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Detalhes do Projeto de Pesquisa

O currículo em espaços escolares e não escolares no Brasil e na Colômbia: diferentes relações com o aprender e o ensinar

Coordenação: Dra. Angélica Vier Munhoz

Pesquisadores:

Dra. Angélica Vier Munhoz
Dr. Cristiano Bedin da Costa
Dra. Suzana Feldens Schwertner
Dra. Morgana Domênica Hattge
Dra. Mariane Inês Ohlweiler


Voluntários(as):

Ma. Ana Paula Crizel
Ma. Claudia Inês Horn
Ma. Fabiane Olegário
Ma. Francine Nara Freitas
Ma. Maria da Glória Munhoz Roos

 


Bolsistas:

- 3 bolsas Univates

- 1 bolsa CNPq

- 1 bolsa Fapergs

Pós-Doutoranda:
Dra. Ana Cristina Ghisleni


Mestrandos:

Adriana de Oliveira Pretto
Alissara Zanotelli
Francisco Paulo Rodrigues Mestre

 


Órgãos Financiadores:

- Centro Universitário UNIVATES
- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES)
- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS)
- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)


Resumo:

O grupo de pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/CNPq) está vinculado à pesquisa “O currículo em espaços escolares e não escolares no Brasil e na Colômbia: diferentes relações com o aprender e o ensinar”, do Mestrado em Ensino do Centro Universitário Univates e ao subprojeto “Espaços e movimentos do currículo: entre o escolar e o não escolar e o escolarizado e o não escolarizado”, aprovado pelo Edital Universal MCTI/CNPq Nº 14/2013. Com início em 2013, o grupo de pesquisa busca investigar as especificidades curriculares em espaços escolares e não escolares e suas relações e cruzamentos com os movimentos escolarizados e não escolarizados, tomando como aporte teórico o pensamento pós-nietzschiano da diferença, tal como é proposto por autores como Gilles Deleuze, Michel Foucault e Roland Barthes. Neste sentido, ao perguntar pelos modos através dos quais se constitui o currículo em determinados espaços escolares e não escolares, questionando-se sobre suas semelhanças, diferenças e rupturas, a pesquisa, além de pensar um currículo rizomático e transversal em contraposição à concepção disciplinar e linear de currículo criada como modelo para a escola moderna, também se propõe a uma investigação das condições de possibilidade dos referidos espaços, assim como dos marcadores sociais, políticos e econômicos que operam em sua constituição. O campo empírico da pesquisa é constituído por três espaços escolares e dois não escolares. Trata-se, pois de buscar compreender como se constituem esses currículos e que efeitos eles produzem, contribuindo para os estudos e discussões do tema da pesquisa. Tais discussões estão sendo apresentadas em eventos nacionais e internacionais e publicadas em periódicos científicos.