Projetos de Pesquisa Concluidos

PPGECE e PPGENSINO

Título do projeto: As matemáticas que emergem em práticas laborais de um grupo de engenheiros e seus entre cruzamentos com as disciplinas de cálculo
Coordenação: Dra. Márcia Jussara Hepp Rehfeldt
Pesquisador(a):

Dra. Márcia Jussara Hepp Rehfeldt
Dra. Ieda Maria Giongo
Dra. Marli Teresinha Quartieri
Ma. Cristiane Antonia Hauschild


Voluntários(as):

Karina Corbellini Brito de Azambuja


Fontes Financiadoras:

- Centro Universitário UNIVATES
- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS)
- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)


Resumo:

A presente proposta de investigação tem como objetivo examinar os jogos de linguagem matemáticos que emergem das observações das práticas laborais de um grupo de engenheiros e suas semelhanças de família com aqueles gestados nas disciplinas de cálculo e sua produtividade para que se (re)pensem os processos de ensino e de aprendizagem de disciplinas vinculadas à Matemática em cursos de engenharia. Traz como aportes teóricos as ideias da maturidade de Ludwig Wittgenstein (1991), expressas por alguns de seus comentadores, em  especial Condé (1998, 2004). No tocante aos aspectos metodológicos, a pesquisa se desenvolverá de forma qualitativa com inspirações etnográficas. As ações da presente proposta podem ser assim descritas: a) visitas aos locais de trabalho dos engenheiros para ver o uso que eles fazem dos conceitos matemáticos; b) análise dos materiais obtidos nas visitas à luz de referenciais teóricos; c) Construção de material instrucional a ser disponibilizado às turmas de alunos das disciplinas de Cálculo dos cursos de Engenharia; d) Aplicações do material instrucional nas disciplinas de Cálculo; e) Questionário e entrevistas com um grupo de alunos selecionados nas disciplinas referidas no item anterior; f) Reuniões com os coordenadores de Curso, participações em fóruns de ensino de engenharia, colegiados de cursos e conselhos de centro com o intuito de apresentar os resultados da pesquisa e as ações propostas pelo grupo de pesquisadoras; g) Participação, com apresentação de trabalho, em eventos da área de Engenharia e Matemática; h) Escrita de artigos a serem submetidos a revistas da área; i) Confecção do e-book. Espera-se, com a pesquisa, atingir duas premissas básicas: a) Aproximação constante e sistemática da Universidade com o mercado de trabalho por meio da visita a estes locais e problematização de suas atividades laborais. b) Qualificar os processos de ensino e de aprendizagem das disciplinas vinculadas ao Cálculo nos cursos de Engenharia, tendo em vista os altos índices de reprovação e evasão o que acarreta falta de engenheiros qualificados no mercado de trabalho.


Título do projeto: Difusão das Ciências em escolas de Educação Básica por meio de experimentos interativos
Coordenação: Dra Marli Teresinha Quartieri
Pesquisador(a):

Dra Maria Madalena Dullius

Dr Italo Gabriel Neide

Dra Miriam Inês Marchi

Dra Adriana Belmonte Bergmann


Voluntários(as):

Virginia Furlanetto

Luciana Killp Fernandes


Mestrandos:

Ana Paula Dick


Fontes Financiadoras:

CNPq - Edital MCTI/CNPq/SECIS No 90/2013 - Difusão e Popularização da Ciência


Resumo:

