Univates realiza congresso de ciência, tecnologia e conhecimento

Postado em 24/05/2017 10h37min

Por Nicole Morás

Na próxima semana, nos dias 1º e 2 de junho, a Univates realiza o I Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Conhecimento – uma atividade que reúne três eventos que até então ocorriam de forma independente: o Salão de Iniciação Científica, Tecnológica e de Inovação (Sicti), o Salão de Extensão (SE) e a Mostra da Pós-Graduação. Nesta edição serão apresentados 258 trabalhos, sendo 153 na modalidade Pesquisa, 71 de pós-graduação e 34 de extensão.

O evento contemplará explanações de pesquisadores internacionais e relatos das pesquisas que estão sendo desenvolvidas na Univates, além das tradicionais sessões de apresentações orais dos bolsistas de iniciação científica, tecnológica e de inovação, dos participantes do SE e dos alunos dos cursos de pós-graduação stricto sensu.

As inscrições para ouvintes ainda podem ser realizadas em www.univates.br/eventos. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail congressointernacional@univates.br.

Programação
A programação inicia no dia 1º de junho com cerimônia de abertura, seguida da discussão “Pesquisa: estudo comparativo de pesquisas realizadas no Brasil, Portugal e Alemanha”, com a participação dos professores doutores Rui Filipe Pinto Pedrosa – Portugal; Dieter Uhl – Alemanha; Maria Madalena Dullius, pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da Univates; e Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, coordenadora de pesquisa da Univates.

No turno da tarde haverá sessões científicas seguidas da palestra “Ciência e inovação na pesquisa”, proferida pela doutora Susana Carreira, e de mesa-redonda sobre avanços na pesquisa tecnológica em ambiente, sustentabilidade e biotecnologia na Univates.

Na sexta-feira, dia 2, a programação inclui sessões científicas nos turnos da manhã e da tarde, com encerramento a partir das 19h30min, quando ocorre a mesa-redonda “A pesquisa científica no âmbito da pós-graduação: múltiplos olhares para o ensino e a aprendizagem”.

Texto: Nicole Morás

Univates realiza o I Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Conhecimento.

Lucas George Wendt