Notícias

Alunos lotam auditório para ouvir relatos sobre intercâmbio
Alunos lotam auditório para ouvir relatos sobre intercâmbio

Alunos lotam auditório para ouvir relatos sobre intercâmbio

Centenas de alunos participaram, na noite desta terça-feira, dia 20, da 15ª edição da Noite do Intercâmbio da Univates, que apresentou oportunidades e experiências de intercâmbio acadêmico. Abrindo o evento, a coordenadora da Assessoria para Assuntos Interinstitucionais e Internacionais (AAII), Viviane Bischoff, falou sobre as vantagens de fazer intercâmbio pela Instituição, as universidades e países com os quais a Univates possui convênio, os requisitos, os períodos de inscrições (detalhes abaixo) e a opção de financiamento. Em sua fala, ela destacou especialmente o crescimento pessoal obtido pelos alunos que vivenciam essa experiência.

A programação seguiu com depoimentos, acompanhados da exibição de fotos, dos alunos que estiveram no exterior recentemente e de estudantes estrangeiros que estão neste semestre realizando intercâmbio na Univates. Eles falaram sobre os países, as universidades, as cidades que conheceram e deram dicas bem práticas para os futuros intercambistas.

Em sua fala, André Luis Faria, aluno de História que realizou intercâmbio no segundo semestre de 2011 na Colômbia, falou das características do país, da sua expectativa antes de viajar e do funcionamento das aulas. "Me chamou muito a atenção a politização dos alunos, a maneira como eles se colocam em sala de aula", destacou, ressaltando também que os professores são super acessíveis e que as aulas contemplam muito debate. "A hospitalidade do povo colombiano é enorme", acrescentou ele.

O evento foi transmitido minuto a minuto pela internet, por meio de um trabalho voluntário realizado por alunos do curso de Comunicação Social, e toda interação foi exibida num telão instalado no auditório.

Atualmente, a Univates conta com 20 alunos em outros países e dez estudantes estrangeiros realizando intercâmbio na Instituição. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail aaii@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5309.

Inscrições para intercâmbio
Para interessados em realizar intercâmbio no 2º semestre de 2012: de 28/03 a 07/04
Para interessados em realizar intercâmbio no 1º semestre de 2013: de 30/07 a 11/08
Inscrições para provas de proficiência em língua estrangeira: de 03 a 15/09

Texto: Tamara Bischoff

Aluna vence concurso para desenvolver traje casual das Soberanas de Encantado
Aluna vence concurso para desenvolver traje casual das Soberanas de Encantado

Aluna vence concurso para desenvolver traje casual das Soberanas de Encantado

Na última segunda-feira, dia 19, a aluna do curso de
Design de Moda da Univates Kátia Eckert recebeu uma boa notícia. Ela teve seu croqui selecionado no "Concurso Cultural - Escolha do Traje Casual das Soberanas de Encantado", que escolheu o melhor traje no último dia 16.

O concurso recebeu inscrições de trabalhos oriundos de diversos municípios da região. As propostas apresentaram os desenhos e a justificativa, por meio de um texto com referências de moda. O traje casual foi criado para que as representantes do município de Encantado o vistam em eventos sociais.

Conforme Kátia, a maior importância de um concurso na área da moda é o empenho de todos os participantes e a geração de novos trabalhos nessa área. "É um mercado pouco reconhecido na nossa região, então os concursos incentivam os participantes e a população em geral a buscarem conhecimento e referências", explica a aluna, satisfeita por poder divulgar seu nome na área da moda.

Kátia explica que buscou criar um traje diferenciado, porém sem perder a sofisticação. "O traje casual foi inspirado no glamour das divas de cinema, como Marilyn Monroe, e das atrizes de Hollywood que passam pelo Red Carpet", conta ela, que escolheu o vestido como peça por sua elegância e feminilidade. O plissado do croqui proporciona leveza e valoriza as formas femininas", completa.

O júri esteve composto pela secretária municipal da Juventude, Desporto e Turismo e publicitária, Ana Paula Gotardi; pelo estudante de Design, Ricardo Werner; pela rainha do município, Luiza Slaghenaufi; e pelas princesas, Mayara Cornelli e Andressa Casanova. A premiação do concurso ocorrerá no próximo sábado, dia 24, a partir das 9h. O evento integra a programação dos 97 anos de Encantado e ocorrerá na Casa de Cultura do município.