O projeto intitulado “Difusão das Ciências em escolas de Educação Básica por meio de experimentos interativos” tem por objetivo despertar o espírito científico, a curiosidade e o gosto pelas Ciências, principalmente nas áreas de Física, Química e Matemática, por meio de atividades que visem à difusão e popularização da Ciência e Tecnologia. Serão desenvolvidas três ações: cursos de formação continuada, produção de um livro paradidático na forma impressa e online e o evento denominado “Aprender Experimentando”. Os cursos de formação continuada serão destinados para professores da Escola Básica com o objetivo de explorar experimentos interativos da área de Ciências Exatas os quais poderão ser desenvolvidos na prática pedagógica dos professores participantes. Ademais, tem-se o intuito que cada docente participante do curso de formação continuada realize alguma atividade na área de Ciências em sua escola na Semana da Ciência e Tecnologia. No livro paradidático serão apresentadas algumas atividades experimentais com instruções e referencial teórico, podendo servir de suporte para o professor em sua prática pedagógica. O “Aprender Experimentando”, destinado aos alunos do Ensino Médio das escolas de quarenta e dois municípios, será realizado na Semana da Ciência e Tecnologia, em outubro de 2014. Neste evento, os participantes terão a oportunidade de serem cientistas por algumas horas, pois serão convidados a manipular, observar, analisar, explicar, interpretar, prever e compreender alguns experimentos selecionados, sob orientação de bolsistas e professores. Espera-se com estas ações difundir a Ciência e Tecnologia, bem como contribuir para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem na área de Ciências.


Título do projeto: Formação de investigadores a partir de experimentos interativos, simulações e uso de aplicativos computacionais
Coordenação: Dra. Maria Madalena Dullius
Resumo:

Neste projeto temos por objetivo despertar o espírito científico, a curiosidade e o gosto pelas Ciências, principalmente nas áreas de Física, Química e Matemática, visando à formação de alunos e professores investigadores, por meio de atividades de experimentação, simulação e uso de aplicativos computacionais. A metodologia segue pressupostos da pesquisa qualitativa, e conta com auxílio de professores e alunos de Matemática, Química e de Física da Educação Básica os quais participam de encontros de discussões teóricas, planejamento de atividades de experimentação e simulação, estudo de aplicativos computacionais e, paralelamente desenvolvem situações em suas escolas. Numa etapa inicial aprofundamos os estudos e as discussões teóricas para investigar diferentes possibilidades de realizar atividades de experimentação, simulação e uso de aplicativos computacionais para explorar conteúdos de Matemática, Química e Física na Educação Básica. As atividades são exploradas, em um primeiro momento, pelos professores orientadores e alunos bolsistas, incentivando o espírito investigativo. A partir dessas atividades definimos e acompanhamos as ações desenvolvidas com os demais alunos das escolas parceiras, as quais são orientadas pelos alunos bolsistas e seus professores. Pretendemos investigar, por meio de entrevistas, relatórios e filmagens, quais os impactos das referidas atividades para a formação de investigadores, bem como a motivação para a área das Ciências Exatas.


Título do projeto: Inserção de recursos computacionais na Educação Básica nas áreas da Matemática e Física e suas implicações nos processos de ensino e de aprendizagem
Coordenação: Dra Marli Teresinha Quartieri
Pesquisador(a):

Dra Maria Madalena Dullius

Dr Italo Gabriel Neide

Dra Adriana Belmonte Bergmann


Voluntários(as):

Teresinha Aparecida Faccio Padilha

Fabiane Maria Dastch

Andreia Spessatto de Maman


Bolsistas:

1 bolsa CNPq

 


Mestrandos:

Romildo Cruz


Fontes Financiadoras:

CNPq Edital MCTI/CNPq No 14/2013 - Chamada Universal


Resumo:

Em meio às facilidades de acesso aos diferentes recursos computacionais que encontramos hoje, torna-se imprescindível que a escola faça uso deles como uma possibilidade de tornar o ensino um processo mais dinâmico. Nesse contexto, pretende-se investigar as implicações da inserção dos recursos computacionais nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática e da Física na Educação Básica e disseminar os resultados visando a contribuir para inovações no ensino. O desenvolvimento da pesquisa seguirá pressupostos da pesquisa-ação. Para a coleta de dados, serão utilizados questionários, entrevistas, relatórios de professores, filmagens de aulas, além de gravações de discussões. Acredita-se que os resultados desta pesquisa poderão fomentar a inserção dos recursos computacionais nas aulas de Matemática e de Física da Educação Básica, tornando-as mais dinâmicas e interativas aos alunos e, aos professores, oferecer novas possibilidades para o seu fazer pedagógico.


