Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates participa de avaliação de livros da Capes

Postado em 04/04/2017 09h49min

Por Ana Amélia Ritt

Até o final desta semana, o professor da Univates Rogério Schuck participará da avaliação dos livros publicados por mestrandos ou doutorandos durante o quadriênio 2013-2016. O evento é promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), envolvendo todos os programas de pós-graduação ligados à área de ensino do Brasil. Schuck é professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE).
 
O evento conta com a participação de 22 professores avaliadores de instituições comunitárias, privadas e públicas de todo o país. Esta é a segunda vez que Schuck é convidado a participar da avaliação da Capes, depois de ser indicado pelos docentes dos PPGs para representar a Instituição. “Esta experiência é muito interessante, porque não só lemos sobre assuntos da nossa área, mas também vivenciamos o espaço da Capes. É uma oportunidade para aprender muito e, ao voltar, pretendo auxiliar na qualificação das publicações do PPGEnsino e PPGECE. Como pesquisadores, precisamos de desafios, ampliar os horizontes de compreensão, e isso acontece não só pela leitura e investigação, mas também na troca de experiências em eventos como este”, afirma o professor.
 
Os livros serão analisados na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e, entre os critérios de avaliação, estão a editora, o tipo de publicação, o conselho editorial, facilidade de acesso às obras, premiação, qualidade da obra, entre outros. “A avaliação é um processo coletivo, e caso haja dúvidas, outro avaliador auxilia. A análise é bem criteriosa e segue o Coleta Capes, que precisa estar corretamente preenchido, com todos os dados referentes à publicação e aos autores”, explica Schuck.
 
Texto: Ana Amélia Ritt
Professor Rogério Schuck representa a Univates.

Ana Amélia Ritt

Os livros estão sendo analisados na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Divulgação

Notícias Relacionadas