Notícias

Curso de Relações Públicas completa 10 anos
Curso de Relações Públicas completa 10 anos

Curso de Relações Públicas completa 10 anos

A partir da próxima segunda-feira, dia 12, o Curso de Comunicação Social da Univates inicia as comemorações alusivas aos 10 anos da habilitação em
Relações Públicas (RP). A atividade inicia-se às 19h, no auditório do Prédio 11, com apresentação especial de aniversário e palestra com o profissional de Relações Públicas e gestor para clientes globais da Dell Computadores, Rodrigo de Oliveira. Ele falará sobre o tema "Comunicação Organizacional na Perspectiva das Redes Sociais: Novos Contextos, Cenários e Possibilidades".

Desde sua criação, o Curso contou com diferentes coordenadores. Entre eles esteve a professora Elizete de Azevedo Kreutz, que destaca o papel do profissional para a região. "Ao longo desses dez anos, o curso tem contribuído para o crescimento e desenvolvimento das empresas, por meio da atuação dos alunos que buscam promover ações e eventos para a comunidade", ressalta.

Em 2007, a habilitação formou suas primeiras alunas. Deise Werner, de 30 anos, estava entre elas. Atualmente, ela coordena a área de Comunicação em uma empresa de alimentos da região. Para ela, a formação proporcionou o acesso a muitas informações e conhecimentos. "O aprendizado da sala de aula e a prática profissional me prepararam para encarar os desafios e encontrar soluções para as divergências de uma organização. A teoria é fundamental, sem ela não teremos conteúdo para realizar a prática com sucesso", destaca.

Ainda, segundo Deise, a profissão de RP é abrangente. "Podemos atuar com diversos públicos e em diversas situações. No dia a dia, surgem novos desafios, temas e públicos. Nunca há uma rotina, pois as pessoas e seus costumes mudam, assim como as organizações. O profissional da área tem a sensibilidade de perceber as mudanças e buscar a renovação", afirma.

A palestra do dia 12 é gratuita e aberta a alunos, professores e demais interessados. Informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5585, ou pelo e-mail atendimentoaecom@univates.br.

Texto: Ana Paula Vieira Labres
Projeto na área da Saúde conta com voluntários para atender famílias carentes
Projeto na área da Saúde conta com voluntários para atender famílias carentes

Projeto na área da Saúde conta com voluntários para atender famílias carentes

O premiado Projeto de Ações Interdisciplinares de Cuidados em Saúde da Univates conta com o auxílio de voluntários para desenvolver visitas às famílias do bairro Santo Antônio, em Lajeado, com o objetivo de promover ações de cuidado em saúde, ajudar o próximo, fortalecer laços entre comunidade e universidade e humanizar o crescimento profissional.

Para divulgar o desenvolvimento do projeto, ocorreu na manhã desta terça-feira, dia 06, o primeiro encontro com alunos dos cursos da área da Saúde. Bárbara de Sá, Amanda Meyer e Júlia Isse, bolsistas do projeto, destacaram que ao participar das atividades, o aluno conhece outra realidade e cresce pessoalmente. "É uma rotina diferente. Estamos inseridas em uma comunidade carente e, atualmente, atendendo 16 famílias. A comunidade do Santo Antônio nos espera todas as terças-feiras com alegria", destacam as alunas.

Quanto mais alunos participarem do projeto, mais pessoas podem ser beneficiadas. "Existe fila de espera. Quanto mais estudantes se inscreverem, mais famílias receberão atendimento", destacam as acadêmicas.

Desde sua criação, em 2009, o projeto teve a participação de mais de 200 alunos voluntários dos cursos da área da Saúde da Univates. Para participar como voluntário o aluno pode contatar pelo e-mail
projetosocial@univates.br.

O Projeto de Ações Interdisciplinares de Cuidados em Saúde integra o Programa de Ações Comunitárias (PAC) da Univates.

Texto: Ana Paula Vieira Labres
Nutrigenética é tema de aula inaugural de Nutrição
Nutrigenética é tema de aula inaugural de Nutrição

Nutrigenética é tema de aula inaugural de Nutrição

Nesta segunda-feira, dia 5, o curso de
Nutrição da Univates realizou sua aula inaugural do semestre, que contou com a palestra "Nutrigenética e Nutrigenômica: lições para a prática clínica", ministrada pela nutricionista Aline Marcadenti. A atividade buscou dar boas-vindas e orientações importantes aos alunos.

A coordenadora do curso, Simone Dal Bosco, apresentou os professores e os integrantes do Diretório Acadêmico (DA) de Nutrição aos alunos novos. Em seguida, a palestrante da noite iniciou sua explanação sobre nutrigenética, baseada em estatísticas de padrões alimentares.

Conforme Aline, as pessoas tem diminuído o consumo de gorduras saturadas, porém aumentaram o consumo de bebidas açucaradas. "Infelizmente, quando as pessoas começam a aumentar o poder aquisitivo, aumentam o consumo dos alimentos errados", explicou. Para ela, nosso DNA ainda não está preparado para todas as mudanças alimentares que estão ocorrendo ao longo do tempo.

Dependendo do tipo de doença cardiovascular, a genética pode ser até 50% da origem da doença, de acordo com a palestrante. Após explicar sobre a estrutura do DNA, Aline abordou mutações e polimorfismos genéticos. "Quando a mutação alcança 1% da população, chamamos de polimorfismo", disse.

