PPGAD debateu sobre recursos hídricos

Postado em 12/07/2017 15h51min

Por -

No último sábado, dia 8, ocorreu a palestra “Pesquisas em recursos hídricos: aproximações entre Portugal e Brasil”, promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento da Univates (PPGAD). A atividade debateu o assunto a partir da troca de experiências de pesquisas realizadas na Universidade do Minho, em Portugal, na Univates, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

Conforme os ministrantes, diversas pesquisas são possíveis na área de recursos hídricos e é importante articulá-las para que haja a gestão das águas de forma integrada.

Conheça os ministrantes:

Francisco da Silva Costa, doutor em Geografia Física e Estudos Ambientais pela Universidade do Minho/Portugal. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade do Minho/Portugal. Tratou da questão das potencialidades e dos desafios da gestão dos recursos hídricos em bacias hidrográficas transfronteiriças entre Portugal e Espanha.

Jane Márcia Mazzarino, doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento da Univates e coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunicação, Educação Ambiental e Intervenções (Ceami).

Luciana Turatti, doutora em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento da Univates e pesquisadora do Ceami.

Eliane Maria Foleto, doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria. Tratou das pesquisas desenvolvidas pelo grupo de pesquisa hidrogeo/UFSM sobre a gestão dos recursos hídricos no Brasil e no Rio Grande do Sul e das áreas protegidas e sua importância para a proteção ambiental.

Luís Alberto Basso, doutor em Geografia Física e Ordenação do Território pela Universidade de Zaragoza/Espanha. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tratou das pesquisas desenvolvidas na área da análise qualitativa dos recursos hídricos em diferentes cursos de água e da proteção e recuperação das características qualiquantitativas das águas.

Josiane Paula da Luz, doutora em Ambiente e Desenvolvimento pela Univates e pesquisadora do Ceami. Atualmente é professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Tratou da governança das águas na bacia hidrográfica do rio Taquari-Antas.

Mara Alini Meier, doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é bolsista de pós-doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento da Univates e integrante do Ceami. Tratou das pesquisas desenvolvidas na área de gestão dos recursos hídricos no estado do Rio Grande do Sul, da implementação dos instrumentos de gestão de recursos hídricos previstos na legislação estadual de recursos hídricos e da representação e representatividade social do comitê da bacia hidrográfica do rio Taquari-Antas. Tratou também de pesquisas que compararam a estrutura legal de gestão de recursos hídricos no Brasil e em Portugal. Por fim, apresentou a pesquisa que vem desenvolvendo no pós-doutorado da Univates que trata da educação ambiental voltada às águas das bacias hidrográficas.

Grupo de ministrantes do evento.