Texto: Tuane Eggers

Secretário estadual de Esporte e Lazer palestra no próximo dia 9 de abril
Secretário estadual de Esporte e Lazer palestra no próximo dia 9 de abril
Professoras da Univates participam de “Trend de Moda”
Professoras da Univates participam de “Trend de Moda”

Professoras da Univates participam de “Trend de Moda”

Com o objetivo de discutir a moda e as tendências do cenário atual, a coordenadora do Curso de
Design de Moda da Univates, Camila Tietz, e a professora Beatriz Rossi participarão do "2o Trend de Moda", que ocorre no próximo sábado, dia 24. O evento será realizado na livraria e cafeteria Espazzo, em Lajeado, a partir das 16h.

A atividade é organizada por um aluno de Jornalismo da Univates, Douglas Petry, em parceria com as diplomadas Carolina Leipnitz, formada em Relações Públicas, e Tatiana Sander, formada em Publicidade e Propaganda. Os temas abordados nessa edição serão as possibilidades do mercado de trabalho na área da moda e os desafios e necessidades com que o profissional terá de lidar. "Também queremos desfazer a imagem que muitas pessoas têm de que os profissionais da moda são fúteis e vivem de glamour", explica Petry.

Para ele, poucas pessoas sabem que a indústria da moda é a segunda maior empregadora no Brasil. "Além disso, temos o quinto maior parque têxtil do mundo e o São Paulo Fashion Week só perde em volume de mídia para a Copa do Mundo", lembra o aluno, que teve a ideia de iniciar o evento pela necessidade de criar um espaço para discutir a moda na região.

Petry conta que os eventos já existentes eram ligados ao comércio. Eram promovidos desfiles e bazares, mas nada que mostrasse ao grande público as possibilidades oferecidas pelo mercado da moda. "Por isso escolhemos a Espazzo como local, pois é um espaço acolhedor e que as pessoas se interessam", explica o estudante, que pretende realizar mais edições do evento.

Além das professoras participantes, o evento contará com a presença da estilista Laís Horn, proprietária da grife Lahó, e da designer de acessórios Flora Darde, proprietária da marca Flora Darde Acessórios. O debate será mediado por Douglas Petry.

Texto: Tuane Eggers
Univates e DCE trazem show da banda Pouca Vogal
Univates e DCE trazem show da banda Pouca Vogal

Univates e DCE trazem show da banda Pouca Vogal

A Univates e o Diretório Central de Estudantes (DCE) trazem a Lajeado, no dia 24 de maio, às 20h45min, no ginásio de arena do Complexo Esportivo, show com a banda Pouca Vogal. Além de músicas inéditas, a apresentação também contará com canções clássicas das bandas Engenheiros do Hawaii e Cidadão Quem.

A partir desta terça-feira, dia 20, os alunos da Univates poderão adquirir seus ingressos mediante a entrega de 1 Kg de alimento não perecível. A comunidade também poderá adquirir os ingressos, que serão limitados, ao valor de R$ 10,00. A retirada pode ser feita na Secretaria do DCE, sala 400 do Prédio 9.

A realização é da Univates, por meio do Núcleo de Cultura, e do DCE em comemoração aos seus 30 anos. Informações pelo telefone 3714-7000, ramal 5404, ou pelo e-mail
dce@univates.br.




Por que o nome Pouca Vogal?

"É um chiste com nossos sobrenomes, Leindecker e Gessinger. Se quisermos fazer um pouco de sociologia de boteco, podemos falar de como as vogais vão rareando à medida em que descemos pelo mapa do Brasil. O frio vai aumentando, a vegetação fica mais tímida, o verde vai ficando mais parecido com o azul, as pessoas mais introspectivas. Imigrantes com suas consoantes. Ao mesmo tempo em que exageram, algo de verdadeiro guardam essas generalizações. Pelo Aurélio, vogal é o fonema que se produz com o livre escapamento de ar pela boca. Consoante é o fonema que resulta do fechamento ou estreitamento de qualquer região acima da glote."

Humberto Gessinger e Duca Leindecker (Fonte: www.poucavogal.com.br)

Texto: Ana Paula Vieira Labres
Encontros científicos debatem temas relacionados a diabetes, hipertensão e fitoterápicos
Encontros científicos debatem temas relacionados a diabetes, hipertensão e fitoterápicos

Encontros científicos debatem temas relacionados a diabetes, hipertensão e fitoterápicos

Nos meses de março a julho, a Univates promove o evento "Encontros Científicos", realizado em forma de palestras com diferentes professores da área da Saúde. A atividade busca estabelecer um debate sobre temas relacionados a diabetes, hipertensão e fitoterápicos; analisar a necessidade da educação na saúde que se pode identificar como Educação Permanente; e analisar a inserção da pesquisa na Educação Permanente em Saúde.

