL - 5º E 9º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Marli T. Quartieri
Ieda Maria Giongo
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt
Fernanda Eloisa Schmitt
Janaína de Ramos Ziegler


ATIVIDADES DE TRIGONOMETRIA A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DO CICLO TRIGONOMÉTRICO NO GEOGEBRA
Janaina De Ramos Ziegler
Marli T. Quartieri
Eniz C. Oliveira
Andréia Spessato De Maman


DESENVOLVENDO CÁLCULOS NOS ANOS INICIAIS POR MEIO DE APLICATIVOS DISPONIBILIZADOS EM TABLETS
Maria Madalena Dullius
Marli Teresinha Quartieri
Lucy Aparecida Gutiérrez De Alcântara
Cristian Scheid
Amanda Gabriele Rauber


FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES A PARTIR DA EXPLORAÇÃO DE QUESTÕES DE GEOMETRIA
Marli Teresinha Quartieri
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt
Ieda Maria Giongo
Janaina de Ramos Ziegler
Fernanda Eloisa Schmidt


GEOMETRIA PARA OS ANOS INICIAIS: ESTUDO DE FORMAS PLANAS E ESPACIAIS POR MEIO DE APLICATIVOS EM TABLETS
Maria Madalena Dullius
Marli Teresinha Quartieri
Lucy Aparecida Gutiérrez de Alcântara
Cristian Scheid
Amanda Gabriele Rauber


PROVAS DA 17ª OLIMPÍADA MATEMÁTICA DA UNIVATES
Marli Teresinha Quartieri
Maria Madalena Dullius
Marcia Jussara Hepp Rehfeldt
Claus Haetinger
Diesica Daiane da Silva
Carolina Schwingelbr
Joao Pedro Becchir


TRABALHANDO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS E SEQUÊNCIAS COM APLICATIVOS DISPONIBILIZADOS EM TABLETS
Maria Madalena Dullius
Marli Teresinha Quartieri
Lucy Aparecida Gutiérrez de Alcântara
Cristian Scheid
Amanda Gabriele Rauber


UTILIZANDO APLICATIVOS DE TABLETS NOS ANOS INICIAIS PARA RECONHECER FORMAS GEOMÉTRICAS
Maria Madalena Dullius
Marli Teresinha Quartieri
Lucy Aparecida Gutiérrez de Alcântara
Cristian Scheid
Amanda Gabriele Rauber


UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS NUMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DAS OPERAÇÕES DOS NÚMEROS INTEIROS
Antonio Silva da Costa
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt


FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E MODELAGEM MATEMÁTICA: IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Érika Brandhuber Goulart
Silvana Neumann Martins
Marli Teresinha Quartieri


A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CÁLCULO II COM O MATLAB E O GEOGEBRA
Mariana Torreão Monte
Ieda Maria Giongo


OS JOGOS ONLINE COMO FERRAMENTAS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS
Neiva Althaus
Maria Madalena Dullius
Nélia Maria Pontes Amado


O LETRAMENTO CIENTÍFICO E PRÁTICAS DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO
Tadeu Teixeira de Souza
Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen


A MATEMÁTICA PRESENTE NO TELHADO DE UMA CASA: UMA PROPOSTA DE MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O ENSINO SUPERIOR
Maurício Lorenzon
Italo Gabriel Neide
Janaína Ruppel
Joeser Guimarães
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt
Maria Madalena Dullius
Wolmir José Böckel


MODELAGEM MATEMÁTICA APLICADA À MEDIÇÃO DA ÁREA DE UM TERRENO: UM ESTUDO DE CASO
Joeser Guimarães
Claus Haetinger
Italo Gabriel Neide
Janaina Ruppel
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt
Maria Madalena Dullius
Maurício Lorenzon
Wolmir José Böckel


MODELAGEM MATEMÁTICA A PARTIR DE UM SISTEMA ELÉTRICO FOTOVOLTAICO
Maurício Lorenzon
Italo Gabriel Neide
Janaina Ruppel
Joeser Guimarães
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt
Maria Madalena Dullius
Wolmir José Böckel


OFICINA DE UNIDADES DE MEDIDA
Ana Paula Dick
Ana Paula Scheeren
Angélica Schossler
Aline Anonelo
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt
Daiani Clesnei Da Rosa
Maria Isabel Lopes
Maria Elisabete Bersch


IMPACTO DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA ATUAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO
Ronilda Roacab de Meneses
Rogério José Schuck
Marli Teresinha Quartieri


MODELAGEM COMPUTACIONAL E SIMULAÇÕES EM FÍSICA USANDO O SOFTWARE MODELLUS: UMA ABORDAGEM ALTERNATIVA NO ENSINO DE CINEMÁTICA
Elys da Silva Mendes
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt
Italo Gabriel Neide


FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UTILIZANDO TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO ENSINO COM DEFICIENTE VISUAL
Tânia Núsia da Costa Silva
Miriam Ines Marchi


A LEITURA SIGNIFICATIVA COMO ESTRATÉGIA PARA A COMPREENSÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NO ENSINO MÉDIO
Núbia Paulo da Costa Andrade
Silvana Neumann Martins
Maria Madalena Dullius


TRABALHANDO DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS A PARTIR DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO: POSSIBILIDADES EM UM CENTRO SOCIOEDUCATIVO
Josélia Mendes Gomes
Silvana Neumann Martins


