Notícias

Alunos de Educação Física acompanham treino da seleção argentina de vôlei
Alunos de Educação Física acompanham treino da seleção argentina de vôlei

Alunos de Educação Física acompanham treino da seleção argentina de vôlei

Na última semana, a seleção argentina feminina de vôlei juvenil esteve no Complexo Esportivo da Univates para treinar e jogar contra a equipe do Vale do Taquari, Univates/Avates.

Durante as partidas, os acadêmicos da disciplina “Voleibol” dos cursos de Educação Física (bacharelado e licenciatura) acompanharam os treinos e participaram de uma palestra sobre “Preparação da seleção” e “Realidade esportiva, suas características e distinções do voleibol praticado no Brasil e na Argentina”, com o técnico da seleção argentina, Eduardo Guillaume.

O professor da disciplina Rodrigo Rother ressalta: “o momento foi muito interessante, pois aproveitamos as atividades esportivas que ocorrem na Univates para qualificar a formação dos nossos alunos”.


Texto: Ana Paula Vieira Labres

Show “Violão sem Fronteiras” é apresentado na Univates
Show “Violão sem Fronteiras” é apresentado na Univates

Show “Violão sem Fronteiras” é apresentado na Univates

O Café & Cultura da Univates reuniu alunos e comunidade na noite desta quinta-feira, dia 11, com a exibição do show “Violão sem Fronteiras”. Apresentado pelo músico encantadense Fernando Graciola proporcionou aos presentes uma viagem pela música brasileira, desde a pampa gaúcha até o centro do Brasil.

Em seu repertório, trouxe diversos ritmos musicais como milonga, choro, samba e chamamé, além de obras importantes de compositores brasileiros e argentinos, arranjos de violão solo e composições próprias.

O Café & Cultura da Univates é um happy hour gratuito com duração de 30 minutos e tem a proposta de reunir músicos, escritores, poetas e demais interessados. O evento ocorre em quintas-feiras, na segunda semana de cada mês, às 20h30min, na cafeteria do Prédio 9.

Detalhes no site do Núcleo de Culturawww.univates.br/nucleodecultura, no link Música, ou pelo e-mail nucleodecultura@univates.br.


 

Texto: Ana Paula Vieira Labres

Reitor da Univates é reeleito presidente do Comung
Reitor da Univates é reeleito presidente do Comung

Reitor da Univates é reeleito presidente do Comung

O Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas - Comung realizou eleição para sua presidência na última terça-feira, dia 9 de outubro. Foi reeleita para a Gestão 2013 a atual diretoria: Ney José Lazzari, reitor da Univates, como presidente; Ramon Fernando da Cunha, reitor da Feevale, como primeiro vice-presidente e Padre Marcelo Fernandes de Aquino, reitor da Unisinos, como segundo vice-presidente.

Lazzari é presidente do Comung desde 2008, sendo reeleito pela quarta vez este ano. É formado em Ciências Econômicas, mestre em Gestão Universitária, reitor do Centro Universitário UNIVATES desde 1999, reeleito em 2000, 2004 e 2008. Atua como vice-presidente da Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (FUVATES), mantenedora do Centro Universitário UNIVATES (Lajeado - RS). Exerce também a presidência do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) e é membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS).

Além da eleição, o encontro tratou de assuntos como o Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior (Proies), proposta de Fórum do Comung e Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (Cebas). Além disso, também está sendo tratado o Projeto de Lei nº 4.372 , que está em tramitação e propõe a criação de uma Autarquia Federal – o Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação Superior (Insaes), que terá como função regulação, supervisão e avaliação da educação superior.

Integram o Consórcio a Feevale, IPA, PUCRS, UCPel, UCS, Unicruz, Unifra, Unijuí, Unisc, Unisinos, Unilasalle, Univates, UPF, Urcamp e URI. Hoje 70% dos alunos universitários do Rio Grande do Sul estudam em instituições comunitárias. As 15 universidades integrantes do COMUNG somam 825 cursos de graduação, 103 cursos de mestrado e 44 de doutorado, e nove mil professores, entre eles 2.477 doutores.


Texto: Elise Bozzetto