Título do projeto: O currículo em espaços escolares e não escolares no Brasil e na Colômbia: diferentes relações com o aprender e o ensinar
Coordenação: Dra. Angélica Vier Munhoz
Pesquisador(a):

Dra. Angélica Vier Munhoz
Dr. Cristiano Bedin da Costa
Dra. Suzana Feldens Schwertner
Dra. Morgana Domênica Hattge
Dra. Mariane Inês Ohlweiler


Voluntários(as):

Ma. Ana Paula Crizel
Ma. Claudia Inês Horn
Ma. Fabiane Olegário
Ma. Francine Nara Freitas
Ma. Maria da Glória Munhoz Roos

 


Bolsistas:

- 3 bolsas Univates

- 1 bolsa CNPq

- 1 bolsa Fapergs

Pós-Doutoranda:
Dra. Ana Cristina Ghisleni


Mestrandos:

Adriana de Oliveira Pretto
Alissara Zanotelli
Francisco Paulo Rodrigues Mestre

 


Fontes Financiadoras:

- Centro Universitário UNIVATES
- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES)
- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS)
- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)


Resumo:

O grupo de pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/CNPq) está vinculado à pesquisa “O currículo em espaços escolares e não escolares no Brasil e na Colômbia: diferentes relações com o aprender e o ensinar”, do Mestrado em Ensino do Centro Universitário Univates e ao subprojeto “Espaços e movimentos do currículo: entre o escolar e o não escolar e o escolarizado e o não escolarizado”, aprovado pelo Edital Universal MCTI/CNPq Nº 14/2013. Com início em 2013, o grupo de pesquisa busca investigar as especificidades curriculares em espaços escolares e não escolares e suas relações e cruzamentos com os movimentos escolarizados e não escolarizados, tomando como aporte teórico o pensamento pós-nietzschiano da diferença, tal como é proposto por autores como Gilles Deleuze, Michel Foucault e Roland Barthes. Neste sentido, ao perguntar pelos modos através dos quais se constitui o currículo em determinados espaços escolares e não escolares, questionando-se sobre suas semelhanças, diferenças e rupturas, a pesquisa, além de pensar um currículo rizomático e transversal em contraposição à concepção disciplinar e linear de currículo criada como modelo para a escola moderna, também se propõe a uma investigação das condições de possibilidade dos referidos espaços, assim como dos marcadores sociais, políticos e econômicos que operam em sua constituição. O campo empírico da pesquisa é constituído por três espaços escolares e dois não escolares. Trata-se, pois de buscar compreender como se constituem esses currículos e que efeitos eles produzem, contribuindo para os estudos e discussões do tema da pesquisa. Tais discussões estão sendo apresentadas em eventos nacionais e internacionais e publicadas em periódicos científicos.


Título do projeto: Relação entre a formação inicial e continuada de professores de Matemática da Educação Básica e as competências e habilidades necessárias para um bom desempenho nas provas de Matemática do SAEB, Prova Brasil, PISA, ENEM E ENADE
Coordenação: Dra. Maria Madalena Dullius
Resumo:

Nesta pesquisa em desenvolvimento temos como objetivo analisar as habilidades e competências necessárias para um bom desempenho, no âmbito da Matemática, nas avaliações externas do SAEB, Prova Brasil, PISA, ENEM e ENADE, bem como verificar se a formação inicial e continuada dos professores contemplam tais habilidades e competências e a partir desses resultados propor ações e desenvolver atividades de intervenção pedagógica que possam contribuir para melhoria dos índices de desempenho nas referidas provas. Para a metodologia de trabalho faremos uso constante dos dados disponíveis no site do INEP e em alguns casos o estudo será in loco. Em função da amplitude de ações, a proposta metodológica da pesquisa abrange estudos de cunho mais qualitativo em alguns casos e em outros o foco predominante será a análise quantitativa. O principal resultado esperado é contribuir para a melhoria da qualidade de ensino da área de Matemática.