ESTUDO DAS COMPETÊNCIAS E ATRIBUIÇÕES DO TUTOR PRESENCIAL COMO ORIENTADOR NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
Adejalmo Moreira Abadi
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt


O JOGO DE BOCHA ADAPTADO COMO RECURSO NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS COMO PARALISIA CEREBRAL – POLÍGONOS REGULARES
Luciana Leandro Silva
Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen


PROJETOS: UMA ESTRATÉGIA PARA UMA APRENDIZAGEM INTEGRADA E GLOBALIZADA SOBRE A REALIDADE LOCAL
Maria Bernadete Barbosa Lima Oliveira
Silvana Neumann Martins
Miriam Ines Marchi


ROTEIRO DE USO DO SIMULADOR COMPUTACIONAL PhET: UMA PROPOSTA MEDIADORA NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA FÍSICA
Leandro Neutzling Barbosa
Eniz Conceição Oliveira
José Claudio Del Pino


Provas da 16ª Olimpíada de Matemática da Univates
Marli Teresinha Quartieri
Maria Madalena Dullius
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt
Claus Haetinger
Diésica Daiane da Silva
Marceli Brummelhaus
Carolina Schwingel

Noções de localização nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Ieda Maria Giongo
Marli Teresinha Quartieri
Sônia Elisa Marchi Gonzatti
Carolina Bianchini

Utilizaçao da dinâmica “polímeros sintéticos em imagens” como estratégia para facilitar aprendizagem significativa de polímeros sintéticos
Vanilsa Pereira de Souza
Miriam Ines Marchi
Jacqueline Silva da Silva

Trabalhando sistemas de medidas com alunos da educação básica
Maria Madalena Dullius
Adriana Belmonte Bergmann
Cristian Scheid
Fabiane Maria Datsch
Italo Gabriel Neide
Marli Teresinha Quartieri
Teresinha Aparecida Faccio Padilha


Trabalhando gráficos com alunos da educação básica
Maria Madalena Dullius
Adriana Belmonte Bergmann
Fabiane Maria Datsch
Italo Gabriel Neide
Marli Teresinha Quartieri
Teresinha Aparecida Faccio Padilha
Vinícius Wathier Kich


Trabalhando geometria plana com alunos da educação básica por meio de aplicativos online
Maria Madalena Dullius
Adriana Belmonte Bergmann
Fabiane Maria Datsch
Italo Gabriel Neide
Marli Teresinha Quartieri
Maurício Ribeiro Xavier
Teresinha Aparecida Faccio Padilha


Resolução de problemas matemáticos na formação continuada de professores
Rosilene Inês König
Maria Madalena Dullius
Silvana Neumann Martins


O estudo da geometria espacial por meio da construção de sólidos com materiais alternativos
Janio Benevides de Souza Nascimento
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt
Marli Teresinha Quartieri


O Ensino de Geometria nos anos iniciais da Educação Básica
Leonice Ludwig Rabaiolli
Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen
Ieda Maria Giongo

Júri simulado como estratégia para a aprendizagem significativa de polímeros sintéticos
Vanilsa Pereira de Souza
Miriam Ines Marchi
Jacqueline Silva da Silva

Interdisciplinaridade no ensino de química: uma proposta de ação integrada envolvendo estudos sobre alimentos
Kelly Karina Cardoso
Eniz Conceição de Oliveira
Marlise Hermann Grassi

Etnomatemática e culturas da confecção do vestuário: algumas ideias para discussão
Elieth Santana Medrado
Ieda Maria Giongo
Marlise H. Grassi


Criando planilhas de planejamento e organização com Excel
Maria Madalena Dullius
Adriana Belmonte Bergmann
Marli Terezinha Quartieri
Italo Gabriel Neide
Henrique Scalcon Branchier


O Software Geogebra 4.0 como facilitador do ensino e da aprendizagem da matemática na educação básica
Débora Valim Sinay Neves
Silvana Neumann Martins
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt


Proposta de atividade para a disciplina Cálculo Diferencial e Integral com uso software Winplot para os conteúdos: gráficos de equações e área de uma região em coordenadas polares
Egídio Rodrigues Martins
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt
Silvana Neumann Martins


Problematizando Educação, Matemática(s) e Tecnologias numa Prática Pedagógica no Ensino Fundamental
Elisângela Isabel Nicaretta
Ieda Maria Giongo
Miriam Ines Marchi

Uso de recursos computacionais nas aulas de matemática
Liliane Carine Mueller
Maria Madalena Dullius


A função social do ensino de matemática: Relações entre conteúdo curricular e cotidiano financeiro
Lisani Wiethölder Stahlhöfer
Marlise Heemann Grassi
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt

Contribuições de um grupo colaborativo para a prática pedagógica de professores de matemática da educação básica
Luciana Caroline Kilpp Fernandes
Maria Madalena Dullius


Proposta de modelagem matemática de um aterro sanitário
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt
Maria Madalena Dullius
Italo Gabriel Neide
Wolmir José Böckel
Edson Antônio Oaigen

Modelagem matemática na educação infantil: Uma estratégia de ensino com crianças da faixa etária de 4 a 5 Anos
Patrícia Fernanda da Silva
Claus Haetinger
Jacqueline Silva da Silva

Educação matemática, formas de vida e alunos investigadores: um estudo na perspectiva da Etnomatemática
Rosana Zanon
Ieda Maria Giongo
Angélica Vier Munhoz


