Notícias

Bolsistas do PIBID Univates participam de oficinas
Bolsistas do PIBID Univates participam de oficinas

Bolsistas do PIBID Univates participam de oficinas

Na tarde desta quinta-feira, dia 16, foi realizada mais uma edição dos Encontros Temáticos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (
PIBID) da Univates, que contou com a oficina "Google Docs". A atividade foi ministrada pelo professor Edson Ahlert, que explicou aos bolsistas do PIBID sobre o pacote de aplicativos que permite aos usuários criar e editar documentos on-line ao mesmo tempo, contribuindo em tempo real com outros usuários.

Os Encontros Temáticos do PIBID são palestras e oficinas que ocorrem em dias variados, abordando diferentes temas relacionados à educação. O objetivo das atividades é contribuir com a formação dos bolsistas, auxiliando-os em projetos, pesquisas inerentes ao programa, metodologias de ensino e o uso de tecnologias em sala de aula.

Além dessa oficina, os Encontros Temáticos do PIBID abordaram os seguintes temas: "Monitorias: Possibilidades e Desafios", "Explorando o Software Gimp", "Oficina da Voz" e "Saúde Emocional". O próximo encontro terá como tema central "Projetos: Desafios Pedagógicos" e será abordado pela professora Daiani Clesnei da Rosa, coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico da Univates. A atividade ocorre no dia 8 de março, às 17h, na sala 406 do Prédio 3.

Atualmente, o PIBID conta com 116 bolsistas dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Ciências Exatas, História, Letras e Pedagogia. Destes, 100 bolsistas são de iniciação à docência; dez são supervisores; e seis são coordenadores. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5202, ou pelo e-mail pibid@univates.br.

Texto: Tuane Eggers

Bônus Metrologia está disponível aos clientes do Unianálises
Bônus Metrologia está disponível aos clientes do Unianálises

Bônus Metrologia está disponível aos clientes do Unianálises

O Bônus Metrologia, convênio entre a
Univates e o Sebrae/RS, possibilita às micro e pequenas empresas (MPEs) acessar ensaios em águas, alimentos, produtos e matérias-primas diversas com custos reduzidos em 80%. O benefício, parceria do Sebrae/RS com a Rede Metrológica e laboratórios reconhecidos, consiste na prestação de serviços do Unianálises às empresas dos setores da indústria, comércio, serviços e rurais.

O apoio é limitado a R$ 5 mil reais para cada MPE, durante o ano de 2012. Para ter acesso ao bônus, o cliente deverá fazer o cadastro no site do Sebrae e, em seguida, cadastrar-se no Bônus Metrologia.

Ao entregar a amostra no laboratório, o cliente deverá informar seu interesse em utilizar o Bônus. O laboratório irá verificar se o ensaio desejado faz parte do escopo abrangido pelo benefício. Somente são contemplados os ensaios do Escopo de Acreditação do laboratório pela Rede Metrológica/RS.

Texto: Tuane Eggers

Professora envia notícias do Timor-Leste
Professora envia notícias do Timor-Leste

Professora envia notícias do Timor-Leste

A professora e socióloga do Centro de Ciências Humanas e Jurídicas (CCHJ) da Univates, Shirlei Mendes da Silva, foi selecionada para lecionar durante o ano letivo de 2012 na Universidade Nacional de Timor-Leste (UNTL). A partir do dia 20 de janeiro, ela integrará uma equipe de 33 professores brasileiros de diferentes áreas de formação que partirão para a capital do país, Dili.

Shirlei enviará notícias das atividades que serão desenvolvidas em Timor-Leste, contribuindo para o desenvolvimento do blog do projeto. Professores das áreas de Ciência Política, Sociologia, Português, Matemática, Engenharia, Biologia, Física, Química e Educação Física integrarão o processo de reconstrução identitária do país.

Confira o relato inicial da professora:

Chegando em Timor-Leste...

Após quatro longos dias de viagem, finalmente cheguei em Díli, capital do Timor-Leste, minha nova pátria até dezembro de 2012. Um calor extremo me esperava. Minha primeira visão de Díli foi a bandeira timorense, defendida arduamente durante os anos de resistência à ditadura da Indonésia (1975-1999).

Essa e outras histórias serão narradas em meus futuros relatos desta experiência de trabalhar e viver em um país de cultura oriental, que tem como a língua oficial o português, a qual é falada por apenas cerca de 20 % da população. Na verdade, nas ruas de Díli se fala um pouco de inglês, um pouco de português e muito do tétum, uma das línguas aborígenes locais. Ontem à noite tivemos nossa primeira aula de tétum - aprendemos o básico para andar nas ruas de Díli.

O projeto de partir para o Timor-Leste começou quando fui selecionada para lecionar na Universidade Nacional do Timor-Leste (UNTL) por meio de uma cooperação internacional entre a Universidade Mackenzie, de São Paulo, e a UNTL. A Univates, minha instituição de origem, me apoiou integralmente, e o propósito desta e outras narrativas é de partilhar esta vivência durante o ano.

Assim, enviarei relatos, fotos, notícias e comentários do Timor-Leste aos meus alunos brasileiros e à comunidade do Vale do Taquari - vivências da diversidade cultural (tema das minhas aulas de Sociologia da Comunicação) entre Ocidente e Oriente.
 

Shirlei Mendes da Silva
De Díli, Timor-Leste



Comunicado de volta às aulas
Comunicado de volta às aulas

Comunicado de volta às aulas

Informamos que a relação das salas de aula e das datas de início das disciplinas para o primeiro semestre de 2012 estão disponíveis para consulta no
site do Universo Univates a partir de hoje. Lembramos que podem ocorrer alterações até o primeiro dia de aula (23/02/2012).

Após esta data, se excepcionalmente ocorrerem modificações, você será avisado por e-mail. Acesse www.univates.br/universounivates, clique em "Meus Dados" e após em "Localize sua sala".

Se você foi reprovado em disciplina pré-requisito, a disciplina com pendência já foi trancada pela Univates. Você poderá fazer o acréscimo de outra disciplina pelo site (no link de Ajuste de matrícula).

Lembramos que o prazo para ajustes encerra-se em 08/03/2012.

Alunos que possuem Fies, PCR/PCR Especial tem prazo até 15/02/12 para qualquer alteração que resulte em mudança no valor da matrícula. Para esses alunos, após essa data, há possibilidade de trocas de disciplinas que não impliquem alteração de valor e carga horária, porém somente via protocolo no Setor de Atendimento ao Aluno.

Desejamos um semestre letivo proveitoso e permanecemos à disposição para auxiliar no que se fizer necessário.

Atenciosamente
Setor de Atendimento ao Aluno
Pró-Reitoria de Ensino