Título do projeto: Um estudo sobre a relação da integração disciplinar na organização do currículo na escola básica e a aprendizagem significativa
Coordenação: Dr José Claudio Del Pino
Pesquisador(a):

Dra Eniz Oliveira

Dra Miriam Marchi


Voluntários(as):

Ma Vanessa Vian


Fontes Financiadoras:

CNPq/MEC/CAPES

FAPERGS 


Resumo:

Os estudos sobre a interdisciplinaridade são importantes e tornaram-se obrigatórios na discussão que envolva aspectos metodológicos de ensino, pois, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio apresentam como proposição que as áreas curriculares (Linguagens e Códigos e suas tecnologias, Ciências da Natureza e Matemática e suas tecnologias e Ciências Humanas, Filosofia e suas tecnologias) sejam estruturadas de tal forma que o eixo articulador entre elas seja a interdisciplinaridade e a contextualização. Este trabalho tem como proposta acompanhar e analisar como ocorre a criação, a construção e a execução de uma proposta interdisciplinar para o ensino médio. Entender como se efetua a passagem de uma concepção mais fragmentada de ensino, onde o professor só tem a preocupação de organizar e vivenciar apenas a sua disciplina, para outra concepção mais colaborativa, onde a organização e a execução das aulas são tratadas e trabalhadas em grupo. Portanto, tem como problema de pesquisa: Quais as contribuições do desenvolvimento de proposta interdisciplinar na escola básica para a formação de professores e a aprendizagem significativa dos estudantes que propicie sua educação científica? Os objetivos propostos para a pesquisa são: investigar na realidade escolar, os resultados obtidos nos processos de construção e execução de propostas interdisciplinares que objetivam a formação científica do estudante e que contribua para o exercício da cidadania; desenvolver propostas pedagógicas interdisciplinares, de caráter investigativo, envolvendo temas do interesse dos estudantes buscando a integração das diferentes áreas do conhecimento e os conhecimentos prévios dos alunos, como fator multiplicador dos projetos interdisciplinares bem sucedidos nas escolas. Esta pesquisa se constitui metodologicamente como um estudo de caso que se caracteriza por uma investigação em situação bem delimitada, devendo ter seus contornos claramente definidos. Na primeira etapa da pesquisa serão desenvolvidos estudos sobre as propostas de organização curricular numa perspectiva interdisciplinar, de duas escolas, da rede pública de ensino básico, localizadas nos municípios de Lajeado e Estrela, RS. Nestas escolas são desenvolvidas dois modelos de organização do currículo, uma tem sua estrutura curricular organizada por ciclos de formação, a outra baseada na proposta do ensino politécnico do Estado do Rio Grande do Sul. Para a obtenção dos dados empíricos na investigação, serão utilizados os seguintes instrumentos: análise documental dos projetos interdisciplinares propostos pelas escolas e das produções escritas de professores e alunos na execução dos projetos; questionário e entrevistas semi-estruturadas gravadas em áudio e vídeo. As respostas serão categorizadas, analisadas no referencial teórico da análise discursiva textual. Há a expectativa de que a abertura para o diálogo com professores e alunos, na parceria universidade-escola, proporcione novos posicionamentos e propostas, centrados em trabalhos teórico práticos e político-sociais, com respostas para problemas da atualidade. Espera-se também que o trabalho possa contribuir para uma aprendizagem significativa dos estudantes, onde eles possam interagir, compartilhar e construir o conhecimento, permitindo uma melhor compreensão da realidade que os cerca, possibilitando uma contextualização maior do conhecimento.