Explorando estratégias diferenciadas na resolução de problemas matemáticos
Virginia Furlanetto
Maria Madalena Dullius


A Busca de uma Aprendizagem Significativa - O Tema Etanol num Contexto Interdisciplinar
Nara Regina Hennemann
Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen
Miriam Ines Marchi

A Física no Ensino Fundamental: Utilizando o Jogo Educativo “Viajando pelo Universo”
Marcos Gervânio de Azevedo Melo
Ana Cecilia Togni
Marlise Heemann Grassi


A Interdisciplinaridade no Ensino das Ciências a Partir do Tema Energia Hidrelétrica
Nara Regina Hennemann
Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen
Miriam Ines Marchi


A trigonometria e o “mundo da construção civil” numa prática pedagógica
Gládis Bortoli
Miriam Ines Marchi
Ieda Maria Giongo


Água e energia: casas minimamente sustentáveis
Luciana Caroline Kilpp Fernandes
Roberto Stenio Areias Carneiro de Albuquerque
Rosana Zanon
Marlise Heemann Grassi
Rogério José Schuck


Atividades envolvendo proporcionalidade direta e inversa
Ieda Maria Giongo
Marli Teresinha Quartieri
Márcia J. Hepp Rehfeldt
Carol Bianchini


Construção de fractais com uso do software geogebra
Teresinha Aparecida Faccio Padilha
Maria Madalena Dullius
Marli Teresinha Quartieri

Educação Matemática, Culturas Rurais e Etnomatemática: Possibilidades de uma Prática Pedagógica
Andréia Godoy Strapasson
Ieda Maria Giongo


Educação Matemática, entomatemática e vitivinicultura: analisando uma prática pedagógica
Fernandes Grasseli
Ieda Maria Giongo
Marli Teresinha Quartieri

Estudo da Energia Solar: da Teoria à Prática
Nara Regina Hennemann
Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen
Miriam Ines Marchi

Jogo Roletrando dos Inteiros: Uma Abordagem dos Números Inteiros na 6ª série do Ensino Fundamental
Cláudio Cristiano Liell
Ana Cecília Togni


Jogos matemáticos para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental
Marli Teresinha Quartieri
Ieda Maria Giongo
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt
Alessandra Corbellini

O uso da História da Matemática como uma alternativa para a aprendizagem da Trigonometria
Gládis Bortoli
Miriam Ines Marchi
Ieda Maria Giongo


O uso da Modelagem Matemática no ensino da Geometria – Estudo de Caso: EJA
Jeison Rodrigo Reinheimer
Maria Madalena Dullius
Marli Teresinha Quartieri

Prática Pedagógica no Ensino de Ciências
Andréia Scherer da silva
Marlise Heemann Grassi

Preservação e embelezamento de espaços escolares compartilhados: compromisso individual e coletivo
Leonice Ludwig Rabaiolli
Lisani Wietholder Stahlhofer
Marlise Heemann Grassi
Patrícia Fernanda da Silva
Rogério José Schck


Projeto interdisciplinar: um olhar para a nossa alimentação
Andréia Scherer da Silva
Marlise Heemann Grassi
Rogério José Schck


Provas da 15ª Olimpíada de Matemática da Univates
Marli Teresinha Quartieri
Maria Madalena Dullius
Marcia Jussara Hepp Rehfeldt
Claus Haetinger
Diesica Daiane da Silva
Marceli Brummelhaus
Aline Raquel Schmitt


Trabalhando frações com recursos computacionais
Maria Madalena Dullius
Adriana Belmonte Bergmann
Betina Born
Fabiane Maria Datsch
Fernanda Eloisa Schmitt
Geovana Luiza Kliemann
Júlia Rodrigues Cardoso
Marli Teresinha Quartieri
Teresinha Aparecida Faccio Padilha


Trabalhando números decimais com recursos computacionais
Maria Madalena Dullius
Adriana Belmonte Bergmann
Betina Born
Fabiane Maria Datsch
Fernanda Eloisa Schmitt
Geovana Luiza Kliemann
Júlia Rodrigues Cardoso
Marli Teresinha Quartieri
Teresinha Aparecida Faccio Padilha


Trabalhando números inteiros com recursos computacionais
Maria Madalena Dullius
Adriana Belmonte Bergmann
Betina Born
Fabiane Maria Datsch
Fernanda Eloisa Schmitt
Geovana Luiza Kliemann
Júlia Rodrigues Cardoso
Marli Teresinha Quartieri
Teresinha Aparecida Faccio Padilha


Trabalhando porcentagem com recursos computacionais
Maria Madalena Dullius Adriana Belmonte Bergmann Betina Born Fabiane Maria Datsch Fernanda Eloisa Schmitt Geovana Luiza Kliemann Júlia Rodrigues Cardoso Marli Teresinha Quartieri Teresinha Aparecida Faccio Padilha

A aproximação da matemática com uso das mídias de comunicação e informação do cotidiano favorecendo o processo de aprendizagem e cidadania
UNIDADE DIDÁTICA MULTIDISCIPLINAR
Marione Inês Possel Thomas
Ana Cecília Togni


A inserção da calculadora nos processos ensino e aprendizagem da matemática nas Sérias Finais de Ensino Fundamental
Ieda Maria Giongo
Marli Teresinha Quartieri
Marcia Jussara Hepp Rehfeld
Cristine Inês Brauwers


