Programas de pós-graduação estão com inscrições abertas

Postado em 29/01/2018 09h10min e atualizado em 30/01/2018 08h48min

Por Ana Amélia Ritt

Quatro áreas de estudo recebem inscrições para mestrado na Universidade do Vale do Taquari (Univates). Os Programas de Pós-Graduação (PPGs) em Ambiente e Desenvolvimento, Biotecnologia, Sistemas Ambientais Sustentáveis e Ensino de Ciências Exatas recebem inscrições até final de fevereiro.

Tuane Eggers

As inscrições para o mestrado em Biotecnologia podem ser realizadas até 19 de fevereiro. O Programa visa a formar pessoas capazes de gerar e disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos voltados à Biotecnologia nas áreas de produção de alimentos, e saúde humana e animal, com uma visão integrada das perspectivas socioambientais e econômicas.

O PPGBiotec possui área de concentração em Biotecnologia Agroalimentar, com linhas de pesquisa em Biotecnologia na Produção Primária de Alimentos e Biotecnologia na Produção Industrial de Alimentos. Além de uma área de concentração em Biotecnologia em Saúde, com linhas de pesquisa em Detecção e Caracterização de Micro-organismos e Aspectos Moleculares em Processos Fisiopatológicos.

Confira o edital aqui.

Já o mestrado em Ambiente e Desenvolvimento recebe inscrições até 28 de fevereiro. O PPG busca incentivar o espírito crítico e investigativo, que lhe permita identificar, avaliar e propor ações adequadas na solução de problemas ambientais. Dentro de uma visão social da utilização do conhecimento, o diplomado será um agente modificador e disseminador de ações que envolvam o manejo e a utilização dos recursos naturais.

O PPGAD da Univates possui uma área de pesquisa em Espaço, Ambiente e Sociedade, com as linhas de pesquisa: Tecnologia e Ambiente, Espaço e Problemas Socioambientais e Ecologia.

Tuane Eggers

Até 23 de fevereiro o mestrado em Sistemas Ambientais Sustentáveis recebe inscrições. O objetivo é formar profissionais qualificados capazes de gerar, disseminar e aplicar conhecimento científico, tecnológico e legal voltado ao sistema agroalimentar de alimentos, subsidiando uma visão integrada das perspectivas socioambientais e econômicas na produção agroindustrial familiar, e aos processos de licenciamento de empreendimentos, sustentabilidade produtiva e tratamento adequado dos resíduos.

O PPGSAS possui área de concentração em Tutela Jurídica Ambiental, com linhas de pesquisa em Legislação para Empreendimentos Agroindustriais e Bases Ecológicas para o Licenciamento Ambiental. E área em Sustentabilidade da Cadeia Produtiva, com linhas de pesquisa em Eficiência Produtiva na Agroindústria e Sistemas Produtivos Agroindustriais Avançados.

Confira o edital aqui.

Com inscrições abertas até 20 de fevereiro, o mestrado em Ensino de Ciências Exatas busca formar profissionais que possam atuar na educação básica e superior com visão crítica e inovadora dos processos de ensino e de aprendizagem. Além disso, capazes de praticar a interdisciplinaridade e desenvolver atividades, unidades didáticas, projetos, cursos e outras formas de integração entre as diferentes disciplinas e conteúdos de Ciências e Matemática, aproximando-se de metodologias ativas de ensino.

O PPGECE possui área de concentração em Ensino de Ciências e Matemática, com linhas de pesquisa em Formação de Professores e Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências Exatas e Tecnologias, metodologias e recursos didáticos para o ensino de Ciências e Matemática.

Tuane Eggers

Mais informações podem ser conferidas no site www.univates.br/pos-graduacao ou pelo telefone (51) 3714-7058.