Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Detalhes do Projeto de Pesquisa

Experimentos interativos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental oportunizando o despertar do espírito científico

Coordenação: Marli Teresinha Quartieri

Pesquisadores:

Marli Teresinha Quartieri

Maria Madalena Dullius

Italo Gabriel Neide

Miriam Inês Marchi


Voluntários(as):

Adriana Belmonte Bergmann

Andréia Spessato de Maman

Vanessa Reginatto


Mestrandos:

Ana Paula Dick


Órgãos Financiadores:

- Centro Universitário UNIVATES

- Edital CNPq/INSTITUTO TIM Nº 02/2015


Resumo:

O projeto intitulado “Experimentos interativos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental oportunizando o despertar do espírito científico” tem por objetivo despertar o espírito científico, a curiosidade e o gosto pelas Ciências Exatas, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, por meio de atividades que visem à difusão e popularização das ciências, tendo como foco o tema luz. Serão desenvolvidas três ações: cursos de formação continuada; produção de um kit experimento para distribuição nas escolas e de um livro paradidático na forma impressa e online; e, o evento denominado “Aprender Experimentando Junior”. Os cursos de formação continuada serão destinados para professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de escolas do Vale do Taquari/RS, com o objetivo de explorar experimentos interativos da área de Ciências Exatas os quais poderão ser desenvolvidos na prática pedagógica dos professores participantes. Por meio dos materiais que comporão o kit experimento os docentes poderão efetivar experimentos em sua sala de aula, em particular aqueles relacionados ao tema luz. No livro paradidático serão apresentadas atividades experimentais com instruções e referencial teórico, podendo servir de suporte para o professor em sua prática pedagógica. O “Aprender Experimentando Junior”, destinado aos alunos dos Anos Iniciais das escolas de trinta e seis municípios, será realizado em outubro de 2016 e outubro de 2017. Neste evento, os participantes terão a oportunidade de serem cientistas por algumas horas, pois serão convidados a manipular, observar, analisar, explicar, interpretar, prever e compreender alguns experimentos selecionados, focando o tema luz, sob orientação de bolsistas e professores. Espera-se com estas ações contribuir para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem na área de Ciências Exatas nos Anos Iniciais.