Abordando geometria plana
Maria Madalena Dullius
Adriana Belmonte Bergmann
Fernanda Eloisa Schmitt
Gabriele Born Marques
Geovana Luiza Kliemann
Marli Teresinha Quartieri
Neiva Althaus
Patrícia Inês Zwirtes
Teresinha Aparecida Faccio Padilha


Análise de gráficos de funções Polinomiais de grau maior que dois com auxílio do software graphmatica
Clóvis José Dazzi
Maria Madalena Dullius
Claus Haetinger


Aprendendo, nos Anos Iniciais, os conceitos de substâncias e misturas, usando materiais alternativos
Lucélia Hoehne
Ieda Maria Giongo
Marli Teresinha Quartieri
Eliana borragini
Sonia Gonzatti
Elaine Moriggi
Márica Jussara Hepp Rehfeld
Cristine Inês Brauwers

Brincando com operações de adição e subtração; unidade, dezena e centena; horas; números pares e ímpares e sequência numérica
Maria Madalena Dullius
Adriana Belmonte Bergmann
Fernanda Eloisa Schmitt
Gabriele Born Marques
Geovana Luiza Kliemann
Marli Teresinha Quartieri
Neiva Althaus
Patrícia Inês Zwirtes
Teresinha Aparecida Faccio Padilha

Cadernos digitais
Ana Cecília Togni

Estudando e aprendendo estatistica em aulas de matemática utilizando objeto de aprendizagem Estatísticanet
Maria Helena Schneid de Vasconcelos
Ana Cecília Togni


Estudando trigonometria
Andre Luiz Jucoski
Ana Cecília Togni


Estudo sobre ondas de luz
Claudia Seibt
Eniz Conceição Oliveira
Marlise Heemann Grassi


Exercitando Álgebra com alunos do 8ª ano da Educação Básica (monômios e polinômios)
Maria Madalena Dullius
Adriana Belmonte Bergmann
Fernanda Eloisa Schmitt
Gabriele Born Marques
Geovana Luiza Kliemann
Marli Teresinha Quartieri
Neiva Althaus
Patrícia Inês Zwirtes
Teresinha Aparecida Faccio Padilha


Formação Continuada de Professores
Vanessa Paula Reginatto
Miriam Ines Marchi


Provas da 14ª Olimpíada de Matemática da Univates
Marli Teresinha Quartieri
Maria Madalena Dullius
Claus Haetinger
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt
Daniele Rohr
Julia Brune
Lisiane Teresinha Costa da Silva

Resolvendo equações
Ana Cecília Togni

Trabalhando a multiplicação até a lei do 9, as quatro operações matemáticas e frações
Maria Madalena Dullius
Adriana Belmonte Bergmann
Fernanda Eloisa Schmitt
Gabriele Born Marques
Geovana Luiza Kliemann
Marli Teresinha Quartieri
Neiva Althaus
Patrícia Inês Zwirtes
Teresinha Aparecida Faccio Padilha

Trabalhando Frações
Maria Madalena Dullius
Adriana Belmonte Bergmann
Fernanda Eloisa Schmitt
Gabriele Born Marques
Geovana Luiza Kliemann
Marli Teresinha Quartieri
Neiva Althaus
Patrícia Inês Zwirtes
Teresinha Aparecida Faccio Padilha

Trabalhando multiplicação e divisão até a lei do 5
Maria Madalena Dullius
Adriana Belmonte Bergmann
Fernanda Eloisa Schmitt
Gabriele Born Marques
Geovana Luiza Kliemann
Marli Teresinha Quartieri
Neiva Althaus
Patrícia Inês Zwirtes
Teresinha Aparecida Faccio Padilha

Trabalhando números negativos e equações do 1º grau
Maria Madalena Dullius
Adriana Belmonte Bergmann
Fernanda Eloisa Schmitt
Gabriele Born Marques
Geovana Luiza Kliemann
Marli Teresinha Quartieri
Neiva Althaus
Patrícia Inês Zwirtes
Teresinha Aparecida Faccio Padilha


Uma Abordagem Alternativa para o Ensino da Física: Consumo Racional de Energia
Maicon Castro Scorsatto
Maria Madalena Dullius
Odorico Konrad


Uma abordagem do uso do software Graphmatica para o ensino de funções na primeira série do Ensino Médio
Alexandre Wegner
Maria Madalena Dullius
AMBIENTE VIRTUAL PARA APOIO A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
Dra. Ana Cecília Togni
O Ambiente Virtual de Apoio a Aprendizagem de Matemática, foi criado oportunizar aos alunos dos cursos de graduação que tirem suas dúvidas, quanto a temas de matemática que estão sendo estudados nas diversas disciplinas de matemática que compõe o currículo dos diversos cursos de graduação.
O ambiente está disponibilizado em http:https://www.univates.br/virtual


OFICINA: POSSIBILIDADES E UTILIZAÇÃO DE OBJETOS (VIRTUAIS) DE APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA
Dra.Ana Cecília Togni
Esta oficina ocorreu através do Programa de Apoio Didático - pedagógico para docentes da Univates no período de 05 e 06 de janeiro de 2009. A mesma teve como objetivos:
-Identificar e Conceituar de Objetos (virtuais) de Aprendizagem.
-Localizar de Objetos (virtuais) de Aprendizagem em repositórios de livre acesso.
-Construção de um objeto (virtual) de aprendizagem, utilizando o software Microsoft PowerPoint ou Broffice Impress.



