Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Detalhes do Projeto de Pesquisa

As matemáticas que emergem em práticas laborais de um grupo de engenheiros e seus entre cruzamentos com as disciplinas de cálculo

Coordenação: Dra. Márcia Jussara Hepp Rehfeldt

Pesquisadores:

Dra. Márcia Jussara Hepp Rehfeldt
Dra. Ieda Maria Giongo
Dra. Marli Teresinha Quartieri
Ma. Cristiane Antonia Hauschild


Voluntários(as):

Karina Corbellini Brito de Azambuja


Bolsistas:

1 bolsa Univates


Órgãos Financiadores:

- Centro Universitário UNIVATES
- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS)
- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)


Resumo:

A presente proposta de investigação tem como objetivo examinar os jogos de linguagem matemáticos que emergem das observações das práticas laborais de um grupo de engenheiros e suas semelhanças de família com aqueles gestados nas disciplinas de cálculo e sua produtividade para que se (re)pensem os processos de ensino e de aprendizagem de disciplinas vinculadas à Matemática em cursos de engenharia. Traz como aportes teóricos as ideias da maturidade de Ludwig Wittgenstein (1991), expressas por alguns de seus comentadores, em  especial Condé (1998, 2004). No tocante aos aspectos metodológicos, a pesquisa se desenvolverá de forma qualitativa com inspirações etnográficas. As ações da presente proposta podem ser assim descritas: a) visitas aos locais de trabalho dos engenheiros para ver o uso que eles fazem dos conceitos matemáticos; b) análise dos materiais obtidos nas visitas à luz de referenciais teóricos; c) Construção de material instrucional a ser disponibilizado às turmas de alunos das disciplinas de Cálculo dos cursos de Engenharia; d) Aplicações do material instrucional nas disciplinas de Cálculo; e) Questionário e entrevistas com um grupo de alunos selecionados nas disciplinas referidas no item anterior; f) Reuniões com os coordenadores de Curso, participações em fóruns de ensino de engenharia, colegiados de cursos e conselhos de centro com o intuito de apresentar os resultados da pesquisa e as ações propostas pelo grupo de pesquisadoras; g) Participação, com apresentação de trabalho, em eventos da área de Engenharia e Matemática; h) Escrita de artigos a serem submetidos a revistas da área; i) Confecção do e-book. Espera-se, com a pesquisa, atingir duas premissas básicas: a) Aproximação constante e sistemática da Universidade com o mercado de trabalho por meio da visita a estes locais e problematização de suas atividades laborais. b) Qualificar os processos de ensino e de aprendizagem das disciplinas vinculadas ao Cálculo nos cursos de Engenharia, tendo em vista os altos índices de reprovação e evasão o que acarreta falta de engenheiros qualificados no mercado de trabalho.