Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Detalhes do Projeto de Pesquisa

Identidades étnicas em espaços territoriais da Bacia hidrográfica do Taquari-Antas/RS: história, movimentações e desdobramentos socioambientais

Coordenação: Luís Fernando da Silva Laroque

Pesquisadores:
Fernanda Storck Pinheiro 
Luis Fernando Beneduzi
Neli Teresinha Galarce Machado 
Tiago Weizenmann 
 
 

Órgãos Financiadores:
Universidade do Vale do Taquari - Univates
PROSUP/CAPES
FAPERGS

Resumo:
A pesquisa visa estudar e aprofundar questões de caráter histórico, cultural e ambiental, para visualização de um cenário identitário na região. O recorte espacial abrange territórios da Bacia Hidrográfica do Taquari-Antas e adjacências, localizados na porção centro leste do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Considerando as ocupações indígenas Kaingang, de colonizadores portugueses, espanhóis e escravos negros, imigrantes europeus e descendentes de açorianos, alemães, italianos e, mais recentemente haitianos, e senegaleses, bem como os impactos socioambientais provocados pela presença destas populações, as questões que orientam o problema da pesquisa são: Quais os territórios da Bacia Hidrográfica do Taquari-Antas e adjacências que foram ocupados e reocupados pelos indígenas Kaingang no passado e na atualidade? Como são vivenciados no território as dinâmicas socioambientais gestadas em decorrência dos fluxos e permanências de pessoas de diversas origens étnicas, açorianos, alemães, italianos, haitianos e senegaleses em espaços da Bacia Hidrográfica do Taquari-Antas? Quais as continuidades e ressignificações culturais que são perceptíveis nas sociabilidades destes grupos étnicos no decorrer do processo histórico? Frente a estas questões norteadoras o objetivo geral do projeto consiste em analisar ocupações, dinâmicas de movimentações e desdobramentos socioambientais envolvendo identidades indígenas, de europeus e seus descendentes, americanas e africanas localizadas em territórios da Bacia hidrográfica do Taquari-Antas e adjacências no decorrer do processo histórico. Ressaltamos que há trabalhos indicando que colonizadores, escravos negros e imigrantes europeus, chegados a partir da segunda metade do século XVIII e século XIX, estabeleceram-se em territórios da Bacia Hidrográfica do Taquari-Antas que tradicionalmente encontravam-se ocupados pelos indígenas. Tratando-se de um período mais recente, sobretudo, do século XX e século XXI começam a aparecer estudos monográficos preliminares, bem como algumas dissertações e teses sobre os quais os resultados da pesquisa pretende avançar enfocando, sobretudo a história, as movimentações e os desdobramentos socioambientais envolvendo as identidades referidas em territórios da Bacia hidrográfica do Taquari-Antas e adjacências.