OFICINA: POSSIBILIDADES E UTILIZAÇÃO DE OBJETOS (VIRTUAIS) DE APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA
Dra. Ana Cecília Togni
Foram realizadas duas oficinas através do Programa de Apoio Didático - Pedagógico para docentes da Univates nos dias 20 e 21 de julho de 2009.
As oficinas tiveram como objetivos:
-Conceituar Objetos (virtuais) de Aprendizagem.
-Verificar as possibilidades de uso de objetos de aprendizagem nas aulas através da exploração de objetos já construídos.
-Criar um objeto (virtual) de aprendizagem simples com os recursos disponíveis.


MANUAL DO ALUNO UNIVATES VIRTUAL
Dra. Ana Cecília Togni
O MANUAL DO ALUNO UNIVATES VIRTUAL, foi elaborado para que os alunos dos cursos de Graduação e Pós Graduação do Centro Universitário Univates pudessem conhecer e interagir com o ambiente virtual Moodle, ambiente este que apóia os processos de ensino e aprendizagem no Centro Universitário Univates, quer sejam em atividades pedagógicas presenciais ou à distância.
Está disponibilizado nos diversos cursos, nos quais os alunos estão inscritos no seguinte endereço: http:https://www.univates.br/virtual


PLANEJAMENTO E ELABORAÇÃO DE MATERIAL PARA O CURSO DE EXTENSÃO A DISTÂNCIA "UTILIZANDO OBJETOS DE APRENDIZAGEM EM AULAS DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA"
Dra.Ana Cecília Togni
Este curso foi planejado para ser realizado a distância por professores dos Ensinos Fundamental e Médio.
Os objetivos do curso são:
-Proporcionar aos professores a interação com objetos virtuais de aprendizagem
-Instrumentalizar os professores com recursos tecnológicos que possibilitem a construção de Objetos de Aprendizagem Virtuais.
-Apresentar aos professores sugestões de atividades pedagógicas inovadoras.
-Refletir sobre a utilização das tecnologias da Informação e Comunicação nas aulas de Ciências e Matemática nas escolas.
Está disponibilizado em http:https://www.univates.br/virtual /Utilizando Objetos de Aprendizagem em Aulas de Ciências e Matemática
Para acessar, solicitar inscrição no Núcleo de Educação a Distância, com permissão concedida pelos autores. Essa solicitação poderá ser realizada através do e-mail: nead@univates.br.


WEBQUEST: "Funções Através da História"
Dra. Ana Cecília Togni
A WebQuest CONHECENDO FUNÇÕES ATRAVÉS DA HISTÓRIA foi construída contextualizar os processos de ensino e aprendizagem de funções. Já foi utilizada por alunos de Ensino Médio Noturno de Escola Pública, por alunos de cursos de graduação em Cursos de Engenharia e do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas e por diversos grupos de professores participantes de oficinas ou encontros de formação.
Está disponível em http://ensino.univates.br/~actogni/funcoeshist


JOGOS DE ENSINO MÉDIO
Marli Teresinha Quartieri, Márcia Rehfeldt e Ieda Maria Giongo
O jogo tem sido tema de estudos e investigações de pesquisadores, educadores e psicólogos, os quais comentam que seu uso, como recurso didático, pode favorecer a aprendizagem na medida em que facilita trocas cognitivas entre as crianças e entre estas e o educador. Assim, como uma das metodologias que pode favorecer a aprendizagem, o jogo pode ser utilizado em várias circunstâncias: para introduzir um assunto novo, para amadurecer um assunto em andamento ou para concluí-lo.

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A PASSAGEM DO TEMPO: ALGUMAS IDEIAS E ESTRATÉGIAS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Ieda Maria Giongo, Marli Teresinha Quartieri e Márcia Rehfeldt
A presente proposta de trabalho tem por objetivo apresentar algumas atividades que podem ser desenvolvidas nos anos iniciais do Ensino Fundamental e que tratam sobre a passagem do tempo.

Atividades Experimentais versus CIÊNCIAS EXATAS: DISCUSSÃO DE UMA AULA PRÁTICA ENVOLVENDO DESTILAÇÃO E MODELAGEM MATEMÁTICA
Dra. Simone Stülp
Durante a disciplina de Atividades Experimentais para o Ensino de Ciências Exatas, do curso de Mestrado em Ensino de Ciências Exatas da Univates, que ocorreu no período de abril e maio de 2009, foi realizada atividade experimental que envolveu conceitos químicos, físicos e de modelagem matemática, ou seja, foi utilizada uma abordagem interdisciplinar

GUIA DE ATIVIDADES PARA INTRODUZIR EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS USANDO O Software POWERSIM
Maria Madalena Dullius, Eliane Angela Veit e Ives Solano Araujo
Estas atividades objetivam abordar a definição, solução e notação de uma equação diferencial e, através do estudo de situações-problema que envolvem o decaimento radioativo, o crescimento populacional e a absorção de medicamentos, investigar o comportamento da solução e da taxa de variação destas situações de acordo com as condições fornecidas, inclusive na forma gráfica. Também, neste material exploramos a associação da descrição de uma situação-problema com a correspondente equação diferencial na forma analítica. E finalmente abordamos o comportamento da solução de equações diferenciais de acordo com as condições fornecidas.

