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Detalhes do Projeto de Pesquisa

Um estudo sobre a relação da integração disciplinar na organização do currículo na escola básica e a aprendizagem significativa

Coordenação: Dr José Claudio Del Pino

Pesquisadores:

Dra Eniz Oliveira

Dra Miriam Marchi


Voluntários(as):

Ma Vanessa Vian


Órgãos Financiadores:

CNPq/MEC/CAPES

FAPERGS 


Resumo:

Os estudos sobre a interdisciplinaridade são importantes e tornaram-se obrigatórios na discussão que envolva aspectos metodológicos de ensino, pois, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio apresentam como proposição que as áreas curriculares (Linguagens e Códigos e suas tecnologias, Ciências da Natureza e Matemática e suas tecnologias e Ciências Humanas, Filosofia e suas tecnologias) sejam estruturadas de tal forma que o eixo articulador entre elas seja a interdisciplinaridade e a contextualização. Este trabalho tem como proposta acompanhar e analisar como ocorre a criação, a construção e a execução de uma proposta interdisciplinar para o ensino médio. Entender como se efetua a passagem de uma concepção mais fragmentada de ensino, onde o professor só tem a preocupação de organizar e vivenciar apenas a sua disciplina, para outra concepção mais colaborativa, onde a organização e a execução das aulas são tratadas e trabalhadas em grupo. Portanto, tem como problema de pesquisa: Quais as contribuições do desenvolvimento de proposta interdisciplinar na escola básica para a formação de professores e a aprendizagem significativa dos estudantes que propicie sua educação científica? Os objetivos propostos para a pesquisa são: investigar na realidade escolar, os resultados obtidos nos processos de construção e execução de propostas interdisciplinares que objetivam a formação científica do estudante e que contribua para o exercício da cidadania; desenvolver propostas pedagógicas interdisciplinares, de caráter investigativo, envolvendo temas do interesse dos estudantes buscando a integração das diferentes áreas do conhecimento e os conhecimentos prévios dos alunos, como fator multiplicador dos projetos interdisciplinares bem sucedidos nas escolas. Esta pesquisa se constitui metodologicamente como um estudo de caso que se caracteriza por uma investigação em situação bem delimitada, devendo ter seus contornos claramente definidos. Na primeira etapa da pesquisa serão desenvolvidos estudos sobre as propostas de organização curricular numa perspectiva interdisciplinar, de duas escolas, da rede pública de ensino básico, localizadas nos municípios de Lajeado e Estrela, RS. Nestas escolas são desenvolvidas dois modelos de organização do currículo, uma tem sua estrutura curricular organizada por ciclos de formação, a outra baseada na proposta do ensino politécnico do Estado do Rio Grande do Sul. Para a obtenção dos dados empíricos na investigação, serão utilizados os seguintes instrumentos: análise documental dos projetos interdisciplinares propostos pelas escolas e das produções escritas de professores e alunos na execução dos projetos; questionário e entrevistas semi-estruturadas gravadas em áudio e vídeo. As respostas serão categorizadas, analisadas no referencial teórico da análise discursiva textual. Há a expectativa de que a abertura para o diálogo com professores e alunos, na parceria universidade-escola, proporcione novos posicionamentos e propostas, centrados em trabalhos teórico práticos e político-sociais, com respostas para problemas da atualidade. Espera-se também que o trabalho possa contribuir para uma aprendizagem significativa dos estudantes, onde eles possam interagir, compartilhar e construir o conhecimento, permitindo uma melhor compreensão da realidade que os cerca, possibilitando uma contextualização maior do conhecimento.