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Detalhes do Projeto de Pesquisa

Inserção de recursos computacionais na Educação Básica nas áreas da Matemática e Física e suas implicações nos processos de ensino e de aprendizagem

Coordenação: Dra Marli Teresinha Quartieri

Pesquisadores:

Dra Maria Madalena Dullius

Dr Italo Gabriel Neide

Dra Adriana Belmonte Bergmann


Voluntários(as):

Teresinha Aparecida Faccio Padilha

Fabiane Maria Dastch

Andreia Spessatto de Maman


Mestrandos:

Romildo Cruz


Órgãos Financiadores:

CNPq Edital MCTI/CNPq No 14/2013 - Chamada Universal


Resumo:

Em meio às facilidades de acesso aos diferentes recursos computacionais que encontramos hoje, torna-se imprescindível que a escola faça uso deles como uma possibilidade de tornar o ensino um processo mais dinâmico. Nesse contexto, pretende-se investigar as implicações da inserção dos recursos computacionais nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática e da Física na Educação Básica e disseminar os resultados visando a contribuir para inovações no ensino. O desenvolvimento da pesquisa seguirá pressupostos da pesquisa-ação. Para a coleta de dados, serão utilizados questionários, entrevistas, relatórios de professores, filmagens de aulas, além de gravações de discussões. Acredita-se que os resultados desta pesquisa poderão fomentar a inserção dos recursos computacionais nas aulas de Matemática e de Física da Educação Básica, tornando-as mais dinâmicas e interativas aos alunos e, aos professores, oferecer novas possibilidades para o seu fazer pedagógico.