Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Pesquisador espanhol colabora em pesquisa do PPGSAS

Postado em 16/03/2018 13h43min e atualizado em 16/03/2018 16h51min

Por Nicole Morás

Consultor da Organização das Nações Unidas (ONU) no Programa UN-Water, o doutor espanhol Álvaro Sanchez é colaborador na pesquisa "Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica: a construção de sentidos em torno das diretrizes nacionais pelo Grupo de Agricultores Ecologistas de Forqueta, Arroio do Meio, RS, Brasil”, coordenada pela doutora Luciana Turatti no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS) da Univates.

Em visita à Instituição nesta semana, Sanchez acompanhou as visitas e entrevistas realizadas nas propriedades rurais que participam da pesquisa e contribuiu como coautor de artigos. De acordo com a coordenadora da pesquisa, o foco de discussão do professor Sanchez diz respeito aos usos da água na agroecologia. “A visita do professor espanhol também é importante para a consolidação do convênio que a Instituição possui com a Universidade de Sevilha e a efetivação de ações de internacionalização da pesquisa”, acrescenta ela.

Nicole Morás

Além de contribuir para a pesquisa, o doutor espanhol participou da roda de conversa “O direito humano à água”, realizada na última quinta-feira, 15, no auditório do Prédio 11. Na ocasião, Sanchez abordou a evolução normativa do direito humano à água, ou seja, os atos internacionais que têm contribuído para que a água alcance a conotação de direito humano.

De acordo com Luciana, a discussão do tema é fundamental neste momento, também pelo fato de o Brasil sediar o 8º Fórum Mundial da Água, de 18 a 23 de março, em Brasília. Além desse evento, também comemora-se o Dia Mundial da Água no dia 22 de março.

Saiba mais: Álvaro Sanchez

Nicole Morás

Sanchez é presidente da Fundação Andalusa de Direito, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e membro do grupo de especialistas sobre informação e acompanhamento da Diretiva Marco sobre Água da União Europeia, além de ser autor de diversos livros sobre questões ambientais, água e Direito. No Brasil, é editor da Revista Internacional de Direito Ambiental.