GUIA DE ATIVIDADES PARA ABORDAR EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS ATRAVÉS DA EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA QUE ENVOLVEM QUEDA DE CORPOS E CIRCUITOS ELÉTRICOS
Maria Madalena Dullius, Eliane Angela Veit e Ives Solano Araujo
Estas atividades objetivam abordar o estudo de situações-problema que envolvem a queda de corpos e circuitos elétricos, e a partir destas, investigar o comportamento da solução de equações diferenciais e a respectiva taxa de variação das situações de acordo com as condições fornecidas, inclusive na forma gráfica. Também visam explorar a associação da descrição de uma situação-problema com a correspondente equação diferencial na forma analítica, a análise dimensional das equações diferenciais envolvidas nestas situações e a sua resolução analítica pela técnica das separáveis.

GUIA DE ATIVIDADES USANDO O MÉTODO DE EULER PARA ENCONTRAR A SOLUÇÃO DE UMA EQUAÇÃO DIFERENCIAL ORDINÁRIA
Maria Madalena Dullius, Eliane Angela Veit e Ives Solano Araujo
As atividades deste material objetivam explorar o Método de Euler para encontrar a solução de uma Equação Diferencial Ordinária, usando como ferramenta auxiliar uma Planilha de Cálculos.

GUIA DE ATIVIDADES PARA INTRODUÇÃO DO POWERSIM NO PROCESSO ENSINOAPRENDIZAGEM DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS
Maria Madalena Dullius, Eliane Angela Veit e Ives Solano Araujo
Estas atividades objetivam a familiarização com o software Powersim e, através do estudo de uma situação-problema que envolve um tanque d´água, em que há uma furo por onde pode sair água e uma torneira para enchê-lo, investigar o comportamento do nível de água no tanque em função do tempo e da taxa de entrada e saída de água no tanque. Também o comportamento da solução do problema na forma gráfica será abordada.

ESTUDO E PREPARAÇÃO DO ETANOL A PARTIR DA MANDIOCA
Miriam Ines Marchi, Eniz Conceição Oliveira, Vanessa Paula Reginatto, Maicon Toldi
A unidade curricular foi elaborada para guiar o trabalho de professores do Ensino Médio, com o objetivo de trabalhar de uma forma multidisciplinar. Esta atividade vem ao encontro da proposta do projeto de pesquisa, "Propostas Curriculares Alternativas no Contexto da Educação Ambiental", que busca superar o distanciamento entre o ensino de Ciências, a área científica e tecnológica, desenvolvendo novas alternativas curriculares.

RECONCILIAÇÃO INTEGRATIVA DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS
Maria Madalena Dullius, Eliane Angela Veit e Ives Solano Araujo
O material apresenta uma síntese do conteúdo de Equações Diferenciais com o objetivo de auxiliar na reconciliação integrativa dos conceitos que envolvem este conteúdo.

GUIA DE ATIVIDADES PARA EXPLORAR A RESOLUÇÃO ANALÍTICA DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS A PARTIR DE SITUAÇÕES-PROBLEMA
Maria Madalena Dullius, Eliane Angela Veit e Ives Solano Araujo
Estas atividades objetivam abordar a resolução analítica de equações diferenciais e, através do estudo de situações-problema que envolvem o crescimento de uma cultura de bactérias, a lei do Resfriamento de Newton, a mistura de soluções e reações químicas, investigar o comportamento da solução e da taxa de variação destas situações e suas equações diferenciais de acordo com as condições fornecidas, inclusive na forma gráfica. Neste guia também exploramos a associação da descrição de uma situação-problema com a correspondente equação diferencial na forma analítica e a análise dimensional de algumas equações diferenciais envolvidas neste guia.

REVISÃO DERIVADAS INTEGRAIS
Maria Madalena Dullius, Eliane Angela Veit e Ives Solano Araujo
O material apresenta uma síntese do conteúdo de Derivadas e Integrais, os principais conceitos envolvidos, a interpretação geométrica e algumas técnicas analítica. O objetivo deste material é auxiliar os alunos a relembrar estes conteúdos, que são os subsunçores necessários para a aprendizagem de Equações Diferenciais.

GUIA DE ATIVIDADES PARA EXPLORAR A ASSOCIAÇÃO DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS COM SITUAÇÕES - PROBLEMA E A RESPECTIVA SOLUÇÃO GRÁFICA E ANALÍTICA
Maria Madalena Dullius, Eliane Angela Veit e Ives Solano Araujo
Estas atividades objetivam abordar a resolução analítica de equações diferenciais e, através do estudo de situações-problema investigar o comportamento da solução e da taxa de variação destas situações e suas equações diferenciais de acordo com as condições fornecidas, inclusive na forma gráfica. Visam explorar também a associação da descrição de uma situação-problema com a correspondente equação diferencial e sua solução na forma analítica.

GUIA DE ATIVIDADES PARA EXPLORAR EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS DE SEGUNDA ORDEM A PARTIR DE UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA
Maria Madalena Dullius, Eliane Angela Veit e Ives Solano Araujo
Estas atividades, abordando o estudo de uma situação que envolve o movimento de objetos na vertical, objetivam representá-la matematicamente com uma equação diferencial de segunda ordem e analisar o comportamento de possíveis soluções e respectivas taxas de variação levando em consideração as condições fornecidas, inclusive na forma gráfica.

