Professores participam de livro sobre inovação na docência

Postado em 29/06/2017 09h31min

Por -

Os professores do curso de Odontologia da Univates Daiani Clesnei da Rosa, Maurício Fernando Nunes Teixeira e Andreas Rucks Varvaki Rados participaram do livro “Innovando en Educación Superior: Experiências Claves en Latinoamérica y el Caribe. Volume 1: Gestión curricular y desarrolho de la docencia”. A publicação é feita pela Universidade do Chile, em parceria com a Laspau, instituição de ensino afiliada à Universidade de Harvard. O livro compartilha experiências da inovação em docência universitária na América Latina e no Caribe.

O grupo escreveu o capítulo “Metodologias ativas no curso de graduação em Odontologia do Centro Universitário UNIVATES/RS: um relato de experiência inovadora no ensino superior”. O artigo relata a participação de um dos membros do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da Instituição em uma viagem de conhecimento e estudos em instituições localizadas nos Estados Unidos, como o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), a Universidade de Harvard, Olin e Babson College, que desenvolvem suas atividades acadêmicas com a utilização de metodologias ativas nos processos de ensino e de aprendizagem.

A partir dessa experiência, a Univates começa a realizar atividades de estudo e de formação de professores para o desenvolvimento de metodologias inovadoras. A pesquisa apresenta a importância do acompanhamento do NAP desde a construção da proposta do curso até sua aplicação e avaliação.

Ana Amélia Ritt