Notícias

Bolsistas do PIBID Univates participam de oficinas
Bolsistas do PIBID Univates participam de oficinas

Bolsistas do PIBID Univates participam de oficinas

Na tarde desta quinta-feira, dia 16, foi realizada mais uma edição dos Encontros Temáticos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (
PIBID) da Univates, que contou com a oficina "Google Docs". A atividade foi ministrada pelo professor Edson Ahlert, que explicou aos bolsistas do PIBID sobre o pacote de aplicativos que permite aos usuários criar e editar documentos on-line ao mesmo tempo, contribuindo em tempo real com outros usuários.

Os Encontros Temáticos do PIBID são palestras e oficinas que ocorrem em dias variados, abordando diferentes temas relacionados à educação. O objetivo das atividades é contribuir com a formação dos bolsistas, auxiliando-os em projetos, pesquisas inerentes ao programa, metodologias de ensino e o uso de tecnologias em sala de aula.

Além dessa oficina, os Encontros Temáticos do PIBID abordaram os seguintes temas: "Monitorias: Possibilidades e Desafios", "Explorando o Software Gimp", "Oficina da Voz" e "Saúde Emocional". O próximo encontro terá como tema central "Projetos: Desafios Pedagógicos" e será abordado pela professora Daiani Clesnei da Rosa, coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico da Univates. A atividade ocorre no dia 8 de março, às 17h, na sala 406 do Prédio 3.

Atualmente, o PIBID conta com 116 bolsistas dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Ciências Exatas, História, Letras e Pedagogia. Destes, 100 bolsistas são de iniciação à docência; dez são supervisores; e seis são coordenadores. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5202, ou pelo e-mail pibid@univates.br.

Texto: Tuane Eggers

Bônus Metrologia está disponível aos clientes do Unianálises
Bônus Metrologia está disponível aos clientes do Unianálises

Bônus Metrologia está disponível aos clientes do Unianálises

O Bônus Metrologia, convênio entre a
Univates e o Sebrae/RS, possibilita às micro e pequenas empresas (MPEs) acessar ensaios em águas, alimentos, produtos e matérias-primas diversas com custos reduzidos em 80%. O benefício, parceria do Sebrae/RS com a Rede Metrológica e laboratórios reconhecidos, consiste na prestação de serviços do Unianálises às empresas dos setores da indústria, comércio, serviços e rurais.

O apoio é limitado a R$ 5 mil reais para cada MPE, durante o ano de 2012. Para ter acesso ao bônus, o cliente deverá fazer o cadastro no site do Sebrae e, em seguida, cadastrar-se no Bônus Metrologia.

Ao entregar a amostra no laboratório, o cliente deverá informar seu interesse em utilizar o Bônus. O laboratório irá verificar se o ensaio desejado faz parte do escopo abrangido pelo benefício. Somente são contemplados os ensaios do Escopo de Acreditação do laboratório pela Rede Metrológica/RS.

Texto: Tuane Eggers

Professora envia notícias do Timor-Leste
Professora envia notícias do Timor-Leste

Professora envia notícias do Timor-Leste

A professora e socióloga do Centro de Ciências Humanas e Jurídicas (CCHJ) da Univates, Shirlei Mendes da Silva, foi selecionada para lecionar durante o ano letivo de 2012 na Universidade Nacional de Timor-Leste (UNTL). A partir do dia 20 de janeiro, ela integrará uma equipe de 33 professores brasileiros de diferentes áreas de formação que partirão para a capital do país, Dili.

Shirlei enviará notícias das atividades que serão desenvolvidas em Timor-Leste, contribuindo para o desenvolvimento do blog do projeto. Professores das áreas de Ciência Política, Sociologia, Português, Matemática, Engenharia, Biologia, Física, Química e Educação Física integrarão o processo de reconstrução identitária do país.

Confira o relato inicial da professora:

Chegando em Timor-Leste...

Após quatro longos dias de viagem, finalmente cheguei em Díli, capital do Timor-Leste, minha nova pátria até dezembro de 2012. Um calor extremo me esperava. Minha primeira visão de Díli foi a bandeira timorense, defendida arduamente durante os anos de resistência à ditadura da Indonésia (1975-1999).