TESTE INICIAL DE CONHECIMENTOS
Maria Madalena Dullius, Eliane Angela Veit e Ives Solano Araujo
É um teste com 16 questões de múltipla escolha que objetiva avaliar conceitos relacionados a funções, derivada, taxa de variação e a respectiva interpretação gráfica. Também envolve questões para avaliar noções intuitivas de equações diferenciais e sua interpretação gráfica.

TESTE FINAL DE CONHECIMENTOS
Maria Madalena Dullius, Eliane Angela Veit e Ives Solano Araujo
É um teste com 20 questões de múltipla escolha e duas questões abertas. O mesmo objetiva avaliar conceitos relacionados a equações diferenciais, o comportamento da solução e das taxas de variação da solução, associação da solução na forma gráfica e analítica com a equação diferencial e/ou a situação-problema que envolve uma equação diferencial, associação de equações com situações-problema, resolução analítica de equações diferenciais ordinárias e a análise dimensional dos termos da equação diferencial associada a situação-problema.


ATIVIDADES PARA O USO DE CALCULADORAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Dra. Ieda Maria Giongo
Estas atividades propõem o uso de calculadoras no Ensino Fundamental. Inicialmente, sugere-se que o professor verifique se os alunos conhecem o funcionamento de uma calculadora simples. Após isso, propõem-se a realização de uma série de atividades para o enriquecimento da compreensão e do uso de calculaadoras e, por conseqüência, da Matemática. Ao longo do tesxto são dadas indicações das formas de uso conforme o nível de enesino dos alunos.

UM ROTEIRO DE ATIVIDADES DE ANÁLISE HISTÓRICA E DE PREVISÃO DOS DESCOBRIMENTOS E DA EXTRAÇÃO DO PETRÓLEO PARTINDO DAS IDÉIAS DOS ALUNOS
Dr. João Batista Siqueira Harres
Este trabalho aborda a questão do (possível) esgotamento do petróleo a través de uma seq6uência de atividades de cunho didático investigativo. Se parte da preocupação de que devemos começar a trabalhar este tema em nossas salas de aulas o quanto antes. Embora o tema seja de natureza claramente interdisciplinar, os roteiros mostrados abaixo foram aplicados em uma disciplina de História e Filosofia de la Ciência (HFC) para futuros professores de Matemática, Física e Química. Porém, o material pode ser utilizado em qualquer série do Ensino Médio e também em séries finais do Ensino Fundamental.

CONSTRUÇÃO DE REATORES DE FOTODEGRADAÇÃO EM BATELADA PARA ATIVIDADES PRÁTICAS ENVOLVENDO QUÍMICA E MATEMÁTICA
Dra. Simone Stülp
Este trabalho propõe o uso de reatores de fotodegradação no ensino/aprendizagem de conceitos de química e de matemática, para o Ensino Médio e Superior. O reator está baseado em princípios de Processos Oxidativos Avançados (POAs) e prevê a degradação/oxidação da matéria orgânica presente em soluções contendo espécies orgânicas, como por exemplo, corantes alimentícios. A degradação ocorre acompanhada da redução da coloração, aspecto visual. Com este material podem ser trabalhados com os alunos conceitos de cinética das reações e fotoquímica (aspectos químicos). A avaliação dos resultados pode ser feita por meio de gráficos de função linear ou exponencial (aspectos matemáticos). Atualmente, os POAs estão sendo usados em tratamentos de efluentes que possuem forte coloração ou espécies orgânicas tóxicas e, desta forma, envolvem também aspectos ambientais. Este material, portanto, traz a possibilidade de realização de um trabalho interdisciplinar em diferentes níveis de ensino.

OBJETO DE APRENDIZAGEM "GIRA-GIRA CERÂMICAS"
Dra. Ana Cecília Togni
Este objeto tem como objetivo didático a identificação de relações de dependência entre os elementos apresentados em um balancete. Ao desenvolvê-lo, os alunos construirão o conceito de funções lucro, custo e receita, além de resolver problemas de tomada de decisão. O Nível de Escolaridade a que se destina é Ensino Médio e Superior. Destaca-se que sua interface é amigável, de fácil manuseio e permite a interação do aluno. Como cada tela é construída em HTML, quando os alunos precisam refazer a planilha, precisam digitá-la na integra.

OBJETO DE APRENDIZAGEM "ALGUMAS FUNÇÕES E SEUS GRÁFICOS"
Dra. Ana Cecília Togni
Este objeto de aprendizagem está construído em Flash e HTML e apresenta gráficos de funções lineares e quadráticas e algumas perguntas a respeito das mesmas. Ele foi elaborado, para cursos de graduação que possuem em seu currículo o conteúdo de funções. Seu objetivo é auxiliar na fixação de conceitos relativos às funções lineares e quadráticas. De Interface simples e de fácil navegação, ele pode ser utilizado nas séries finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e também cursos de nível de Graduação.

ATIVIDADES PARA SAÍDAS DE CAMPO ENVOLVENDO BIOLOGIA E MATEMÁTICA. UM EXEMPLO EM UMA DISCIPLINA DE BOTÂNICA
Dr. André Jasper
As atividades de campo são fundamentais para a aproximação da teoria e da prática. Além disso, favorecem a construção de uma visão interdisciplnar do conhecimento científico. Nesse sentido, este material didático sugere atividades de campo nas quais são observados e analisados matematicamente aspectos Fitossociológicos e Fitogeográficos referentes a uma das mais importantes áreas, em termos de vegetação, do Rio Grande do Sul, a Porção da Escarpa do Planalto das Araucárias.

