Pesquisadoras participam de evento na Espanha

Postado em 07/11/2017 11h13min e atualizado em 07/11/2017 11h22min

Por Elise Bozzetto

Divulgação

ESPANHA - A professora do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS) doutora Liana Johann e a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Univates (PPGBiotec) Joseane do Nascimento proferiram a palestra “Panonychus ulmi in south of Brazil: current status and emerging challenges” no 9th Spider Mite Genome Meeting, evento realizado em Logroño, La Rioja, Espanha, entre os dias 23 e 25 de outubro.

O evento foi realizado apenas para convidados. De acordo com Liana, a participação foi de grande importância para o Laboratório de Acarologia da Univates (Labacari). “Foi possível firmar parcerias e colaborações no desenvolvimento de projetos. Os pesquisadores responsáveis pela organização do evento possuem reconhecido trabalho em análises moleculares de ácaros tetraniquídeos, em especial de Tetranychus urticae, sendo as espécies dessa família de importância econômica mundial devido aos danos causados em diversas culturas. Também lideram o consórcio internacional de sequenciamento de genoma de ácaros, sendo o Labacari convidado a participar por causa de nosso trabalho da Instituição sobre interações entre Panonychus ulmi e videiras”, explicou ela.

A palestra proferida no evento é resultado do projeto “Manejo de vinhedos: controle biológico e a influência sobre a produção de substâncias bioativas”, contemplado com recursos do Programa de Apoio aos Polos Tecnológicos da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul.

Estágio na Espanha

A aluna Joseane esteve em Logroño por 25 dias realizando estágio no Instituto de Ciencias de la Vid y el Vino – ICVV, instituição de reconhecido trabalho em estudos com videiras, sendo essa experiência importante para o desenvolvimento de sua tese de doutorado.