Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Detalhes do Projeto de Pesquisa

Estruturação e implantação de uma plataforma de monitoramento ambiental com vistas ao gerenciamento de eventos climáticos extremos e de desastres naturais no Vale do Taquari

Coordenação: Me. Rafael Rodrigo Eckhardt

Pesquisadores:

Me. Rafael Rodrigo Eckhardt
Me. Augusto Alves
Dr. Guilherme Garcia de Oliveira
Dr. Paulo Fernando Salvador
Dr. Claus Haetinger
Me. José Luiz Fay de Azambuja


Voluntários(as):

Dr. Marcelo Malheiros
Dr. Luis Antônio Schneiders
Dr. Juliano Schirmbeck


Bolsistas:

1 bolsa Univates


Órgãos Financiadores:

- Centro Universitário UNIVATES/SCIT


Resumo:

Inundações são eventos frequentes na cidade na região do Vale do Taquari, causando danos e prejuízos a cada nova ocorrência. Esses eventos são causados por fatores naturais dentro da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas: a região mais ao norte da bacia está a uma altitude elevada em relação à região ao sul, onde se localiza o Vale do Taquari. Dessa forma, o relevo do rio é mais inclinado e a água escoa com maior velocidade. Quando o rio chega na região mais baixa da Bacia, o relevo se torna mais plano e o fluxo de menor velocidade, porém quando o acumulado de água é maior que o normal, o leito não comporta e a água acaba extravasando, causando uma inundação. Apesar dos fatores naturais, ações humanas como construções em áreas de risco e avanço da cidade sem planejamento, contribuem com o aumento dos prejuízos causados pelas inundações à população. O principal objetivo do projeto é desenvolver uma plataforma de monitoramento hidrometeorológico que possa prever a ocorrência de inundações e emitir alertas. Com isso, a população terá mais tempo para se preparar e proteger quando acontecer uma inundação, também, órgãos como a Defesa Civil terão um suporte maior para atender às pessoas antes que a inundação ocorra. Depois de um estudo realizado em 2013, foram instalados 10 pluviômetros, aparelho que mede a quantidade de chuva ocorrida, e 8 linígrafos, aparelho que mede o nível do rio, na região da Bacia Taquari-Antas. Estes instrumentos enviam dados em tempo real para um portal web, o qual disponibiliza tais informações através do link: netsenses.univates.br. Porém, esta estrutura requer que um operador acompanhe o portal para fazer o monitoramento e possível alerta de inundação. Pensando em melhorar o sistema, está sendo desenvolvida uma plataforma de monitoramento automática, que enviará alertas automáticos para autoridades, como Defesa Civil e bombeiros, quando o rio entrar em estado de alerta de inundação. A base da plataforma foi desenvolvida pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), e funciona cruzando dados de satélites de previsão de chuva junto com os dados medidos pelos aparelhos instalados na Bacia Taquari-Antas.