ROTEIRO DE SAÍDA A CAMPO EM EDUCAÇÃO AMBIENTEAL APLICADEA ÀS CIÊNCIAS EXATAS. UM EXEMPLO NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DOS AUSENTES (RS)
Dr. André Jasper
Este roteiro visa o desenvolvimento da avaliação por parte dos alunos das diversas características regionais da porção Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, com abordagem para a aplicabilidade do estudo das Ciências Exatas e Naturais. Relata-se as atividades desenvolvidas na disciplina de "Saída a Campo em Educação Ambiental Aplicada às Ciências Exatas" do curso de Mestrado em Ensino de Ciências Exatas (UNIVATES) no caso de uma viagem à região dos Campos de Cima da Serra (RS) e seus sistemas correlatos.

PROPOSTA DE ABORDAGEM DA TRIGONOMETRIA DA PRIMEIRA VOLTA UTILIZANDO O SOFTWARE SINTESOFT TRIGONOMETRIA 2.0
Ms. Maria Madalena Dullius, Dr. Claus Haetinger, Ms. Marli Teresinha Quartieri,
Neiva Althaus, Franciele Fachine, Rosane Fátima Postal, Ludmila Maccali.
Este material apresenta uma proposta de ensino da Trigonometria da primeira volta utilizando o software Sintesoft Trigonometria 2.0. Além da descrição do funcionamento básico do siftware, apresentam-se exercícios que envolvem o contéudo de Trigonometria, bem como os objetivos a eles relacionados.

PROVAS DA 11ª OLIMPÍADA MATEMÁTICA DA UNIVATES
Ms. Maria Madalena Dullius, Dr. Claus Haetinger, Ms. Marli Teresinha Quartieri,
Carolina Kern, Édina Roberta Storck, Taila Gish, MS. Márcia Jussara Rehefeldt
A Olímpiada Matemática da UNIVATES é um evento desenvolvido desde 1997 que visa aproveitar o gosto natural dos jovens pelas competições e estimulá-los a um aprendizado menos burocrático da matemática através da resolução de problemas novos e desafiantes. Além disso,o evento busca inventivar os professores a levarem o "dia-a-dia" para a sala de aula, tornando o ensino menos livresco e conteudista. As provas, específicas por série, destinam-se a alunos desde a 4ª série do Ensino Fundamental até o final do Ensino Médio. As questões que compõe as provas tem caráter interdisciplinar e o uso da calculadora é permitido.
Clique abaixo para ver a prova de cada série:

ESTUDO E PREPARAÇÃO DO ETANO
Dr. Milton Antonio Auth, Dra. Miriam Ines Marchi, Dra. Eniz Conceição Oliveira,
Vanessa Paula Reginatto, Marlete Finke Mörs
A presente unidade curricular foi elaborada para orientar o trabalho a ser realizado com professores e com turmas de estudantes da educação básica. Nesta unidade, são apresentadas atividades experimentais de extração e preparação do etanol, (fonte de matéria prima, como o abacaxi e a cana-de-açúcar), buscando relacionar os conteúdos de química, física, biologia e matemática e compreendendo os processos de fermentação e destilação.

ESTUDO E PREPARAÇÃO DO BIODIESEL
Dr. Milton Antonio Auth, Dra. Miriam Ines Marchi, Dra. Eniz Conceição Oliveira,
Vanessa Paula Reginatto, Marlete Finke Mörs
Pensando em alternativas para uma melhor compreensão da problemática ambiental envolvendo as energias alternativas, propõe-se uma unidade curricular sobre o Biodiesel como sugestão de trabalho a ser realizado com professores e com turmas de estudantes da educação básica. Nesta unidade, são descritas atividades experimentais de transformação de óleo de soja (que pode ser de origens e composições distintas, como óleo de frituras) em biodiesel para evidenciar fenômenos físicos e químicos e compreender o processo de transesterificação. Além disso, são apresentados alguns aspectos relevantes sobre o biodiesel, sobre processos de transformação e sobre a relação do uso de combustíveis com o ambiente.

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM BASE NUM FRAGMENTO DE MATA
Dr. Milton Antonio Auth, Marivana da Silva Rigo, Dr. Odorico Konrad
A presente proposta está direcionada para o Ensino de Ciências, em especial, na 5ª e na 6ª séries do Ensino Fundamental. Nessa perspectiva, se propõe a abordagem de conceitos científicos relacionados com a realidade dos educandos a partir de uma visita a um fragmento de mata. A seleção das atividades e textos da proposta curricular tem como princípio conceitos referentes ao desenvolvimento de relações ecológicas e Reino Plantae. São apresentados ainda uma série de comentários sobre a organização e o desenvolvimento das atividades e as constatações a partir da sua testagem com uma turma de alunos.

A ORGANIZAÇÃO DE DOSSIÊS NA CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO
Dra. Marlise Heemann Grassi
A proposta deste documento é apresentar as possibilidades de aprendizagem que a elaboração/organização de dossiês oferece em diferentes níveis de ensino. As aprendizagens conceituais e processuais que podem ser proporcionadas pelo dossiê agregam componentes relacionais e comunicativos, de indiscutível valor pessoal e profissional. São apresentadas e discutidas as etapas necessárias à elaboração e organização de um dossiê.
Inscreva-se
Nos envie sua dúvida.
*Erro: Todos os dados devem ser preenchidos
Sua mensagem foi enviada com sucesso!