Para diferenciar a nutrigenética de nutrigenômica, Aline explicou que a primeira se refere a polimorfismos. Já a segunda, tem relação com expressão gênica. "A nutrigenética é o estudo de como a indentidade genética de um indivíduo coordena a sua resposta à dieta", explicou.

A palestrante é mestre em Ciências Médicas, na área de Cardiologia, pela UFRGS, e atua como nutricionista do Serviço de Cardiologia Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre.

Texto: Tuane Eggers

Curso prepara para identificar espécies de árvores da região
Curso prepara para identificar espécies de árvores da região

Curso prepara para identificar espécies de árvores da região

A Univates realiza neste mês o curso de extensã
o "Identificação de Espécies Arbóreas Nativas Regionais", que recebe inscrições até o próximo dia 26. O objetivo é conhecer as características dos biomas do Estado e suas formações fitoecológicas, identificar espécies de árvores nativas regionais e de famílias botânicas e reconhecer caracteres morfológicos que auxiliam na identificação de famílias e espécies botânicas.

O curso tem como público-alvo estudantes de graduação das áreas ambientais, técnicos e dirigentes de órgãos vinculados a secretarias municipais, técnicos em licenciamento ambiental, biólogos, ecólogos e agrônomos.

As aulas ocorrerão dia 30 de março, nos turnos da tarde e noite, e no dia 31 de março pela manhã e à tarde. O investimento é de R$ 155,00 à vista. Alunos dos cursos de graduação, pós-graduação, técnicos e sequenciais da Univates têm 10% de desconto.

As inscrições podem ser realizadas na Secretaria de Extensão e Pós-Graduação, sala 110 do Prédio 1, ou pelo site www.univates.br/cursosdeextensao. Informações pelo telefone (51) 3714-7011.

Texto: Ana Paula Vieira Labres
Professora da Univates envia notícias de Timor-Leste
Professora da Univates envia notícias de Timor-Leste

Professora da Univates envia notícias de Timor-Leste

A professora e socióloga do Centro de Ciências Humanas e Jurídicas (CCHJ) da Univates Shirlei Mendes da Silva foi selecionada para lecionar durante o ano letivo de 2012 na Universidade Nacional de Timor-Leste (UNTL). Ela envia notícias periódicas das atividades desenvolvidas nesse país.

Confira o último relato abaixo:

Da história do Timor-Leste


Ontem assisti ao documentário "Timor-Leste, nascimento de uma Nação" e, aos poucos, inicio as leituras sobre a história deste pequeno país que, assim como o Brasil, foi colônia de Portugal. Porém, a diferença é que a família real não veio para o Timor. Logo, esta pequena metade de ilha entre a China e a Austrália teve seu desenvolvimento atrelado a outros fatores.

Por exemplo, os chineses aqui passaram e deixaram sinais de sua cultura, juntamente com os japoneses que invadiram a ilha durante a Segunda Guerra Mundial. Além destes, os indonésios anexaram o Timor como colônia durante 24 anos, o que trouxe outras consequências...

Culturas, línguas, tradições... Tudo isso conforma a identidade de um país ou de um povo. Talvez esse hibridismo explique a dificuldade de se falar de Timor. Aliás, como se constroem as identidades nacionais? Parece que a memória coletiva é um importante elemento para a construção da identidade de um povo. Estudiosos afirmam que uma questão importante para a definição da identidade timorense foi a criação das comunidades crioulas (Gunn, 2001), prevalecendo hoje a multiplicidade de identidades entre os timorenses.

Shirlei Mendes da Silva
de Díli, Timor-Leste

Curso de Engenharia Mecânica realiza exposição
Curso de Engenharia Mecânica realiza exposição

Curso de Engenharia Mecânica realiza exposição

A Univates, por meio do curso de
Engenharia Mecânica, promove, até o dia 14 de março, a 2º Exposição de Desenhos Mecânicos, que pode ser conferida no Espaço Arte do Prédio 11. Os desenhos expostos são de alunos da disciplina de Desenho Mecânico do segundo semestre de 2011, ministrada pelo professor Hélio Dorneles Etchepare.

Texto: Suzane Luíse Pereira

Curso de Instrumentação Cirúrgica recebe inscrições até o dia 7
Curso de Instrumentação Cirúrgica recebe inscrições até o dia 7

Curso de Instrumentação Cirúrgica recebe inscrições até o dia 7

Estão abertas as inscrições para o curso de extensão em
"Instrumentação Cirúrgica", da Univates, que ocorre durante os meses de março e maio. A atividade busca capacitar profissionais de Enfermagem para atuar em equipes cirúrgicas, na qualidade de instrumentador cirúrgico.

Bioética, Cirurgia Segura, Terminologia Cirúrgica, Controle de Infecção e Videocirurgia serão algumas das disciplinas abordadas durante o curso. O requisito para inscrição é ter cursado as disciplinas "Introdução à Enfermagem" e "Enfermagem Cirúrgica".

As aulas teóricas ocorrem no turno da noite, das 19h10min às 22h30min, enquanto os estágios práticos serão realizados nos turnos manhã e tarde, das 7h às 13h e das 13h às 19h. O investimento é de quatro parcelas de R$ 240,00. Alunos da Univates recebem 10% de desconto.

Inscrições podem ser efetuadas, até o próximo dia 7 de março, na Secretaria de Extensão e Pós-Graduação, sala 110 do Prédio 1, ou pelo site www.univates.br/cursosdeextensao. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7011 ou pelo e-mail propex@univates.br.

Texto: Tuane Eggers