Alunos de Educação Física acompanham treino da seleção argentina de vôlei

Na última semana, a seleção argentina feminina de vôlei juvenil esteve no Complexo Esportivo da Univates para treinar e jogar contra a equipe do Vale do Taquari, Univates/Avates.

Durante as partidas, os acadêmicos da disciplina “Voleibol” dos cursos de Educação Física (bacharelado e licenciatura) acompanharam os treinos e participaram de uma palestra sobre “Preparação da seleção” e “Realidade esportiva, suas características e distinções do voleibol praticado no Brasil e na Argentina”, com o técnico da seleção argentina, Eduardo Guillaume.

O professor da disciplina Rodrigo Rother ressalta: “o momento foi muito interessante, pois aproveitamos as atividades esportivas que ocorrem na Univates para qualificar a formação dos nossos alunos”.

Texto: Ana Paula Vieira Labres

Show “Violão sem Fronteiras” é apresentado na Univates

O Café & Cultura da Univates reuniu alunos e comunidade na noite desta quinta-feira, dia 11, com a exibição do show “Violão sem Fronteiras”. Apresentado pelo músico encantadense Fernando Graciola proporcionou aos presentes uma viagem pela música brasileira, desde a pampa gaúcha até o centro do Brasil.

Em seu repertório, trouxe diversos ritmos musicais como milonga, choro, samba e chamamé, além de obras importantes de compositores brasileiros e argentinos, arranjos de violão solo e composições próprias.

O Café & Cultura da Univates é um happy hour gratuito com duração de 30 minutos e tem a proposta de reunir músicos, escritores, poetas e demais interessados. O evento ocorre em quintas-feiras, na segunda semana de cada mês, às 20h30min, na cafeteria do Prédio 9.

Detalhes no site do Núcleo de Culturawww.univates.br/nucleodecultura, no link Música, ou pelo e-mail nucleodecultura@univates.br.

Texto: Ana Paula Vieira Labres

Reitor da Univates é reeleito presidente do Comung

O Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas - Comung realizou eleição para sua presidência na última terça-feira, dia 9 de outubro. Foi reeleita para a Gestão 2013 a atual diretoria: Ney José Lazzari, reitor da Univates, como presidente; Ramon Fernando da Cunha, reitor da Feevale, como primeiro vice-presidente e Padre Marcelo Fernandes de Aquino, reitor da Unisinos, como segundo vice-presidente.

Lazzari é presidente do Comung desde 2008, sendo reeleito pela quarta vez este ano. É formado em Ciências Econômicas, mestre em Gestão Universitária, reitor do Centro Universitário UNIVATES desde 1999, reeleito em 2000, 2004 e 2008. Atua como vice-presidente da Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (FUVATES), mantenedora do Centro Universitário UNIVATES (Lajeado - RS). Exerce também a presidência do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) e é membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS).

Além da eleição, o encontro tratou de assuntos como o Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior (Proies), proposta de Fórum do Comung e Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (Cebas). Além disso, também está sendo tratado o Projeto de Lei nº 4.372 , que está em tramitação e propõe a criação de uma Autarquia Federal – o Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação Superior (Insaes), que terá como função regulação, supervisão e avaliação da educação superior.

Integram o Consórcio a Feevale, IPA, PUCRS, UCPel, UCS, Unicruz, Unifra, Unijuí, Unisc, Unisinos, Unilasalle, Univates, UPF, Urcamp e URI. Hoje 70% dos alunos universitários do Rio Grande do Sul estudam em instituições comunitárias. As 15 universidades integrantes do COMUNG somam 825 cursos de graduação, 103 cursos de mestrado e 44 de doutorado, e nove mil professores, entre eles 2.477 doutores.

Texto: Elise Bozzetto