Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Detalhes do Projeto de Pesquisa

Bioecologia e controle de ácaros em agroecossistemas e ambiente natural no estado do Rio Grande do Sul

Coordenação: Dr. Noeli Juarez Ferla

Pesquisadores:

Dr. Noeli Juarez Ferla (Bolsista de Produtividade CNPq)
Dra. Liana Johann
Dr. Eduardo Miranda Ethur
Dra. Mônica Jachetti Maciel
Dra. Claucia Fernanda Volken de Souza
Dra. Elisete Maria de Freitas


Bolsistas:

04 Bolsistas Univates, 02 Bolsistas CNPq, 02 Bolsistas FAPERGS, 02 Bolsistas de Iniciação Científica Ensino Médio.


Mestrandos:

Danielle Galvan e Patrícia Vogel.


Doutorandos:

Bruna Ehlert (PPGAD), Darliane Evangelho Silva (PPGAD), Guilherme Liberato da Silva (PPGMAA), João Siebert (PPGTA), Joseane Moreira do Nascimento (PPGBiotec), Matheus dos Santos Rocha (PPGBio), Maicon Toldi (PPGAD) e Rita Tatiane da Silva (PPGBiotec).

Pós-Doutorando - Dinarte Gonçalves (PPGAD).

 


Órgãos Financiadores:

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES),

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq),

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) 

Secretaria de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SDECT- Apoio aos Polos Tecnológicos) e Centro Universitário UNIVATES.


Resumo:

O estado do Rio Grande do Sul é o maior produtor de arroz (Oryza sativa L.) do Brasil, sendo responsável por 62% da produção. Entretanto, parte dessa produção é anualmente perdida pela infestação de ácaros. Devido à importância dos ácaros para a orizicultura e a presença do ácaro fitófago Schizotetranychus oryzae Rossi de Simons (Tetranychidae) associado às populações do ácaro predador Neoseiulus paraibensis (Moraes & McMurtry) (Phytoseiidae) nas lavouras de arroz do estado, são necessários estudos para determinar a associação das duas espécies e o possível controle deste fitófago por N. paraibensis. Uma alternativa potencial de controle biológico desta praga envolve a aplicação do fungo entomopatogênico e acaricida Metarhizium anisopliae, que será avaliada através de bioensaios laboratoriais e em plantas de arroz infestadas. Estudos moleculares envolvendo a técnica de SSH (Suppression Subtractive Hybridization) também serão realizados para identificar genes diferencialmente expressos em folhas de arroz na presença do ácaro fitófago. Análise dos teores de clorofila e de peroxidação de lipídios, além da expressão do gene marcador de senescência Os SGR serão utilizadas para caracterizar a cinética do processo de senescência, assim como a análise da atividade das enzimas antioxidantes CAT, APX e SOD e a produção de O2- e H2O2 serão utilizadas para caracterizar o nível de estresse oxidativo causado pela infestação dos ácaros. Este trabalho tem como objetivo elucidar os mecanismos moleculares envolvidos na interação dos ácaros com plantas de arroz, bem como sugerir possíveis métodos para o controle biológico do ácaro fitófago S. oryzae.