Notícias

Projeto de Medicina é apresentado aos membros do Conselho Municipal de Saúde
Projeto de Medicina é apresentado aos membros do Conselho Municipal de Saúde

Projeto de Medicina é apresentado aos membros do Conselho Municipal de Saúde

Em reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde de Lajeado ocorrida na noite da última quinta-feira, dia 10 de maio, no Salão de Eventos da Prefeitura de Lajeado, a Pró-Reitora de Ensino Adjunta da Univates, Luciana Carvalho Fernandes, apresentou o projeto de implantação do Curso de Medicina na Instituição. O encontro contou com a presença de cerca de 40 pessoas.

A professora explicou o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), que terá a duração de seis anos, sendo os dois últimos anos na modalidade de internato. Ela também abordou a questão da carga horária do curso, que terá um total de 9.380 horas, a organização curricular e a infraestrutura necessária para implantar a graduação em medicina.

Os conselheiros apresentaram dúvidas quanto às modalidades de financiamento estudantil e ao valor da mensalidade, bem como quanto à seleção dos docentes. Sugeriram ainda que o PPC enfatize a saúde do homem e do idoso do mesmo modo em que enfatiza a saúde da mulher e a saúde da criança. A professora ressaltou que um dos principais pontos do currículo proposto é a forte integração com os serviços de saúde. “Os alunos devem percorrer toda a rede de saúde”, explicou.

Além de formar mais profissionais médicos, o curso na Univates contribuirá para que uma parcela destes permaneça na região. “O curso também é importante porque irá fixar os profissionais à rede pública de saúde no Vale do Taquari”, destaca Luciana, que também adianta: “A graduação em Medicina não afetará as mensalidades dos outros cursos, até porque o convênio com o Hospital Bruno Born e Hospital Estrela será muito importante para que a Instituição não precise construir um hospital”.

O projeto de implantação do Curso de Medicina da Univates tem a parceria do Hospital Bruno Born, Hospital de Estrela e Prefeitura Municipal de Lajeado.

 

Texto: Ana Paula Vieira Labres

TV Univates apresenta convidados para a próxima edição do “Tá em Jogo”
TV Univates apresenta convidados para a próxima edição do “Tá em Jogo”

TV Univates apresenta convidados para a próxima edição do “Tá em Jogo”

O programa “Tá em Jogo” da próxima segunda-feira, dia 14, terá a presença de quatro convidados. O comunicador do Grupo Encantado Joílson Pereira, a atleta ponta e oposto da equipe Univates/Avates Paula Mohr, o técnico de futebol Antônio Picoli e o coordenador de ginástica da Univates Marcos Minoru.

Entre os conteúdos do programa estão a matéria completa do Festival de Ginástica (Festgym) na Sogipa de Porto Alegre, a repercussão do Lajeadense no Gauchão 2012, a expectativa do técnico Picoli em poder assumir o grupo do Lajeadense no segundo semestre, o quadro Grenal com Felipe Schmidt e a final do Gauchão 2012 entre Inter e Caxias.

Picoli, que é o técnico de futebol mais cotado para assumir o comando do Lajeadense, foi ex-técnico do Juventude e, quando jogador de futebol, foi zagueiro e fez parte do elenco campeão da Copa do Brasil de 99, também pelo Juventude.

Durante a programação, serão sorteados ingressos para o jogo Alaf x ACBF no Complexo Esportivo da Univates. O programa Tá em Jogo é exibido ao vivo, a partir das 22h30min, e pode ser assistido pelo canal 15 da Net Lajeado ou pelo site www.univates.br/tv.

Texto: Daiana Gomes Denardi

Univates oferece curso de Boas Práticas de Fabricação
Univates oferece curso de Boas Práticas de Fabricação

Univates oferece curso de Boas Práticas de Fabricação

A Univates oferece, nos dias 04, 11, 18 e 25 de junho, das 19h10min às 22h30min, o curso “Boas Práticas de Fabricação”. A atividade é direcionada a colaboradores da indústria de alimentos, estudantes de cursos de graduação, técnicos da área de alimentos e demais interessados.

O objetivo do curso é capacitar colaboradores para a indústria de alimentos visando à produção de alimentos salvos de contaminantes e que sejam preparados, manipulados e transportados sob condições sanitárias adequadas, de acordo com as disposições legais. Entre os conteúdos programáticos estão noções gerais sobre alimentos, contaminação cruzada, higiene pessoal, conservação, manipulação e estocagem dos alimentos, ação dos micro-organismos sobre os alimentos, matérias-primas, ingredientes e embalagens e manejo dos resíduos.

As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de junho, na Secretaria de Extensão e Pós-Graduação, sala 110 do Prédio 1, ou pelo site www.univates.br/cursosdeextensao. O investimento à vista é de R$ 150,00 ou em duas parcelas de R$ 80,00, sendo a primeira parcela paga no ato da matrícula e a outra por boleto bancário. Alunos dos cursos de graduação, pós-graduação, técnicos e sequenciais da Univates terão 10% de desconto.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Extensão e Pós-Graduação, sala 110 do Prédio 1 da Univates, pelo telefone (51) 3714-7011, ramal 5209, ou e-mail propex@univates.br.

 

Texto: Daiana Gomes Denardi

Univates/Florestal Alimentos/Bira parte para mais um desafio
Univates/Florestal Alimentos/Bira parte para mais um desafio

Univates/Florestal Alimentos/Bira parte para mais um desafio

A equipe do Univates/Florestal Alimentos/Bira viaja na próxima segunda-feira, dia 14, a São Paulo pela Super Copa Brasil de Basquete. A competição, que acontece de 14 a 19 de maio, conta com a participação das oito equipes das cinco regiões, classificadas em suas respectivas regionais: Sudeste (Palmeiras/SP, XV de Piracicaba/SP e Mogi/Sanifil/SP), Sul (Univates/Florestal Alimentos/Bira e Campo Mourão/PR), Norte (Assembleia Paraense/PA), Nordeste (Sport Clube do Recife/PE) e Centro-Oeste (Planalto/IESPLAN/DF).

Os jogos acontecem no ginásio de Esportes de Mogi das Cruzes, no Alto Tietê. Os dois primeiros colocados da Super Copa Brasil terão direito de pleitear uma vaga para a próxima temporada do NBB5, desde que atendam todos os requisitos exigidos pela Liga Nacional de Basquete (LNB).

A estatística da competição poderá ser acompanhada ao vivo pelo site da CBB (www.cbb.com.br). O Sportv transmitirá a final da Super Copa, no dia 19, às 19h30. O primeiro jogo da equipe do Vale do Taquari será na terça-feira, dia 15, às 16h, contra Assembleia Paranaense. No dia seguinte, o time enfrenta XV de Piracicaba também às 16h. Na terceira rodada, dia 17, o Univates/Florestal Alimentos/Bira tem confronto com o Planalto marcado para às 16h. As finais estão marcadas para os dias 18 e 19. Para o técnico Pitu, o Bira parte com boas chances de chegar à final. “Vamos entrar em quadra confiantes e esperamos ficar em primeiro na nossa chave”.

Chaves

Grupo A

Mogi das Cruzes

Sport Recife

Campo Mourão

Palmeiras

 

Grupo B

XV de Piracicaba

Assembleia Paranaense

Univates/Florestal Alimentos/Bira

Planalto

 

Texto: Elise Bozzetto