Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Trabalho de mestranda recebe Menção Honrosa no Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas

Postado em 30/11/2017 09h28min e atualizado em 30/11/2017 09h37min

Por Ana Amélia Ritt

Cerca de 80% das drogas antineoplásicas, ou seja, medicamentos que combatem as células do câncer, são oriundas de produtos naturais ou de seus derivados. Pensando nisso, a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Univates Stefani Natali Stoll, com a orientadora, Dra. Marcia Goettert, e a co-orientadora, Dra. Shanna Bitencourt, pesquisou o uso de um terpeno (substância presente em óleos essenciais) em células de câncer de pulmão.

Esse estudo foi premiado no I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas, que aconteceu em Foz do Iguaçu, no Paraná. Entre 942 trabalhos apresentados, Stefani ficou entre os 20 selecionados para realizar apresentação oral no evento e recebeu menção honrosa de 3º lugar na categoria Tecnologia e Inovação em Saúde.

Stefani, que além de mestranda é Biotecnologista e estudante do curso de Farmácia da Univates, enfatiza o efeito do terpeno em células tumorais.

Após seis dias de tratamento, o terpeno teve a capacidade de reduzir a viabilidade das células cancerosas de maneira semelhante ao quimioterápico já utilizado na terapêutica, sugerindo o terpeno como biomolécula potencial para síntese de novos fármacos
acadêmica Stefani Natali Stoll

Cerca de 4 mil congressistas da América Latina participaram do I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas/Congresso Pan-Americano sobre o Uso Racional de Medicamentos. “É um evento de bastante relevância dentro do âmbito farmacêutico”, afirma a orientadora Márcia Inês Goettert.

Saiba mais

Conforme o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), o câncer de pulmão é o mais comum de todos os tumores malignos. No Brasil, é o segundo câncer mais frequente em homens, depois do câncer de próstata, e o quarto em mulheres.