Título do projeto: Recursos computacionais na Educação Básica e suas implicações nos processos de Ensino e de Aprendizagem de Matemática e Física
Coordenação: Dra. Maria Madalena Dullius
Resumo:

Em meio às facilidades de acesso aos diferentes recursos computacionais que encontramos hoje, torna-se imprescindível que a escola faça uso deles como uma possibilidade de tornar o ensino um processo mais dinâmico. Nesse contexto, pretende-se investigar as implicações da integração dos recursos computacionais nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática e da Física na Educação Básica e disseminar os resultados visando a contribuir para inovações no ensino. O desenvolvimento da pesquisa seguirá pressupostos da pesquisa-ação. Para a coleta de dados, serão utilizados questionários, entrevistas, relatórios de professores, filmagens de aulas, além de gravações de discussões. O desenvolvimento da proposta visa fomentar a internacionalização dos Programas de Mestrado, por meio de missões de estudo e de trabalho em parceria com pesquisadoras de Portugal. Acredita-se que os resultados desta pesquisa poderão fomentar a integração dos recursos computacionais nas aulas de Matemática e de Física da Educação Básica, tornando-as mais dinâmicas e interativas aos alunos e, aos professores, oferecer novas possibilidades para o seu fazer pedagógico. Esperamos que as experiências vivenciadas no contexto da internacionalização possam ser socializados com docentes e discentes dos Programas de mestrados envolvidos, enriquecendo a formação profissional do mês.


Outros

Título do projeto: Avaliação das condições atuais nas dimensões ambiental, saúde ocupacional e energética da indústria suinícola do Vale do Taquari com vistas a uma produção mais limpa
Coordenação: Eduardo Rodrigo Ramos de Santana
Pesquisador(a):
Hélio Dorneles Etchepare
Silvia Trein Heimfarth Dapper

Bolsistas:

 2 bolsas Univates


Doutourandos:
Arlete Eli Kunz da Costa
Carlos Cândido da Silva Cyrne
Fernanda Cristina Wiebusch Sindelar

Fontes Financiadoras:

Univates


Resumo:

O projeto é desenvolvido junto a uma empresa do ramo frigorífico de suínos do Vale do Taquari. O principal objetivo é identificar o desempenho ambiental da empresa através da análise da gestão ambiental desenvolvida na empresa, no setor de produção e no tratamento de resíduos, efluentes e qualidade do ar interior. A partir daí surgem recomendações à empresa a fim de promover melhorias ambientais, reuso da água e aproveitamento energético, etc. Pretende-se assim contribuir para uma Produção mais Limpa (P + L) em um sentido mais amplo do que àquele focado em resíduos, ou seja, uma produção com menor impacto de efluentes, resíduos e emissões, com benefícios à sociedade e aos trabalhadores.


Título do projeto: Condições crônicas na região da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde/SES/RS
Coordenação: Dra. Cássia Regina Gotler Medeiros
Pesquisador(a):

Dra. Olinda Maria de Fátima Lechmann Saldanha
Dr. Glademir Schwingel
Esp. Lúcia Adriana Pereira Jungles
Dra. Tatiana Engel Gerhardt
Dra. Gisele Dhein
Dra. Lydia Koetz
Dra. Magali Quevedo Grave
Luciane Raupp
Dra. Marilucia Vieira dos Santos


Bolsistas:

1 bolsa Univates
1 bolsa Fapergs


Doutourandos:

Andréia Burille


Fontes Financiadoras:

- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS)


Resumo:

Em 2007, cerca de 70% das mortes no Brasil foram atribuídas às doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), destacando-se as cardiovasculares, respiratórias crônicas, diabetes e neoplasias. O envelhecimento constitui-se fator importante para o desenvolvimento de DCNT, assim como os hábitos de vida e alimentação. A rede de atenção em saúde precisa adequar-se às necessidades dos usuários, conforme a atual situação de saúde. Este estudo visa identificar e avaliar a situação e atenção às condições crônicas na região de cobertura da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde/RS, utilizando os resultados da análise como subsídios para a elaboração de propostas de promoção da saúde e construção de modelos de atenção às condições crônicas, capazes de qualificar a rede de saúde local. Investigação avaliativa por triangulação de métodos, utilizando abordagens quantitativas e qualitativas. Será investigado o perfil epidemiológico das condições crônicas que constam na Lista Brasileira de mortes evitáveis por intervenções do SUS, identificando as mais prevalentes, segundo sexo e faixa etária, em período de 10 anos. Também será avaliada a atenção às condições crônicas mais prevalentes, utilizando como critérios as internações por condições sensíveis à atenção primária, relacionando os dados encontrados relativos às internações e óbitos com a cobertura da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Já a abordagem qualitativa buscará conhecer em profundidade as trajetórias assistenciais de pessoas acometidas por condições crônicas, na sua experiência de adoecimento, sob sua ótica. Para isso, serão realizadas entrevistas semi-estruturadas com pessoas portadoras das condições que surgirem como mais prevalentes na análise epidemiológica. Os entrevistados serão selecionados aleatoriamente, através do sorteio de prontuários de pessoas portadoras de condições crônicas usuárias dos serviços de atenção básica dos municípios, considerando a cobertura da ESF. A entrevista será realizada na residência dos participantes do estudo após contato telefônico. As informações obtidas serão categorizadas pelo método de Análise de Conteúdo. As informações obtidas pelos vários métodos serão trianguladas em análise final. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Univates.


Título do projeto: Estruturação e implantação de uma plataforma de monitoramento ambiental com vistas ao gerenciamento de eventos climáticos extremos e de desastres naturais no Vale do Taquari
Coordenação: Me. Rafael Rodrigo Eckhardt
Pesquisador(a):

Me. Rafael Rodrigo Eckhardt
Me. Augusto Alves
Dr. Guilherme Garcia de Oliveira
Dr. Paulo Fernando Salvador
Dr. Claus Haetinger
Me. José Luiz Fay de Azambuja


Voluntários(as):

Dr. Marcelo Malheiros
Dr. Luis Antônio Schneiders
Dr. Juliano Schirmbeck


Bolsistas:

1 bolsa Univates


Fontes Financiadoras:

- Centro Universitário UNIVATES/SCIT


Resumo:

Inundações são eventos frequentes na cidade na região do Vale do Taquari, causando danos e prejuízos a cada nova ocorrência. Esses eventos são causados por fatores naturais dentro da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas: a região mais ao norte da bacia está a uma altitude elevada em relação à região ao sul, onde se localiza o Vale do Taquari. Dessa forma, o relevo do rio é mais inclinado e a água escoa com maior velocidade. Quando o rio chega na região mais baixa da Bacia, o relevo se torna mais plano e o fluxo de menor velocidade, porém quando o acumulado de água é maior que o normal, o leito não comporta e a água acaba extravasando, causando uma inundação. Apesar dos fatores naturais, ações humanas como construções em áreas de risco e avanço da cidade sem planejamento, contribuem com o aumento dos prejuízos causados pelas inundações à população. O principal objetivo do projeto é desenvolver uma plataforma de monitoramento hidrometeorológico que possa prever a ocorrência de inundações e emitir alertas. Com isso, a população terá mais tempo para se preparar e proteger quando acontecer uma inundação, também, órgãos como a Defesa Civil terão um suporte maior para atender às pessoas antes que a inundação ocorra. Depois de um estudo realizado em 2013, foram instalados 10 pluviômetros, aparelho que mede a quantidade de chuva ocorrida, e 8 linígrafos, aparelho que mede o nível do rio, na região da Bacia Taquari-Antas. Estes instrumentos enviam dados em tempo real para um portal web, o qual disponibiliza tais informações através do link: netsenses.univates.br. Porém, esta estrutura requer que um operador acompanhe o portal para fazer o monitoramento e possível alerta de inundação. Pensando em melhorar o sistema, está sendo desenvolvida uma plataforma de monitoramento automática, que enviará alertas automáticos para autoridades, como Defesa Civil e bombeiros, quando o rio entrar em estado de alerta de inundação. A base da plataforma foi desenvolvida pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), e funciona cruzando dados de satélites de previsão de chuva junto com os dados medidos pelos aparelhos instalados na Bacia Taquari-Antas.