Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Detalhes do Projeto de Pesquisa

Relação entre a formação inicial e continuada de professores de Matemática da Educação Básica e as competências e habilidades necessárias para um bom desempenho nas provas de Matemática do SAEB, Prova Brasil, PISA, ENEM E ENADE

Coordenação: Dra. Maria Madalena Dullius

Resumo:

Nesta pesquisa em desenvolvimento temos como objetivo analisar as habilidades e competências necessárias para um bom desempenho, no âmbito da Matemática, nas avaliações externas do SAEB, Prova Brasil, PISA, ENEM e ENADE, bem como verificar se a formação inicial e continuada dos professores contemplam tais habilidades e competências e a partir desses resultados propor ações e desenvolver atividades de intervenção pedagógica que possam contribuir para melhoria dos índices de desempenho nas referidas provas. Para a metodologia de trabalho faremos uso constante dos dados disponíveis no site do INEP e em alguns casos o estudo será in loco. Em função da amplitude de ações, a proposta metodológica da pesquisa abrange estudos de cunho mais qualitativo em alguns casos e em outros o foco predominante será a análise quantitativa. O principal resultado esperado é contribuir para a melhoria da qualidade de ensino da área de Matemática.