As palestras são gratuitas e voltadas a estudantes e profissionais da área da Saúde; equipe de pesquisadores do "Projeto de Pesquisa em Diabetes, Hipertensos e Fitoterápicos"; e interessados em geral. O local será a sala 200 do Prédio 8. Inscrições devem ser efetuadas, até um dia antes do início de cada encontro, na Secretaria de Extensão e Pós-Graduação, sala 110 do Prédio 1, ou pelo site www.univates.br/eventos.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7011 ou pelo e-mail propex@univates.br.

Confira a programação:

Dia 22 de maio de 2012, das 9h30min às 11h30min
As facetas da Educação Permanente em Saúde
Professora Dra. Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen

Dia 13 de junho de 2012, das 14h às 16h
A importância da equipe de saúde no cuidado ao indivíduo diabético
Professora Ms. Ioná Carreno

Dia 29 de junho de 2012, das 14h às 16h
A epidemiologia do Diabetes
Professora Ms. Mônica de Oliveira

Dia 04 de julho de 2012

*Local: Sala 306 do Prédio 8

14h - O pé diabético - Professor Ms. Eduardo Sehnem

15h30min - Plantas nativas de uso medicinal - Professora Dra. Claudete Rempel


Texto: Tuane Eggers

Univates/Florestal Alimentos/Bira estreia com importantes vitórias
Univates/Florestal Alimentos/Bira estreia com importantes vitórias

Univates/Florestal Alimentos/Bira estreia com importantes vitórias

O Univates/Florestal Alimentos/Bira enfrentou neste final de semana as equipes paranaenses de Maringá e Campo Mourão pela Copa Sul Brasil de Basquete. Duas importantes vitórias figuram na estreia da equipe, que soma 4 pontos e um saldo de cestas de 37 pontos a favor, detalhe importante visto que a maioria dos jogos está sendo decidida com pouca diferença de pontuação. Contra a equipe de Maringá, na sexta, o time do Vale do Taquari ganhou por 22 pontos. Já no confronto com Campo Mourão, no sábado, a vitória foi por 15 pontos de diferença.

Os jogos

Com apoio de 700 torcedores, o Univates/Florestal Alimentos/Bira enfrentou um jogo tranquilo contra Maringá. Sempre a frente no placar, com parciais 21 x 5; 42 x 20 e 65 x 34, a equipe comandada pelo técnico Antônio Krebs Júnior, o Pitu, fechou a partida em 84 x 62. Destaque em quadra para Felipe Ventura, armador, que foi o cestinha com 21 pontos, seguido de Cristiano Baierle, o Mirim, e Cauê, ambos com 17 pontos.

No sábado o Bira enfrentou o atual campeão e invicto até então Campo Mourão. O primeiro tempo foi difícil para o time do Vale do Taquari, sempre atrás no placar. A equipe do Vale voltou em quadra para o segundo tempo 9 pontos atrás do adversário: 38 x 47. O apoio da torcida foi fundamental para a reação do time. Apesar de estar num número muito abaixo do esperado para o nível do campeonato, os 600 torcedores que compareceram ao Complexo Esportivo da Univates entraram em quadra junto com os jogadores. A reação do Univates/Florestal Alimentos/Bira, que chegou a encostar no placar duas vezes no terceiro quarto, mostrou que era possível uma virada. Com uma defesa mais forte, o time encerrou o quarto em 61 x 64. O último quarto foi emocionante para todos. Erros da arbitragem, jogo equilibrado e cansaço em quadra não desanimaram a equipe, que conseguiu virar o jogo e conquistar a importante vitória de 92 x 77. O cestinha da partida, Cristiano, o Mirim, fez 30 pontos, sendo 8 bolas de 3 pontos.

Para Pitu, o time mostrou garra em quadra. "O time estava com muita disposição apesar do cansaço das duas partidas consecutivas. Apostamos na vitória e superamos as dificuldades com muita garra. Agora é pensar nas próximas partidas que serão em Santa Catarina", comenta. Marcos, pivô do Bira, ressaltou o envolvimento dos jogadores. "A dedicação da equipe, aliada às palavras do técnico no intervalo e às mudanças que fizemos na defesa foram decisivas", revela.

Os próximos desafios

A equipe segue treinando esta semana e se preparando para os jogos em Santa Catarina. A delegação parte na quinta-feira, enfrentando na sexta o time de Blumenau e no sábado Brusque. 

O Clube conta com o patrocínio da Univates, Florestal Alimentos e Prefeitura Municipal de Lajeado. Como apoiadores, a Unimed VTRP, Construtora Diamond, Kikão Lanches, Imperatriz Hotel, CBTur, Fundação de esporte e lazer do RS (Fundergs) e Bergatur. 

Texto: Elise Bozzetto