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Detalhes do Projeto de Pesquisa

Ciências Exatas da Escola Básica ao Ensino Superior

Coordenação: Dra. Ieda Maria Giongo

Pesquisadores:

Dra. Ieda Maria Giongo
Dra. Angélica Vier Munhoz
Dra. Márcia Jussara Hepp Rehfeldt
Dra. Marli Teresinha Quartieri
Dra. Sônia Elisa Marchi Gonzatti
Dra. Suzana Feldens Schwertner
Dra. Jane Herber
Ma. Cristiane Antônia Hauschild


Voluntários(as):

Ma. Ana Paula Krein Müller
Ma. Fabiane Olegário
Ma. Cláudia Inês Horn
Ma. Claudia Schvingel
Ma. Janaína de Ramos Ziegler
Ma. Fernanda Eloisa Schmitt
Maria Helena Hermann
André Gerstberger


Bolsistas:

- 2 bolsas Univates

- 1 bolsa Fapergs 

- 1 bolsa CNPq


Mestrandos:

Tatiane Cristina Bernstein
Elise Cândida Dente
Ludmila Maccali


Órgãos Financiadores:

- Centro Universitário UNIVATES
- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES)
- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS)
- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)


Resumo:

A pesquisa Ciências Exatas da Escola Básica ao Ensino Superior objetiva, centralmente, promover movimentos e ruptura no currículo escolar das disciplinas de Matemática, Química e Física usualmente presente nas escolas de educação básica e em cursos de ensino superior. Atualmente, está dividida em seis dimensões: A escola e as novas configurações da contemporaneidade: a voz de estudantes concluintes do Ensino Médio e Fundamental; Impactos de oficinas de formação continuada em Escolas de Educação Infantil e Anos Iniciais do Vale do Taquari; Educação matemática e o dispositivo da Tecnocientificidade (em parceria com o Grupo GIPEMSUnisinos); As matemáticas que emergem em práticas laborais de um grupo de engenheiros e seus entrecruzamentos com as disciplinas de Cálculo; Despertando a vocação científica em um grupo de estudantes da Escola Básica do Vale do Taquari e Estratégias metodológicas visando à inovação e reorganização curricular no campo da educação matemática no ensino fundamental. Tendo como referencial teórico, estudos que enfocam o currículo escolar frente às novas configurações na contemporaneidade, as ações, distribuídas nas distintas dimensões abarcam, dentre outros, estudos teóricos, oferta de cursos de formação de professores, realização de entrevistas, acompanhamento de práticas pedagógicas e laborais e análise de documentos.

Sub projetos
Coordenação: Dra. Suzana Feldens Schwertner
Pesquisador(a):

Dra. Suzana Feldens Schwertner
Dra. Ieda Maria Giongo
Dra. Angélica Vier Munhoz


Voluntários(as):

Ma. Claudia Inês Horn
 


Bolsistas:

- 1 bolsa Fapergs

- 1 bolsa CNPq EM


Mestrandos:

- Daniela Diesel

- Daniela Weber


Fontes Financiadoras:

- Centro Universitário UNIVATES
- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS)
- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)


Resumo:

Configurando-se como uma ação do projeto de pesquisa intitulado Ciências Exatas na Escola Básica, (Centro Universitário UNIVATES) que tem como objetivo produzir uma discussão no campo do currículo, a partir de autores como Michel Foucault e Ludwig Wittgenstein, o presente projeto busca compreender como a instituição escolar situa-se frente aos novos espaços e as diferentes configurações sociais e políticas da contemporaneidade, tomando como base os estudos Pós-estruturalistas e a Filosofia da diferença.

Coordenação: Dra. Márcia Jussara Hepp Rehfeldt
Pesquisador(a):

Dra. Márcia Jussara Hepp Rehfeldt
Dra. Ieda Maria Giongo
Dra. Marli Teresinha Quartieri
Ma. Cristiane Antonia Hauschild


Voluntários(as):

Karina Corbellini Brito de Azambuja


Bolsistas:

1 bolsa Univates


Fontes Financiadoras:

- Centro Universitário UNIVATES
- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS)
- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)


Resumo:

A presente proposta de investigação tem como objetivo examinar os jogos de linguagem matemáticos que emergem das observações das práticas laborais de um grupo de engenheiros e suas semelhanças de família com aqueles gestados nas disciplinas de cálculo e sua produtividade para que se (re)pensem os processos de ensino e de aprendizagem de disciplinas vinculadas à Matemática em cursos de engenharia. Traz como aportes teóricos as ideias da maturidade de Ludwig Wittgenstein (1991), expressas por alguns de seus comentadores, em  especial Condé (1998, 2004). No tocante aos aspectos metodológicos, a pesquisa se desenvolverá de forma qualitativa com inspirações etnográficas. As ações da presente proposta podem ser assim descritas: a) visitas aos locais de trabalho dos engenheiros para ver o uso que eles fazem dos conceitos matemáticos; b) análise dos materiais obtidos nas visitas à luz de referenciais teóricos; c) Construção de material instrucional a ser disponibilizado às turmas de alunos das disciplinas de Cálculo dos cursos de Engenharia; d) Aplicações do material instrucional nas disciplinas de Cálculo; e) Questionário e entrevistas com um grupo de alunos selecionados nas disciplinas referidas no item anterior; f) Reuniões com os coordenadores de Curso, participações em fóruns de ensino de engenharia, colegiados de cursos e conselhos de centro com o intuito de apresentar os resultados da pesquisa e as ações propostas pelo grupo de pesquisadoras; g) Participação, com apresentação de trabalho, em eventos da área de Engenharia e Matemática; h) Escrita de artigos a serem submetidos a revistas da área; i) Confecção do e-book. Espera-se, com a pesquisa, atingir duas premissas básicas: a) Aproximação constante e sistemática da Universidade com o mercado de trabalho por meio da visita a estes locais e problematização de suas atividades laborais. b) Qualificar os processos de ensino e de aprendizagem das disciplinas vinculadas ao Cálculo nos cursos de Engenharia, tendo em vista os altos índices de reprovação e evasão o que acarreta falta de engenheiros qualificados no mercado de trabalho.