Essa e outras histórias serão narradas em meus futuros relatos desta experiência de trabalhar e viver em um país de cultura oriental, que tem como a língua oficial o português, a qual é falada por apenas cerca de 20 % da população. Na verdade, nas ruas de Díli se fala um pouco de inglês, um pouco de português e muito do tétum, uma das línguas aborígenes locais. Ontem à noite tivemos nossa primeira aula de tétum - aprendemos o básico para andar nas ruas de Díli.

O projeto de partir para o Timor-Leste começou quando fui selecionada para lecionar na Universidade Nacional do Timor-Leste (UNTL) por meio de uma cooperação internacional entre a Universidade Mackenzie, de São Paulo, e a UNTL. A Univates, minha instituição de origem, me apoiou integralmente, e o propósito desta e outras narrativas é de partilhar esta vivência durante o ano.

Assim, enviarei relatos, fotos, notícias e comentários do Timor-Leste aos meus alunos brasileiros e à comunidade do Vale do Taquari - vivências da diversidade cultural (tema das minhas aulas de Sociologia da Comunicação) entre Ocidente e Oriente.
 

Shirlei Mendes da Silva
De Díli, Timor-Leste



Comunicado de volta às aulas
Comunicado de volta às aulas

Comunicado de volta às aulas

Informamos que a relação das salas de aula e das datas de início das disciplinas para o primeiro semestre de 2012 estão disponíveis para consulta no
site do Universo Univates a partir de hoje. Lembramos que podem ocorrer alterações até o primeiro dia de aula (23/02/2012).

Após esta data, se excepcionalmente ocorrerem modificações, você será avisado por e-mail. Acesse www.univates.br/universounivates, clique em "Meus Dados" e após em "Localize sua sala".

Se você foi reprovado em disciplina pré-requisito, a disciplina com pendência já foi trancada pela Univates. Você poderá fazer o acréscimo de outra disciplina pelo site (no link de Ajuste de matrícula).

Lembramos que o prazo para ajustes encerra-se em 08/03/2012.

Alunos que possuem Fies, PCR/PCR Especial tem prazo até 15/02/12 para qualquer alteração que resulte em mudança no valor da matrícula. Para esses alunos, após essa data, há possibilidade de trocas de disciplinas que não impliquem alteração de valor e carga horária, porém somente via protocolo no Setor de Atendimento ao Aluno.

Desejamos um semestre letivo proveitoso e permanecemos à disposição para auxiliar no que se fizer necessário.

Atenciosamente
Setor de Atendimento ao Aluno
Pró-Reitoria de Ensino
Univates recebe visita da Federação Gaúcha de Desportos Aquáticos
Univates recebe visita da Federação Gaúcha de Desportos Aquáticos

Univates recebe visita da Federação Gaúcha de Desportos Aquáticos

Na tarde da última segunda-feira, dia 13, a Piscina do Complexo Esportivo da Univates recebeu visita do presidente da Federação Gaúcha de Desportos Aquáticos (FGDA), Paulo Cidade, e do diretor de Competição da FGDA, André Senna. O objetivo da visita foi conhecer a infraestrutura do Complexo Esportivo e o trabalho realizado pela coordenação da piscina, visando a credenciar a Instituição para sediar eventos da Federação e criar um núcleo de treinamento de atletas no interior do Rio Grande do Sul.

Além disso, a FGDA objetiva realizar, em parceria com a Univates, cursos de extensão para formação de árbitros de natação e cursos de capacitação para acadêmicos, professores e técnicos em treinamento na natação. A visita foi guiada pela professora coordenadora da Piscina do Complexo Esportivo da Univates, Taís Prinz Cordeiro. Segundo ela, os visitantes ficaram maravilhados com a estrutura da piscina da Univates, que é a única semiolímpica, aquecida, com 8 raias e arquibancadas do Estado, atendendo primorosamente a todas as especificações exigidas.

Para Taís, a parceria irá render bons frutos, proporcionando um crescimento do desporto na região. "Com mais eventos ocorrendo anualmente na piscina da Univates, um maior número de atletas circulará pela região, proporcionando exemplos palpáveis aos nossos nadadores. A proximidade com esses eventos facilitará a participação tanto dos atletas da região como dos próprios atletas da Instituição", explica.

Conforme a professora, a parceria também apoia a luta pelo incentivo da prática da natação competitiva no Vale do Taquari, que hoje ocorre por meio das três etapas anuais do Circuito de Natação Univates. Mais informações sobre o Complexo Esportivo podem ser obtidas pelo site
www.univates.br/complexo.