Univates disponibiliza Balanço Social 2011

A cada ano, a Univates elabora o Balanço Social, demonstrativo que reúne um conjunto de informações sobre projetos, eventos, benefícios e ações sociais dirigidas aos alunos, professores, funcionários, comunidade e demais públicos envolvidos com a Instituição.

Alunos e professores embarcam rumo ao Pará

Oito alunos da Univates, acompanhados por dois professores, estão participando do Projeto Rondon – Operação Açaí – no Pará. O grupo do Vale do Taquari desenvolverá 40 atividades com foco na educação ambiental, inclusão digital, produção de rádio e materiais informativos; desenvolvimento de trabalho cooperativo; artesanato e turismo. O grupo partiu de Lajeado na última quinta, dia 5, e no próximo domingo estará na cidade de Curralinho. O retorno está programado para o dia 22 de julho.

Alunos da Universidade Estadual de Maringá (UEM) estão acompanhando a equipe da Univates. A maior parte do grupo desenvolverá suas atividades no centro da cidade, porém, alguns percorrerão o interior do município de barco. Nesses locais, serão desenvolvidas oficinas sobre limpeza de caixas de água, finanças familiares, separação de resíduos e criação de hortas.

Conheça os alunos que participam do projeto neste ano: Bruna Cristiana Jordan, de Arroio do Meio (Biomedicina), Cristiano Wildner, de Venâncio Aires (Jornalismo), Francieli Winck, de Arroio do Meio (Letras), Jeferson Schneider, de Estrela (Administração), Joana Beuren, de Venâncio Aires (Ciências Biológicas), Mariana Brandão, de Taquari (Psicologia), Roberta Karinne Mocva Kurek, de Guaporé (Engenharia Ambiental) e Ronei Tiago Stein, de Teutônia (Engenharia Ambiental). Os professores que acompanham são Dorli Schneider e Rafael Rodrigo Eckhardt.

Saiba mais

O Projeto Rondon, que é coordenado pelo Ministério da Defesa, em parceria com as universidades, promove a integração social e envolve de maneira voluntária os estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.

Podem se inscrever alunos dos cursos que atendam as áreas de comunicação, tecnologia e produção, meio ambiente e trabalho que tenham 50% ou mais do curso de graduação concluído. Caso alunos de outros cursos tenham interesse em participar do Projeto Rondon, são analisados pela comissão avaliadora.

Texto: Daiana Gomes Denardi

TV Univates apresenta programação especial

A TV Univates realiza, nos próximos meses, uma série de produções especiais sobre as eleições 2012. A primeira delas irá ao ar já na próxima semana, no Jornal da Univates, que inicia ao vivo às 18h30min. Nesta primeira etapa de especiais, os candidatos à Prefeitura Municipal de Lajeado estarão na bancada do telejornal e, em 15 minutos, deverão apresentar à comunidade suas propostas para o município.

Na segunda-feira, dia 9, o espaço será do candidato Luis Fernando Schmidt, do PT; na terça, dia 10, o convidado será o candidato do PP, Marcelo Caumo; e na quarta, dia 11, é a vez da candidata Juliana Baiocco, do PV.

Os candidatos falarão sobre os seguintes temas: expectativas para a campanha; áreas específicas de interesse e prioridades nas propostas; partidos coligados e propostas de ações conjuntas; como o candidato vê Lajeado hoje e como gostaria que estivesse o município no final de um possível mandato.

Um debate entre os candidatos ao governo de Lajeado também está programado para o período da campanha. A programação especial das eleições contará ainda com participação de candidatos a prefeito de outros municípios próximos a Lajeado, que ainda estão sendo contatados.

A TV Univates pode ser assistida no canal 15 da Net de Lajeado e ou pela internet, no site www.univates.br/tv.

Texto: Ana Paula Vieira Labres

Relações Internacionais realiza primeira banca

Na tarde desta quinta-feira, dia 5, o curso de Relações Internacionais da Univates realizou sua primeira banca de defesa de monografia. O trabalho da aluna Monia Schmitt abordou o tema “Da queda do muro de Berlim ao governo Merkel: a política externa multilateral da Alemanha (1989-2011)”.

Especialização em Educação e Informação em Saúde realiza cerimônia de encerramento

No último dia 15 de junho, alunos e professores da especialização em “Educação e Informação em Saúde: Ênfase na Educação Popular em Saúde” estiveram reunidos na cerimônia de encerramento do Curso, realizada na Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag), em Porto Alegre. Como resultado de uma parceria entre a Univates e a Escola de Saúde Pública, a atividade ocorreu entre os meses de abril de 2011 e abril de 2012.

Mandarim é nova opção do Interlínguas

Sabendo da importância do conhecimento da língua e da cultura chinesa para o contato com os países que utilizam o idioma, a Univates oferece o curso de Mandarim, língua mais falada do mundo em números populacionais (devido ao alto número da população chinesa). As aulas serão realizadas às quintas-feiras, das 19h10min às 22h30min, com início no dia 2 de agosto.

Univates promove 5ª Hidro Junina

Neste sábado, dia 7, o Ginásio das Piscinas do Complexo Esportivo da Univates receberá alunos, professores, funcionários e acompanhantes para a 5ª edição da Hidro Junina. O evento consiste de um conjunto de atividades comemorativas e alusivas ao Dia de São João, realizadas dentro da piscina e com a finalidade de recrear e socializar.

Após as atividades, que iniciam às 15h, haverá confraternização, com quentão, pipoca, refrigerante e chimarrão. Para participar, não é necessário inscrição prévia. Mais informações pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5805, ou pelo e-mail complexo@univates.br.

Texto: Tamara Bischoff