Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Detalhes do Projeto de Pesquisa

Coordenação:

Resumo: Sub projetos
Coordenação: Prof. Dra. Ieda Maria Giongo
Pesquisador(a):

Márcia J. Hepp Rehfeldt
Marli Teresinha Quartieri
Sônia E. Marchi Gonzatti 


Voluntários(as):

9


Bolsistas:

7 bolsistas de Iniciação Científica


Mestrandos:

3


Fontes Financiadoras:

CNPq

UNIVATES


Resumo:

O projeto, em colaboração com pesquisadores da UFPA, tem como objetivo geral problematizar estratégias de estudantes na resolução de atividades exploratório-investigativas elaboradas em estudos conjuntos com professores dos Anos Iniciais, a fim de examinar quais aprendizagens teórico-metodológicas são desencadeadas por esses professores, considerando a relação ensino-aprendizagem-avaliação a partir de suas próprias experiências. Tendo como parceiros professores e gestores de escolas públicas de dois municípios - um gaúcho e um paraense -  a metodologia prevê que sejam desenvolvidas atividades investigativas enfocando conteúdos de Geometria e Álgebra. Espera-se que a  pesquisa aliada a ação formativa possa, por um lado, promover movimentos de mudança nos currículos escolares instituídos e, por outro, contribuir para o desencadeamento de novas problematizações.