Coordenação: Dra. Ieda Maria Giongo
Pesquisador(a):

Dra. Ieda Maria Giongo
Dra. Angélica Vier Munhoz
Dra. Marli Teresinha Quartieri
Dra. Márcia Jussara Hepp Rehfeldt


Voluntários(as):

Ma. Janaína de Ramos Ziegler
Ma. Fernanda Eloisa Schmitt
André Gerstberger


Bolsistas:

6 bolsas CAPES

Pós-Doutoranda PNPD CAPES:
Ana Cristina Ghislene

Professoras da Rede Pública bolsistas CAPES:
Mara Oliveira de Azevedo
Evandra Bottega
Ivanir Maria Lucca Weber
Viviane Brune
Marisa Cristina Görgen
Graciela Fleck

 


Mestrandos:

Tatiane Cristina Bernstein
Elise Cândida Dente
Ludmila Maccali


Fontes Financiadoras:

- Centro Universitário UNIVATES
- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES)


Resumo:

Esta proposta de investigação tem por objetivo problematizar e propor estratégias metodológicas com vistas à inovação e reorganização curricular na disciplina Matemática em seis escolas públicas de Educação Básica do Vale do Taquari, RS, que possuem considerável distância entre o IDEB relativo à 4ª série/5º ano e 8ª série/9º ano. A investigação terá caráter quantitativo-qualitativo pois, além de operar com índices das avaliações externas (SAEB e Prova Brasil) e internas (simuladas pela equipe), serão feitas observações das aulas de Matemática, análise de currículos, discussões com professores e discentes por meio da técnica de grupo focal, entrevistas semiestruturadas e questionários. Paralelamente, serão realizados estudos coletivos de algumas tendências no âmbito da Educação Matemática via cursos de formação continuada - Modelagem Matemática, Etnomatemática e Investigação Matemática - efetivados conjuntamente com os mestrandos, bolsistas de Iniciação Científica e docentes na sede das escolas. A partir de tais estudos, pretende-se que os educadores das escolas parceiras implementem em suas turmas as propostas metodológicas estudadas, orientados pelos colegas bolsistas de escola e mestrandos. Ademais, os alunos e docentes serão entrevistados com o propósito de verificar as implicações dessas metodologias nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática. Espera-se que tais ações sejam produtivas aos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática e aumentem o IDEB dos educandários pesquisados, além de diminuir a distância entre o índice dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental.

Coordenação: Dra. Ieda Maria Giongo
Pesquisador(a):

Dra. Ieda Maria Giongo
Dra. Marli Teresinha Quartieri
Dra. Sônia Elisa Marchi Gonzatti
Dra. Jane Herber


Voluntários(as):

Ma. Ana Paula Krein Muller
Maria Helena Hermann


Fontes Financiadoras:

- Centro Universitário UNIVATES
- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS)


Resumo:

  A pesquisa intitulada “Ciências Exatas da Escola Básica ao Ensino Superior” tem como propósito central problematizar o currículo da área das Ciências Exatas (Matemática, Química e Física), promovendo movimentos de ruptura nas práticas pedagógicas relativas a esse campo do conhecimento. Neste sentido, uma das ações está diretamente vinculada aos processos de ensino e de aprendizagem das Ciências Exatas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. E como questão central de investigação: Em que aspectos as atividades problematizadas nos encontros com professores favorecem o envolvimento e a aprendizagem dos estudantes na perspectiva da alfabetização científica? Neste contexto, o grupo de investigadores já desenvolve encontros de formação continuada, em particular, em uma escola de Ensino Fundamental, voltados à discussão de temas vinculados às Ciências Exatas com professores dos Anos Iniciais. O foco é a problematização teórico-metodológica de conceitos e estratégias no ensino de Ciências Exatas, geralmente incluídos nos currículos deste nível de ensino. Assim, a pesquisa é de cunho qualitativo com enfoque em estudo de caso. Durante os encontros serão realizadas gravações e entrevistas semi-estruturadas com o objetivo de analisar os avanços e as dificuldades enfrentadas pelos docentes nas situações de aprendizagem problematizadas. Além disso, é intuito filmar algumas aulas dos professores para observar as reações dos alunos durante o desenvolvimento de atividades. Espera-se que as experiências vivenciadas durante os encontros de formação continuada sejam válidas e significativas tanto para os docentes como para os discentes.