PPGBiotec estreita contato com instituição portuguesa

Postado em 31/05/2017 17h54min

Por Ana Amélia Ritt

Desde o início desta semana o professor doutor Rui Pedrosa, vice-presidente do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), de Portugal, está na Univates estreitando relações na área da pesquisa com o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Instituição.

Essa parceria iniciou em 2013 com a visita da professora Claucia Volken de Souza ao IPL, que fez com que fossem identificadas possíveis áreas de colaboração. Segundo o professor Rui Pedrosa, a parceria concretizou-se entre 2015 e 2016, quando dois estudantes do PPGBiotec foram para Portugal por cerca de um mês, em períodos diferentes, para realizar pesquisas. “Não é muito tempo que a Univates e o IPL estão trabalhando em conjunto, mas já há muitos resultados de colaboração”, afirma. Além da troca de conhecimento por meio de intercâmbio acadêmico, as instituições de ensino já alinharam, em conjunto, um projeto de investigação, colaboraram com coorientações de estudantes e publicaram artigos.

Para o professor, a pesquisa não é feita sozinha e, portanto, a colaboração, principalmente internacional, é ideal. “Para a investigação isso é fundamental, porque permite o compartilhamento de conhecimento - há técnicas que na Univates são feitas na área da biotecnologia e que nós não temos e outras técnicas que aqui não existem e são realizados em Portugal. Isso permite que os trabalhos fiquem ainda mais ricos”, explica.

I Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Conhecimento

Rui Pedrosa é pesquisador nas áreas de biotecnologia marinha, biologia celular e farmacologia celular e um dos palestrantes do I Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Conhecimento. A discussão ocorrerá em conjunto com o professor alemão Dieter Uhl e a pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da Univates, professora Maria Madalena Dullius. A atividade, com entrada gratuita, terá a mediação da professora Márcia Jussara Hepp Rehfeldt e ocorrerá no auditório do Prédio 11, às 9h.

“Este momento será importante, porque contará com a colaboração de como cada uma das instituições vê e aposta na investigação, pesquisa e inovação. Nesse momento também serão discutidas as principais estratégias de cada uma das instituições de ensino. Esperamos que com esta conversa todos saiam com mais conhecimento e que consigamos abrir algumas janelas de colaboração entre nossas instituições e entre os países”, ressalta Pedrosa.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail congressointernacional@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5944.

Texto: Ana Amélia Ritt
Professor doutor Rui Pedrosa é colaborador do PPGBiotec.

Ana Amélia Ritt